Comissão em marketplace: saiba tudo sobre o assunto

Escrito em 22 de Janeiro de 2020 por Renato Ribeiro

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

O assunto comissão em marketplace está em voga há algum tempo. Afinal, o comportamento de compra mudou e, agora, muitos consumidores optam por esse tipo de loja virtual para realizar suas compras. Nesse quadro, a diversidade e a quantidade de compradores e vendedores apresentam um fluxo constante. Logo, controlar a movimentação das vendas e da comissão, muitas vezes, é um desafio.

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

É dono de um negócio digital e quer entender melhor como pagar comissão em marketplace? É só continuar lendo!

Como funciona o processo de pagamento de comissão em marketplace?

A comissão em marketplace depende, é claro, da venda. Dessa forma, a cada transação, cobra-se do lojista uma taxa de negociação fechada. Essa taxa de comissionamento depende do tipo de negócio. Por exemplo, um marketplace que vende produtos eletrônicos apresenta uma taxa diferente de um que comercializa roupas femininas. Geralmente, essa tarifa varia entre 16% a 20% por venda.

Vale destacar que esse percentual é estipulado em contrato, cabendo a cada plataforma determinar o seu valor. Assim, a maiorias das lojas virtuais ganha uma comissão por venda. Nesse cenário, o Mercado Livre, por exemplo conta com outro modelo, pois sua cobrança varia de acordo com o segmento de anúncio escolhido pelo lojista. No geral, esse valor varia entre 10% e 16%.

como pagar comissão em marketplace

Continue lendo e conheça outros exemplos de comissão em marketplace!

Exemplos de comissão em marketplace

Confira agora outros exemplos de comissão em marketplace.

1. Walmart

O Walmart não apresenta uma taxa de comissão fixa, já que ela depende da categoria do produto. Feito em débito em conta, o pagamento acontece apenas dois meses após a transação e somente um dia durante o mês.

2. Magazine Luiza

Para vender no Magazine Luiza é preciso que a loja tenha pelo menos um ano e que esteja em dia com a Receita Federal. Nessa gigante, a tarifa geralmente é de 13%, mas pode variar de acordo com as alternativas de pagamento ao cliente. Isto é, se o consumidor optar por um parcelamento em 3 vezes mensais, ao final desse período, o vendedor receberá o valor total em sua conta.

3. CNova

Essa comissão em marketplace também é paga em débito em conta. Apresentando um valor que varia de acordo com o nicho do negócio, o pagamento acontece a cada 10 dias.

Como você pôde perceber, as taxas variam de acordo com o segmento do produto, sendo que cada plataforma conta com particularidades.

Dessa forma, a estratégia mais inteligente para efetuar a comissão em marketplace é optar um sistema de pagamento automático. Isso porque, por meio de um processo automático e centralizado, o comissionamento é feito com muito mais eficácia, dando credibilidade ao negócio e evitando possíveis erros de cálculos em relação aos repasses.

Case Dog Hero

Como aplicar o pagamento automático da comissão em marketplace? 

O processo acontece de forma bastante simples. Isto é, assim que ocorre uma venda, um valor de caixa é gerado. Logo, um montante desse valor é separado para ser repassado para o vendedor. Todo esse trâmite funciona de modo automático, é claro.

Nesse contexto, um sistema de pagamento eficiente possibilita que a cada transação feita, o valor da venda seja entregue ao seu destino, combinando o comissionamento e deduzindo as despesas. Sendo assim, de forma instantânea, o pagamento é efetuado de acordo com a ordem dos recebimentos.

Vale destacar que no decorrer desse processo, os mesmos dados relacionados à venda chegarão tanto ao departamento pessoal como à área de contas a pagar. Ou seja, acontece de forma uniforme e eficaz.

Em outras palavras, o sistema de pagamento automático promove o bom funcionamento da empresa como um todo. Isso porque, por meio dele, além de contar com relatórios de todas as negociações feitas em um determinado período, também fica documentada toda a comissão relacionada a cada uma dessas transações.

como pagar comissão em marketplace

Benefícios de um sistema de pagamento automático

Um dos grandes benefícios de contar com um sistema de pagamento automático é a autoridade que ele gerará para a sua companhia. Isso porque um bom sistema elimina os erros em relação ao pagamento da comissão em marketplace, dando credibilidade para a sua companhia.

No entanto, o benefício principal, sem dúvida alguma, é: os vendedores sempre receberão o pagamento devido. Se o comissionamento fosse realizado de modo manual, a margem de erro em relação ao percentual acordado seria muito maior.

Conseguiu perceber como um sistema de pagamento automático pode ser fundamental para o seu negócio? Afinal, com ele, todas as áreas de sua empresa trabalharão de modo integrado e uniforme, promovendo a produtividade e o fluxo contínuo e assertivo de todo o processo de vendas.

Ficou interessado, mas não tem ideia de como adotar esse sistema? Pois a iugu está aqui para isso! Especializada em soluções de pagamento online, a iugu fornece suporte personalizado e pode contribuir muito com comissionamento em marketplace.

Apresentando o melhor custo-benefício do mercado e a mais completa infraestrutura de pagamentos, a iugu estrutura e agiliza a sua operação financeira de ponta a ponta. 

Em relação ao comissionamento, basta que você configure um percentual sobre as vendas que a iugu cuida da distribuição dos valores para a sua conta. Assim, você fica livre de preocupações.

Conheça nossos planos

Posts relacionados

mão de empreendedora teclando em notebook para fazer uma comissão automatizada
mulher empreendedora em frente a computador fazendo split nas vendas de fim de ano