Eficiência financeira: por que e como investir

Escrito em 09 de Fevereiro de 2022 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Conseguir reduzir custos e manter a produtividade é um dos maiores objetivos das empresas. Porém, atingi-los, pode ser um grande desafio - para isso é necessário investir em eficiência financeira.

Sem tempo para ler? Você pode ouvir este conteúdo!

Você sabe como aproveitar todo o potencial do seu negócio sem precisar gastar mais do que pode? Ou sabe como anda a saúde financeira da sua empresa?

Neste post, explicamos um pouco mais sobre o que é eficiência financeira e como é possível melhorá-la através das ferramentas certas. 

Quer entender melhor sobre o assunto? Continue a leitura!

O que é eficiência financeira?

A eficiência financeira consiste na minimização de custos e maximização de lucros. Ou seja, quando uma empresa consegue bons resultados mesmo com menos investimento, sem desperdício de tempo e recursos.

Vale lembrar, no entanto, que para alcançar esses objetivos a empresa precisa oferecer bons produtos ou serviços, e ter um atendimento e suporte adequados.

Mas existem algumas formas de obter ou melhorar a eficiência financeira e falaremos melhor sobre elas ao longo do texto.

Como calcular a eficiência financeira?

Para entender se o seu negócio está no caminho certo em busca da eficiência financeira, é preciso levar em conta algumas métricas, como por exemplo:

  • LTV (Lifetime Value): é o valor total que o cliente paga enquanto está ativo em sua base;
  • CAC (Custo de Aquisição de Clientes): são os custos que você tem com marketing e vendas para atrair e converter novos leads;
  • MRR (Receita Recorrente Mensal): é o valor total que seus clientes pagam mensalmente pelos serviços;
  • ROI (Retorno sobre Investimento): é o retorno monetário gerado por um determinado investimento em melhorias.

Acompanhando essas métricas ficará mais fácil entender se a sua empresa é financeiramente eficiente e se seus resultados e estratégias estão sendo bem sucedidos.

Além disso, essas métricas também são capazes de mostrar como está a saúde financeira da empresa, o que também é essencial para obter eficiência financeira.

Como ter eficiência financeira?

Quando pensamos em eficiência, faz sentido que pensemos também em controle e gestão. Afinal, para uma empresa crescer é preciso aumentar seu faturamento, mas também é necessário ter sob controle seus pagamentos e recebimentos e sua gestão financeira como um todo.

Pode parecer óbvio, mas diversos tipos de negócios sofrem com a inadimplência de clientes e com a falta de uma boa gestão de cobranças. Isso acontece, principalmente, pois muitas empresas ainda contam com um controle manual nessa área.

A boa notícia é que existem formas de automatizar esses processos.

Automatização financeira

A automatização pode eliminar a falta de eficiência e problemas que os processos manuais podem trazer para a empresa.

É por isso que diversas empresas, principalmente as que estão em ritmo de expansão e crescimento, precisam avaliar quais processos podem ser automatizados.

A automatização é a melhor forma de não depender somente de pessoas para que tudo funcione corretamente - e também de padronizar seus processos.

Isso significa:

  • Tornar as cobranças e recebimentos mais eficientes;
  • Otimizar e facilitar o controle de entradas e saídas;
  • Tornar os processos mais seguros, escaláveis e confiáveis.

De maneira geral, automatizar seus processos e delegá-los à tecnologia pode garantir maior eficiência financeira ao seu negócio!

Veja um exemplo:

Para receber de forma automatizada e escalar suas vendas através de estratégias de meios de pagamento, uma empresa pode utilizar uma plataforma de automatização financeira que ofereça possibilidades flexíveis e adaptáveis ao seu negócio.

Como um sistema de automatização pode ajudar a sua eficiência financeira?

Trabalhar com um sistema de automatização gera processos mais ágeis e assertivos, o que pode resultar nos seguintes benefícios:

  • Maior produtividade financeira;
  • Diminui a inadimplência de seus clientes; 
  • Auxilia na gestão de cobranças;
  • Melhora a experiência ao cliente, seja no processo de pagamento ou de cobrança. 

Através de uma régua de cobrança, por exemplo, você pode personalizar a comunicação de acordo com a sua necessidade e as particularidades de cada cliente.

Para adotar essas soluções, é necessário encontrar uma empresa que ofereça esse sistema de automatização, como a iugu, onde, através de uma API, você poderá integrar essas soluções ao seu negócio e oferecer as melhores opções de pagamento e cobrança aos seus clientes.

E para saber mais sobre Eficiência Financeira, baixe o Mini Guia de Eficiência Financeira para Empresas! Um material gratuito e completo pra te ajudar nessa jornada.

Posts relacionados