Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica, não sejam MEI e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h às 17h. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Indiquei um cliente pelo programa de Afiliados. Como eu posso consultar minha indicação?

Você pode consultar sua indicação no Painel do Indicador.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

Quero ser cliente

O que é NPS e por que você deveria aplicar agora mesmo em sua loja?

Escrito em 18 de Maio de 2020 por Patrick Negri

Em uma loja online, só podemos melhorar os aspectos que são mensurados. Afinal, a aplicação de métricas nos ajuda a entender o índice de sucesso de determinada estratégia e concluir se ela está obtendo sucesso ou precisa ser ajustada. Se quisermos aferir como está a satisfação do cliente, precisamos entender o que é NPS e aplicá-lo.

O NPS é uma técnica moderna e inteligente para entender o grau de fidelização do cliente e, a partir disso, aplicarmos ações que possam aumentar esse nível. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!

O que é NPS?

Também conhecido como Net Promoter Score, trata-se de uma métrica na qual o cliente atribui nota para os seus serviços, produtos ou atendimento. No sistema NPS, essa avaliação é feita por meio de duas perguntas:

“De 0 a 10, quanto você indicaria esse serviço/produto para um amigo ou conhecido?”

“O que motivou você a dar essa resposta?”

Para a primeira pergunta, o participante pode responder com notas de 0 a 10, que vão ajudar a avaliar a qualidade do que a sua empresa oferece. A configuração do NPS sempre tende a jogar o número para baixo; empresas com excelente atendimento costumam apresentar um score acima de 75.

Já as respostas da segunda pergunta vão trazer insights poderosos sobre a impressão do consumidor em relação aos serviços e o que pode ser melhorado.

Como o NPS é calculado?

A partir das notas atribuídas, os clientes são reunidos em três grupos:

  • promotores: atribuíram notas entre 9 e 10 — são clientes fiéis, que compram regularmente e recomendam a marca;
  • neutros: responderam com notas entre 7 e 8 — esses consumidores estão satisfeitos e compram com certa frequência, mas podem ceder a ofertas competitivas feitas pela concorrência;
  • detratores: deram notas entre 0 e 6 como resposta — estão insatisfeitos com a marca e podem atestar negativamente contra a sua empresa.

A partir da organização das respostas dentro desses grupos é feito o seguinte cálculo:

[(número de promotores – número de detratores) x 100] / número de pessoas que responderam à pesquisa

O valor obtido traz a pontuação da empresa dentro do Net Promoter Score.

Como aplicar o NPS?

Para fazer com que o NPS ajude verdadeiramente o seu negócio virtual, é importante seguir alguns passos. Separamos aqui os principais.

Segmente o público

A pesquisa será enviada para todos os clientes? Há um grupo determinado no seu público-alvo, para quem você quer direcionar o produto ou testar um novo serviço?

Responder a essas perguntas pode ajudar a fazer uma pesquisa de satisfação mais coerente, obtendo assim as soluções para uma estratégia mais focada.

Saber exatamente qual o objetivo do NPS e segmentar o público de acordo com esse objetivo vai trazer resultados muito mais expressivos e relevantes.

Crie incentivos

O NPS depende diretamente da participação dos clientes para que possa ser aplicado. Procure incentivar os consumidores a contribuírem com a pesquisa oferecendo pequenos descontos, bônus ou algum tipo de recompensa.

Esse engajamento é importante e quanto maior o número de pessoas que colaborarem, mais precisos são os resultados.

Aplique em diferentes canais

Use os diversos canais de interação com os clientes para aumentar a possibilidade de participação na pesquisa. O NPS pode ser configurado para email, redes sociais, site, SMS, entre outros.

Lembre-se também de facilitar o acesso em cada um desses veículos, tornando as respostas simples e imediatas. Se o cliente tiver que abrir o link do email em outra aba para responder à pesquisa, por exemplo, ele provavelmente desistirá.

Tenha frequência

Para que as ações de melhoria sejam mensuradas fielmente, as pesquisas devem ser feitas com regularidade. Determine um período para uma nova aplicação (trimestral, semestralmente, por exemplo), ou ainda, estabeleça a realização obrigatória do NPS após cada implementação.

Aplique as ações após os resultados

Apenas medir o NPS não traz nenhum impacto relevante para a loja. É essencial transformar esses dados em ações práticas, capazes de mudar os pontos negativos do seu ecommerce e tornar a fidelização dos consumidores em realidade.

Como o Net Promoter Score ajudar a aprimorar suas soluções?

As pesquisas de satisfação dão uma noção muito clara do que a loja online pode melhorar, seja em suas ofertas, seja no atendimento. O NPS, por ser uma ferramenta prática e barata para essa avaliação, pode contribuir fortemente com a sua empresa, independentemente do estágio em que ela se encontra. Conheça os pontos que podem ser aprimorados.

Melhorando a experiência do cliente

Os feedbacks coletados na pesquisa podem ajudar você a personalizar os produtos e as ofertas, aumentando as chances de fidelização dos seus clientes. Também auxilia na prestação de um atendimento mais empático e que resolva os problemas do consumidor.

Entregando mais que o esperado

Com o Net Promoter Score, é possível entender as áreas e os pontos que estão satisfazendo o consumidor, trazendo ofertas a mais capazes de surpreendê-lo. Isso traz o sentimento de valorização no cliente e desperta a fidelização, incentivando o marketing boca a boca.

Diminuindo o índice de reclamações

Quando um negócio recebe um alto índice de reclamações, o atendimento ao consumidor fica inviável e as solicitações começam a acumular. O uso do NPS ajuda a prevenir esse tipo de problema, ao identificar os pontos de insatisfação e permitir a tomada de providências antes que se tornem uma questão impossível de resolver.

Promovendo uma melhora da retenção

Os clientes detratores estão propensos a comprar da concorrência, representando um fator preocupante para a sobrevivência de qualquer negócio. Fazer a avaliação das notas desses clientes e entender melhor os seus perfis permite a tomada das ações necessárias para resolver os pontos críticos e promover um maior índice de retenção.

Saber o que é NPS e como ele pode ser aplicado para melhorar o seu negócio pode fazer toda a diferença para aumentar os lucros. Acompanhar esses resultados é extremamente importante para elaborar estratégias que melhorem o serviço prestado ao consumidor, como mais rapidez na entrega, uma comunicação mais eficiente ou a melhora na qualidade dos produtos.

Gostou do conteúdo e quer ser notificado sobre a publicação de outros posts como este? Assine então a nossa newsletter e seja avisado em seu email quando disponibilizarmos novos textos interessantes!