Dia dos namorados 2022 e a experiência do cliente no e-commerce

Escrito em 30 de Maio de 2022 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

O Dia dos Namorados 2022 é a terceira data mais importante para o varejo no primeiro semestre do ano (atrás apenas da Páscoa e do Dia das Mães), pois contribui para a movimentação do comércio. Com a ocasião batendo à porta, empreendedores buscam soluções e campanhas criativas para vender produtos.

Mas, com tanta competição entre marcas e empresas, torna-se indispensável criar estratégias para se diferenciar no mercado e garantir boas vendas.

Uma delas vem se mostrando bastante eficaz, principalmente em canais online: a customer experience, ou, em português, a experiência do cliente.

Isso porque, com a transformação tecnológica e o crescimento do e-commerce, os consumidores estão cada vez mais exigentes. Logo, estreitar as relações entre a sua marca e o público torna-se uma peça-chave para o sucesso dos negócios.

E isso é ainda mais significativo em datas sazonais. Afinal de contas, não basta atrair clientes e fazê-los comprar apenas em períodos comemorativos, é preciso fidelizá-los.

Mas como proporcionar uma ótima experiência aos consumidores nesse Dia dos Namorados 2022? 

É isso que vamos responder no post de hoje. Continue a leitura e confira as dicas que separamos!

Sem tempo para ler? Que tal ouvir este conteúdo?

Dia dos namorados 2022: expectativas de consumo representam oportunidades para e-commerce

O Dia dos Namorados de 2020 e 2021 foram atípicos. Com a COVID-19 e as restrições físicas, muitas pessoas deixaram de realizar encontros em datas especiais. Mas nem isso impediu os casais apaixonados de trocarem presentes.

De acordo com uma pesquisa realizada pela All iN/Social Miner em parceria com a Opinion Box, em 2021, 53% dos entrevistados revelaram ter a intenção de presentear alguém no Dia dos Namorados.

Para 2022, as expectativas seguem altas, e representam uma excelente oportunidade para que diversos negócios aumentem as vendas e fidelizem os consumidores através de estratégias de experiência do cliente.

Uma pesquisa MindMiners para a Globo revelou que 72% dos entrevistados pretendem comemorar o Dia dos Namorados, número superior aos que celebraram a data no ano anterior. 

Neste ano, a lista de categorias de presente de Dia dos Namorados mais procurados são:

  • Vestuário: 24%
  • Doces/chocolates: 23%
  • Floricultura: 12%
  • Acessórios: 11% 

Ainda segundo a pesquisa,  os canais online são os favoritos dos consumidores, e os Marketplaces estão em primeiro lugar na preferência de compras virtuais para o Dia dos Namorados 2022.

Com expectativas tão altas e dados animadores, é importante que o seu negócio esteja preparado para se diferenciar e apresentar valor aos consumidores, criando estratégias para se destacar no e-commerce

A importância da experiência do cliente para as vendas do Dia dos Namorados

Como mencionamos acima, a relação entre consumidores e empresas vem mudando drasticamente. Hoje, os clientes têm muito mais poder de decisão, e valorizam as empresas que se preocupam em estabelecer uma relação além da comercial.

Assim, podemos dizer que a experiência do cliente passou a ser uma estratégia vital no sucesso de empresas de diversos portes e segmentos. 

Para se ter uma ideia, uma pesquisa da The New Voice Media apontou que 58% dos consumidores não voltam a usar os serviços de uma empresa após uma experiência negativa, enquanto 69% afirmaram que recomendariam a empresa para amigos após uma experiência de atendimento positiva.

E esse é o caminho do ouro para transformar uma data sazonal em uma verdadeira oportunidade para estabelecer relações verdadeiras com os seus clientes, encantando-os e aumentando as suas vendas para além do Dia dos Namorados.

6 dicas de como melhorar a experiência do cliente no Dia dos Namorados 2022

Agora que você já entendeu a importância de ter uma estratégia customer centric no Dia dos Namorados, chegou a hora de saber como criar experiências relevantes e encantadoras para os clientes do seu negócio. Confira as dicas a seguir.

 1.  Conheça o seu público


Para ter um bom planejamento, é preciso conhecer o seu público a fundo. Por isso, pesquise a jornada de decisão, os hábitos e as mídias que ele consome. 

Assim, você terá um conhecimento aprofundado e poderá desenvolver processos que melhoram a interação dos seus clientes com a marca. Nesse passo, é importante utilizar ferramentas de análise específicas para obter resultados baseados em dados e não em achismos. 

 2.  Dê valor aos feedbacks e comentários


Seus clientes querem - e precisam - ser ouvidos. Afinal, são eles que fazem o seu negócio existir. Por isso, peça e valorize os feedbacks sempre que possível. 

Também é importante criar um posicionamento inteligente e realizar pesquisas, como a NPS (Net Promoter Score), que auxilia na escuta ao cliente e na obtenção de informações para o planejamento de ações.

 3.  Priorize a transparência


Como disse logo no início, hoje os consumidores têm muito mais poder de decisão e exigem transparência das empresas. Então, não tente enganá-los. 

Ao invés disso, seja aberto e verdadeiro sobre os seus processos, valores, prazos e preços, e busque entregar produtos e serviços que condizem com a sua estratégia de marketing. Com isso, você terá muito mais chances de fidelizar os clientes e transformá-los em evangelizadores do seu negócio.

 4.  Atente-se ao pós-venda


A jornada de compra é fundamental para uma boa experiência do cliente. E isso envolve também o pós-venda. Essa etapa lida com a entrega, devolução e a troca de mercadorias, e é um importante canal de contato com o consumidor. 

Por isso, o ideal é acompanhar todo o processo de venda e reforçar o atendimento ao cliente nessa data, tirando todas as dúvidas e se mostrando presente para resolver eventuais problemas e frustrações.

 5.  Pense além do Dia dos Namorados


Para fidelizar os clientes que chegam à sua loja no Dia dos Namorados, é preciso pensar fora da caixa, e criar estratégias que os façam voltar ao seu negócio em outras datas do ano. 

Aqui, a dica é investir em conteúdos para manter o cliente conectado ao seu negócio. Também é válido oferecer cupons de desconto e promoções para fazê-lo voltar à sua loja em outros momentos.

 6.  Ofereça diferentes meios de pagamento


Contar com uma grande variedade de meios de pagamento é um fator decisivo na jornada de compra. 

Isso porque os consumidores buscam por métodos cada vez mais ágeis, e é preciso acompanhar as mudanças e oferecer soluções que facilitem a vida do seu cliente, o que contribui para a fidelização e boas referências do seu negócio.

Um bom exemplo é o Pix, que oferece muito mais facilidade nas compras e possibilita o recebimento dos valores em poucos segundos.

Prepare o seu negócio e venda mais com a iugu!

Para oferecer uma experiência encantadora aos clientes do seu negócio e se destacar no Dia dos Namorados 2022, que tal investir em tecnologias e parcerias que te ajudam a vender mais?

Para isso, você pode contar com a iugu! Temos a mais completa infraestrutura de pagamentos que te ajuda a automatizar todas as transações de sua empresa em um único só lugar. Fale com um de nossos especialistas e conheça os nossos planos!

Planos-iugu

Posts relacionados