Arquiteto de Sistemas: o que é, o que faz e como se tornar um

Escrito em 02 de Agosto de 2022 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Na área de TI, e especialmente no setor de desenvolvimento de software, os títulos profissionais podem causar confusão, seja por quem deseja ingressar na área ou até mesmo os profissionais atuantes. Um deles é o de Arquiteto de Sistemas.

Neste artigo, explicaremos o que é a Arquitetura de Sistemas e suas diferenças em relação à Engenharia de Software.

Saiba, também, o que é necessário para se tornar um Arquiteto de Sistemas e como chegar até esta posição. Continue a leitura!

O que é a Arquitetura de Sistemas?

A arquitetura de um sistema descreve a estrutura, comportamento e relações entre as entidades a ele pertencentes.

Ela é uma descrição, sistematização ou formalização das interações entre as entidades e seu comportamento. 

A arquitetura demonstra as formas como um sistema pode trabalhar para executar tarefas.

Se a descrição parece abrangente, é porque de fato o é.

Assim como há diferentes tipos de sistemas, de modo que a palavra tenha significados distintos em cada contexto, há diferentes tipos de arquitetura de sistemas.

A diferença está justamente no tipo de sistema a que se refere uma arquitetura. Confira exemplos:

  • Arquitetura de hardware (por exemplo, processadores)
  • Arquitetura de software (aplicações)
  • Arquitetura empresarial (como as diferentes partes de uma organização trabalham juntas)
  • Arquitetura de sistemas colaborativos (por exemplo, a Internet)
  • Arquitetura de sistemas manufatureiros (para a indústria)
  • Arquitetura de sistemas estratégicos (aplicado em diversos setores)

Arquitetura de Software vs. Engenharia de Software

A indústria de desenvolvimento de software ainda é bastante recente de um ponto de vista histórico.

Isto, por sua vez, implica numa certa ausência de sistematização a respeito dos títulos de posições hierárquicas.

A solução encontrada é “importar” termos de outras indústrias, muitas vezes com conotações distintas da original.

É o caso, por exemplo, dos termos “engenheiro” e “arquiteto”.

Embora engenheiros de software possam ter formação superior específica para a área (como um bacharelado em Engenharia da Computação ou Engenharia de Software), muitos engenheiros de software atuantes não são diplomados.

A diferença entre um engenheiro e um arquiteto de software pode ser definida da seguinte maneira:

  • Arquiteto de software: planeja e modela a estrutura do software, define entidades e relações entre elas. O trabalho do arquiteto considera inclusive fatores não diretamente relacionados ao código, como objetivos e necessidades do negócio;
  • Engenheiro de software: é o profissional responsável por estruturar, supervisionar e validar o trabalho de desenvolvimento de software de modo a viabilizar a construção e uma aplicação compatível com os planos do arquiteto. O engenheiro de software é quem decide como será implementada a aplicação para atender ao projeto do arquiteto.

Como se tornar um Arquiteto de Sistemas?

O Arquiteto de Sistemas normalmente ocupa uma posição hierárquica de alto nível, portanto deve contar com um nível adequado de experiência no currículo

Além de tempo de experiência profissional, também é importante possuir qualificações educacionais apropriadas para o desempenho da função.

Confira abaixo as competências necessárias e a progressão de carreira de um aspirante a Arquiteto de Sistemas.

Competências necessárias

As competências necessárias para o desempenho da profissão de Arquiteto de Sistemas ou Arquiteto de Software englobam hard e soft skills.

O profissional que deseja ocupar essa posição deve mostrar que possui o que é necessário, como conhecimento técnico, familiaridade com gestão de projetos, uma boa visão de negócio e excelente capacidade de organização.

Conhecimento técnico

O conhecimento técnico é indispensável para qualquer profissional que deseje atuar no desenvolvimento de software.

O Arquiteto deve conhecer diferentes linguagens de programação (de alto e baixo nível de abstração); entender o funcionamento do software e sua relação com o hardware; e conhecer as melhores formas de definir o design de um sistema.

Conhecimentos ainda mais específicos incluem o domínio de ferramentas de prototipagem e desenvolvimento de sistemas, além de entendimento sobre as plataformas que hospedarão os sistemas.

Conhecimento de negócio

Um profissional encarregado de projetar a estrutura e as relações dentro de um sistema deve saber guiar seu pensamento com uma boa visão de negócio.

É necessário ter um profundo entendimento do que se pretende alcançar com o sistema, de modo que seu planejamento seja compatível com os objetivos do sistema e permita que ele agregue valor ao produto, serviço ou estrutura da organização.

Capacidade de organização

Cargos de alta responsabilidade devem ser desempenhados por pessoas com alta capacidade de organização.

Responsabilidade, comprometimento, transparência e flexibilidade são necessários para que o profissional possa realizar seu melhor trabalho como Arquiteto de Sistemas.

Além disso, estes atributos podem contribuir para o seu desenvolvimento profissional muito antes de você alcançar a posição de Arquiteto, acelerando sua progressão de carreira.

Progressão de carreira

Uma vez que as profissões relacionadas ao desenvolvimento de software não são profissionalmente regulamentadas, não há um caminho rígido que o profissional deve seguir para conquistar a posição de Arquiteto de Sistemas.

Entretanto, especialmente para os Arquitetos de Software, o caminho costuma começar como desenvolvedor júnior e progredir para os níveis mais altos — pleno, senior, team lead, tech lead e finalmente cargos altos como Arquiteto, Engenheiro ou CTO.

Gostou de entender mais sobre a profissão de Arquiteto de Sistemas e todas as possibilidades que ela oferece?

Então, aproveite para aprofundar seus conhecimentos e saber mais sobre as técnicas de caixa preta e branca para testes de software

 

Posts relacionados