O que é CRM e como escolher o melhor para a sua empresa?

Escrito em 17 de Agosto de 2022 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Seja em pequenas, médias ou grandes empresas, contar com o sistema CRM é fundamental para manter o controle e garantir a otimização do relacionamento com o cliente. 

Muito mais do que um software de gestão, a ferramenta permite o armazenamento de todos os dados do cliente, o que auxilia na oferta de uma melhor experiência, antecipação de necessidades e até aumento dos lucros do negócio.

Mas, com tantas opções disponíveis, pode ser difícil escolher a que mais se adequa às necessidades do seu negócio. 

Pensando nisso, preparamos um conteúdo para te ajudar a entender o que é CRM e dicas de como escolher o melhor para a sua empresa.

Boa leitura!

Sem tempo para ler? Que tal ouvir o conteúdo?

 

O que é CRM?

O CRM é uma sigla que significa Customer Relationship Management, ou, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Ele pode ser definido como um sistema que permite o registro, a organização e a análise de todas as interações que os clientes têm com a empresa.

Além de auxiliar no relacionamento com o cliente, o CRM também possibilita a gestão completa de estratégias de marketing e vendas, eliminando processos manuais e otimizando os fluxos de trabalho.

E isso só é possível porque a ferramenta possibilita o armazenamento de diferentes tipos de informações sobre clientes e leads. Dessa forma, fica muito mais fácil conhecer profundamente o perfil de cada um e entender as suas reais necessidades em cada momento..  

Para que isso aconteça, o CRM armazena dados como:

  • Contatos anteriores com a empresa;
  • Atividades e preferências de compra;
  • Dados como nome, e-mail, telefone e endereço;
  • Quantidade de visitas ao site ou outros canais da empresa.

A partir das informações armazenadas,  a plataforma integra os dados e, com base nos resultados, oferece insights para que a equipe comercial possa proporcionar uma excelente experiência ao cliente.

Qual é a importância do CRM para o sucesso do negócio?

Já não é novidade que estamos na era do customer centric ou, em português, cliente no centro do negócio.

Após as intensas transformações impulsionadas pela tecnologia, o consumidor passou a se tornar o principal ativo dos negócios, e, agora, é altamente disputado e valorizado pelas empresas. 

Diante desse cenário, as plataformas de CRM figuram como ferramentas imprescindíveis para os negócios. Isso porque, a partir delas, é possível construir uma relação de confiança com o consumidor, criar relacionamentos e ainda levar mais destaque ao empreendimento.  

Além disso, um CRM de vendas possibilita a automatização de tarefas. Assim, não é preciso se preocupar com burocracia e processos manuais pouco eficientes, já que o sistema organiza os contatos e os atualiza em tempo real.

Dessa forma, a equipe estará sempre munida de informações atualizadas sobre os clientes e as interações com a empresa, o que garante vendas mais simples e ágeis.

Como escolher o CRM ideal para o seu negócio?

Sabemos que escolher o melhor CRM não é uma tarefa fácil. Afinal, há diversas variáveis que precisam ser consideradas antes da compra, como o tamanho da empresa e o preço.

Para te ajudar nessa tarefa, elencamos algumas dicas de como escolher um CRM

1. Considere a usabilidade da ferramenta


De nada adianta contar com um software poderoso se a sua usabilidade atrapalha e confunde os colaboradores. 

Lembre-se que o CRM será utilizado pelos vendedores, portanto, um sistema complexo e de difícil navegação pode acabar atrapalhando as vendas.

Sendo assim, busque por opções com uma boa usabilidade e design simples e amigável.

2. Avalie a agilidade do suporte


Antes de adquirir um CRM, é importante avaliar qual é o tipo de suporte dado pelo fornecedor do sistema, já que, em algum momento, podem surgir dúvidas ou problemas. 

Por isso, avalie a agilidade e a eficiência do atendimento, assim como as opções de canais de comunicação com o suporte.

3. Tipos de relatório

Como o CRM é um sistema que fornece dados e informações, é preciso considerar quais são os tipos de relatório que ele emite e se eles respondem às necessidades do seu negócio. 

Aqui, a dica é questionar e avaliar quais são os dados necessários e como os relatórios do CRM escolhido podem ajudar a levantar tais informações. 

4. Funcionamento em nuvem

O CRM pode ser do tipo local, que funciona no computador, ou em nuvem, uma versão mais prática e que não exige a compra de servidores.

Como vivemos na era da hiperconectividade e recebemos um grande fluxo de informação a todo momento, a opção do CRM em nuvem é a mais indicada, já que garante mais agilidade e pode ser acessada por diferentes dispositivos, como tablets e smartphones. 

Assim, além de mais segurança de dados, os vendedores contam com mais flexibilidade na hora das vendas. 

Confira 3 exemplos de CRM para a sua empresa

Agora que você já sabe como escolher um CRM, chegou a hora de conhecer algumas opções de softwares  que podem alavancar o seu negócio. Confira!

1. Fleeg

A Fleeg é uma das plataformas de automação de Marketing e CRM mais completas do mercado. Além de registro de contatos e oportunidades, ela fornece um pipe de vendas com todas as oportunidades ativas e estágios em que se encontram.

Com o CRM da Fleeg, a sua equipe pode realizar o cálculo do funil de vendas, registrar as tarefas por voz e ainda tem liberdade para criar diferentes visões das informações e extrair os dados em formato Excel

2. PipeRun

A PipeRun é um software de CRM intuitivo, simples de usar e que pode ser configurado em poucos minutos. 

A plataforma também oferece um funil de vendas visual, no modelo Kanban, e templates de e-mails e tarefas prontos que permitem a automatização de tarefas repetitivas

3. AmoCRM

AmoCRM é o primeiro CRM que conta com 8 instrumentos principais de mensagens, equipando sua equipe comercial para responder rapidamente às perguntas de leads e gerar mais vendas

Assim, é possível conversar com os leads no canal de mensagens que eles preferem, sem precisar trocar de aplicativo, e ainda responder de maneira mais eficaz.

Além disso, a funcionalidade de funil de vendas oferece uma visão geral de todo o processo de vendas em ação. Para deixar a rotina ainda mais prática, a AmoCRM possui um aplicativo para smartphone. Desse modo, sua equipe estará equipada em qualquer lugar.

Impulsione as suas vendas com o CRM ideal

Como você viu ao longo do texto, o CRM é um sistema fundamental para empresas de diferentes portes e segmentos, e garante uma gestão muito mais ágil e descomplicada dos processos de venda, relacionamento e marketing da empresa.

Além de organização de leads e clientes, um bom CRM automatiza tarefas burocráticas, garantindo mais produtividade e aumento de lucro a longo prazo.

Então, não perca mais tempo! Invista em uma solução de CRM de vendas para potencializar os resultados do seu negócio.

Posts relacionados