7 TED Talks para aprimorar sua vida profissional

Escrito em 21 de Junho de 2022 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Definir objetivos profissionais e planejar sua carreira é legal, mas também pode dar um certo medo. É difícil encontrar o equilíbrio entre o “faça o que ama” e o “ame o que faça”,  e muitos profissionais podem se sentir desmotivados nestes momentos. 

Acreditamos que um bom profissional deve ter motivação, inspiração e, acima de tudo, desejo de mudança. Para ajudar nossos leitores a encontrar aquela pitada de inspiração que faltava, preparamos uma lista com 7 TED Talks profissionais para repensar sua relação com o trabalho, a carreira e o futuro. Confira!

Como descobrir o seu “porquê” em tempos difíceis (Simon Sinek) 

Quando nossos próprios objetivos parecem nos trair, pode ser difícil encontrar motivos para continuar tentando em momentos difíceis. O expert em liderança, Simon Sinek, fala sobre essa e outras inseguranças que acometeram as pessoas durante a pandemia de Covid-19. 

Nessa talk, Sinek aborda a importância de cultivar amizades e compartilha sua visão de que toda pessoa é um líder em potencial. Certamente uma inspiração para aqueles que precisam de motivação para persistir. 

A perseverança é uma das habilidades mais importantes para o desenvolvimento profissional e se faz necessária ao trilhar o caminho para o sucesso. 

Assista aqui! 

Para achar um trabalho que você ame, não siga sua paixão (Benjamin Todd) 

O jovem Benjamin Todd traz uma reflexão valiosa sobre as delimitações entre objetivos pessoais e profissionais. Todd discorre sobre o mito de que a carreira profissional deve estar alinhada àquilo que o indivíduo considera sua “maior paixão”. 

Ele levanta questões como remuneração e perspectiva de futuro para lembrar que dificuldades profissionais podem afetar muitas outras áreas da vida. Benjamin Todd propõe que é mais valioso encontrar o amor no trabalho do que encontrar o trabalho naquilo que você ama.  

Para um profissional em desenvolvimento, esta mentalidade é muito útil. Descobrir a paixão por aquilo que faz motiva o profissional a se aprimorar cada vez mais para perseguir sua paixão descoberta. 

Assista aqui! 

Se você pudesse escolher hoje o que fazer o resto da vida, o que seria? (Ana Ribeiro) 

Seguindo a ideia de encontrar uma paixão no trabalho, a desenvolvedora Ana Ribeiro conta a história de como tomou coragem para mudar de carreira e perseguir um novo interesse profissional. 

Essa talk inspiradora traz lições sobre coragem e perspectiva. É preciso ser assertivo na hora de tomar decisões profissionais, e Ana Ribeiro convida o ouvinte a enxergar seu futuro profissional por essa perspectiva: encontrar algo que você queira fazer pelo resto da vida. 

Encontrar a carreira ideal pode ser um desafio, mas ter certeza do que deseja é extremamente importante para se manter focado nos objetivos profissionais. 

Assista aqui! 

Como errar menos ao escolher uma carreira específica na adolescência (Sabine Righetti) 

A especialista em jornalismo científico Dra. Sabine Righetti dá dicas para quem tem dúvidas ou inseguranças a respeito da escolha de uma carreira específica na adolescência. 

Escolher uma carreira durante a adolescência pode ser uma experiência assustadora. É normal ter dúvidas em relação ao futuro quando se tem pouca idade, pouca experiência de vida e, muitas vezes, nenhuma experiência com trabalho. 

Muitos jovens ingressam em carreiras altamente específicas por afinidade com o tema, mas acabam frustrados ou insatisfeitos com as perspectivas de trabalho na área. Righetti dá diversas dicas para ajudar a avaliar seus objetivos e decidir a carreira ideal. 

Esse é um processo muito importante, pois garante que você dedique o máximo de tempo possível à busca por seus novos objetivos. 

Assista aqui! 

Antes de fazer o que ama, descubra o que você quer! (Marcelo Vieira) 

O empresário Marcelo Vieira convida o ouvinte a refletir comparando suas pretensões a seus verdadeiros desejos. Marcelo argumenta que o lema “faça o que você ama” leva jovens a desperdiçar seu potencial seguindo planos que não o levarão aonde realmente desejam. 

Na talk, Marcelo menciona experiências pessoais para ilustrar seu ponto de vista e propõe uma nova interpretação do “fazer o que ama”. A interpretação proposta por ele é a de perseguir as melhores maneiras de ter sucesso e condições de aproveitar suas paixões na vida. 

A fala do empresário é um lembrete de que, para ter sucesso no que se faz, é preciso aprender a amar o que se faz. Ele propõe que se enxergue com orgulho e gratidão aquilo que fazemos para conquistar nossos sonhos. 

Assista aqui! 

Como se preparar diante das novas demandas do mercado? (Celson Plácido) 

O empresário Celson Plácido, da XP Investimentos, fala sobre as novas gerações de profissionais e o preparo do qual precisam para ingressar em mercados recentes e em constante mudança, como o financeiro. 

Em um discurso cheio de bom humor e palavras inspiradoras, Celson discute as qualificações, habilidades, experiências e conhecimentos necessários para que os novos profissionais se integrem à indústria.  

Essa discussão é necessária e deve pautar o planejamento de carreira dos novos profissionais. Quem ingressa na força de trabalho num momento de alta competitividade e dinamismo quanto o atual, deve estar preparado para adquirir os modos e métodos da indústria, sem deixar de lado o espírito de inovação e mudança. 

Assista aqui! 

Carreiras devem ser planejadas, mas esteja sempre aberto a mudanças (Fernando Alberto) 

Numa talk irreverente e certamente inspirador, Fernando Alberto aborda o polêmico assunto da mudança de carreira. Para muitos um tabu, para outros uma libertação, as mudanças de carreira podem ser observadas em profissionais de todos os níveis de experiência. 

Fernando pontua a importância de encontrar um equilíbrio entre o comprometimento com seus planos e a tolerância às novas descobertas sobre si. Seja mudando de cargo, área ou indústria, as mudanças podem desbloquear novas possibilidades e oportunidades na nossa vida profissional. 

A mente aberta às mudanças é uma habilidade indispensável ao bom profissional. Ela indica flexibilidade, empatia e capacidade de análise. 

Assista aqui! 

 Inspirado o suficiente para construir seu futuro? Então, que tal compartilhar conosco as suas reflexões sobre os temas?  

 

Posts relacionados