Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h30 às 16h30. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

Como fazer controle financeiro de uma empresa: dicas fundamentais para seu negócio

Escrito em 08 de Janeiro de 2020 por Renato Ribeiro

Atualizado em 17 de Março de 2022

Saber como fazer controle financeiro de uma empresa é uma atitude essencial para todo negócio que deseja se manter em um mercado tão competitivo e desafiador. Afinal, segundo dados do IBGE, 60% das companhias fecham suas portas dentro de um período de cinco anos. 

De acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae, os principais motivos para isso são a falta de planejamento, o desconhecimento sobre as empresas concorrentes, a falta de inovação e, é claro, uma gestão financeira falha. 

Para não fazer parte desse cenário e conseguir ter sucesso em seu empreendimento, é crucial que você, gestor, tome atitudes assertivas. Uma delas é saber como fazer controle financeiro de uma empresa. Continue lendo e descubra dicas importantes sobre o assunto! 

Como fazer controle financeiro de uma empresa: entenda a importância desse processo

A verdade é uma só: não saber fazer controle financeiro de uma empresa pode ser sinônimo de fracasso. Ou seja, por mais que haja boa vontade e investimento, o gestor que não consegue equilibrar suas contas, suas receitas e despesas, possivelmente, fechará as portas de seu negócio em breve. 

Para não vivenciar essa triste realidade, é essencial ter um orçamento que esteja alinhado com as demandas da companhia, conseguir antecipar problemas, e logo, propor soluções, e ter timing para mitigar erros e contornar situações. 

Além disso, é crucial adotar estratégias voltadas ao bom funcionamento da organização e que contribuam, de forma prática e objetiva, com as tomadas de decisões

Siga com sua leitura e descubra que estratégias são essas e saiba, de uma vez por todas, como fazer controle financeiro de uma empresa. 

Como fazer controle financeiro de uma empresa: top 4 dicas 

Confira as dicas e saiba como fazer o controle financeiro de sua empresa.

1.Gerencie o seu fluxo de caixa

Para manter o seu fluxo de caixa em dia, algumas práticas são essenciais, como: 

  • liste e categorize todas as movimentações financeiras;
  • faça um diário das movimentações e o acompanhe diariamente;
  • analise os números;
  • guarde uma reserva para não ser pego de surpresa e cobrir eventuais problemas do caixa;
  • projete os gastos futuros.

2. Faça o orçamento anual de sua empresa

Ao elaborar um orçamento anual, é possível planejar tudo o que será feito no decorrer do ano, uma ação determinante que ajuda na organização e definição dos processos financeiros de seu negócio. Para isso, é preciso que você:

  • faça um diagnóstico preciso de seu negócio, como a média de vendas, os gastos constantes, o lucro e os tributos pagos;
  • elenque todos os custos fixos e variáveis da sua empresa;
  • projete as metas de seu negócio (de maneira fundamentada e realista);
  • acompanhe os resultados. 

3. Minimize a inadimplência

Controlar a inadimplência não é um processo fácil, mas essencial para manter as contas em dia. Para isso, é preciso que você:

  • adote um bom sistema de pagamentos digitais que automatize o processo;
  • estruture todo o processo de pagamento;
  • aplique uma régua de cobrança;
  • esteja aberto a negociar com seus clientes; 
  • ofereça descontos ou condições especiais para os clientes que pagam em dia. 

como fazer controle financeiro de uma empresa

Crédito: Freepik 

4. Controle o seu estoque 

Administrar o estoque de forma eficiente é uma prática essencial para quem quer saber como fazer o controle financeiro de uma empresa. Isso porque a falta de conhecimento dos produtos que saem e entram contribui muito para o desperdício de recursos. 

Para fazer uma gestão de estoque bem-sucedida, é preciso que você:

  • efetue um inventário;
  • treine seus colaboradores;
  • equilibre a quantidade de produtos armazenados;
  • tenha um bom lugar físico para guardar os itens;
  • determine uma margem de danos;
  • faça as mercadorias paradas girarem;
  • calcule todos os custos relacionados ao armazenamento. 

Como fazer controle financeiro de uma empresa: 2 dicas extras

Conheça mais duas dicas para saber como fazer um controle financeiro de uma empresa com sucesso. 

1.Potencialize suas vendas

Adotar estratégias simples pode melhorar a experiencia de seus clientes, o que, como consequência, pode potencializar suas vendas. São elas:

  • cross selling: essa medida incentiva os seus clientes a comprarem produtos ou serviços complementares aos que eles já possuem. Para aplicar essa técnica de modo eficiente, é preciso analisar o comportamento de compra de seus consumidores para , assim, propor produtos que façam a cabeça deles. 
  • up selling: essa estratégia encoraja os seus clientes a adquirirem um produto ou serviço superior ao que eles já possuem. Nesse caso, para estimulá-lo, você pode oferecer um parcelamento diferenciado ou um desconto especial. 

como fazer controle financeiro de uma empresa

Crédito: Freepik 

2. Contrate uma plataforma que automatize os seus processos financeiros

Ao contratar uma plataforma que automatize os seus processos financeiros, é possível padronizar todas as atividades operacionais, de contas pagas e a receber, produzir relatórios e identificar falhas e gargalos. 

Contando com essa tecnologia, toda a sua gestão financeira fica mais transparente, segura e, logo, melhorada. Por meio desse sistema, todas as tarefas ganham agilidade, como:

Além disso, uma plataforma desse gênero é capaz de identificar dados de vendas, informações sobre clientes inadimplentes, assim como promove o seu fluxo de caixa e padroniza questões do estoque, entre várias outras funcionalidades. 

Consegue perceber as maravilhas que esse recurso pode fazer para a sua gestão financeira e para o seu negócio como um todo? Então, abrace essa ideia

Para isso, você pode contar com a Iugu, empresa referência no setor de pagamentos online. Com um índice de satisfação de quase 100% entre seus clientes, a Iugu apresenta a melhor infraestrutura financeira de pagamentos do mercado e também o melhor custo-benefício! 

Quer saber mais, então entre em contato com um de nossos especialistas. Ele conversará com você, entenderá o seu negócio e, dessa forma, irá propor as melhores alternativas para alavancar o crescimento de sua empresa. Tudo isso sem compromisso, é claro. 

Crédito da foto de capa: Pixabay