Como escolher os tipos de pagamento para Edtechs?

Escrito em 12 de Julho de 2023 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 09 de Novembro de 2023

As Edtechs, ou empresas de tecnologia educacional, como também são conhecidas, vivenciam um crescimento exponencial, impulsionado, principalmente, pela pós-pandemia e o boom dos cursos online. 

Com a rápida evolução da tecnologia, as mudanças do comportamento do consumidor e um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e exigente, há também o aumento da demanda por soluções inovadoras na área da educação. 

Nesse contexto, as maiores Edtechs do Brasil  estão revolucionando a forma como as pessoas aprendem e adquirem conhecimento, seja a partir de cursos livres, graduações ou especializações. 

Para além de oferta de soluções educacionais inovadoras, que se adaptam às mudanças de comportamento do consumidor, as Edtechs também precisam considerar a experiência de pagamento e a jornada de compra dentro de seus sites e apps

Afinal de contas, oferecer uma experiência fluída, transparente e segura é parte fundamental da fidelização de alunos. 

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo, no qual exploraremos os tipos de pagamento para EdTechs, destacando a importância da experiência de compra do usuário e as vantagens de oferecer diferentes formas de pagamento para os clientes do segmento.

Vamos lá?

O crescimento do mercado das Edtechs

Não é de hoje que o mercado das EdTechs no Brasil apresenta um crescimento significativo.  Por aqui, desde o período da pandemia de COVID-19, o segmento manteve números e expectativas altas dentro do ecossistema de startups. 

Segundo o estudo “Mapeamento Edtech 2022: Investigação sobre as tecnologias educacionais no Brasil”, elaborado pela Deloitte e pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), o setor cresceu 22% durante pandemia. 

Ainda de acordo com o levantamento, o número de Edtechs cresceu 44% no Brasil em 2022. Hoje, já são mais de 813 empresas no setor, o que prova que o mercado de Edtechs no Brasil segue promissor e com boas oportunidades de crescimento. 

Esse crescimento é, inclusive, impulsionado pela necessidade de educação acessível e de qualidade, aliada à disponibilidade de tecnologias, como maior acesso à internet e dispositivos móveis. 

Essas circunstâncias criaram uma oportunidade para as EdTechs prosperarem e impactarem positivamente o processo de aprendizado.

CTA news

A experiência de compra em Edtech: as vantagens de uma jornada segura e flexível

Independentemente do segmento de atuação, boa parte das empresas possuem uma dor em comum: a fidelização de clientes. 

Em uma Edtech, isso não é diferente. Afinal, as empresas que atuam nesse modelo de educação também necessitam de fontes de receita diversas para viabilizarem sua operação. 

Dessa forma, oferecer diferentes tipos de pagamento para EdTechs traz uma série de vantagens significativas. Veja só:

  • Atendimento às preferências dos usuários: cada pessoa é única. Por isso, as formas de pagamento também devem ser. Ao oferecer uma boa variedade de tipos de pagamento, como cartões de crédito, boleto, débito em conta e até Pix, a sua Edtech terá mais capacidade de atender às preferências e necessidades individuais dos usuários; 
    mão de uma mulher segurando celular e pagando compras com método de pagamento cartão de crédito
  • Aumento da taxa de conversão: ao eliminar barreiras e oferecer opções flexíveis, as EdTechs podem ampliar seu alcance e tornar seus produtos e serviços mais acessíveis a uma variedade maior de potenciais clientes. Um potencial cliente que não pode ter um cartão de crédito, por exemplo, mas quer adquirir um curso online, pode realizar o investimento se houver a opção de carnê de pagamento.

Quais são os principais tipos de pagamento para Edtechs?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre as vantagens da diversificação dos modos de pagamento em uma jornada de compra, é hora de entender quais são as formas de pagamento ideais para Edtech. Confira.

1. Cartões de Crédito 

Ainda que outros meios de pagamento tenham surgido pelo caminho, os cartões de crédito continuam sendo uma opção de pagamento amplamente utilizada entre os brasileiros, principalmente por oferecerem a possibilidade de compras a prazo. 

Por isso, ao aceitar essa forma de pagamento online, as EdTechs facilitam a compra para muitos usuários, proporcionando uma experiência rápida e conveniente.

2. Boletos bancários 

No Brasil, os boletos bancários são amplamente utilizados como método de pagamento, principalmente pela população descanbarizada ou sem acesso ao cartão de crédito. 

Ao disponibilizar essa opção, as EdTechs facilitam a compra para os usuários brasileiros, que estão acostumados com essa forma de pagamento.

boleto registrado iugu

3. Pix

Em menos de três anos de existência, o Pix se tornou o meio de pagamento mais utilizado entre os brasileiros, consolidando-o como um queridinho por aqui. Portanto, ele é um importante tipo de pagamento para oferecer nas compras da sua Edtech, já que ele oferece praticidade e agilidade aos usuários. 

4. Carnê de pagamento

Assim como o boleto bancário, o carnê de pagamento é uma opção de pagamento democrática, já que atende a um público que não pode ou não quer comprometer o limite de cartão de crédito com compras de maior valor.

Como diversificar os tipos de pagamento na sua Edtech?

Chegamos até aqui e você já entendeu que diversificar as formas de pagamento em Edtech é a forma ideal de otimizar a jornada de compra na sua empresa, certo? 

Mas como fazer isso de forma ágil e desburocratizada? Leia nossas dicas para implementar essa variedade de opções de pagamento:

1. Conheça seu público-alvo 

Antes de decidir quais tipos de pagamento oferecer, é fundamental entender as preferências e necessidades do seu público. Portanto, faça pesquisas, analise os dados e interaja com os clientes para identificar os métodos ideais para eles. 

2. Analise as tendências do mercado 

Analisar as tendências do mercado de pagamentos é fundamental para entender as opções mais aderentes ao perfil do seu público.  

Por isso, a dica é manter-se atualizado sobre as tendências na indústria EdTech, observar o que outras empresas estão oferecendo e quais métodos de pagamento estão ganhando popularidade. Dessa forma, você conseguirá tomar informações embasadas sobre os tipos de pagamento que devem ser disponibilizados.

3. Ofereça opções de parcelamento 

Para tornar a aquisição de cursos e serviços mais acessível, considere oferecer opções de parcelamento. Isso pode atrair usuários que preferem dividir o pagamento em várias parcelas, tornando o custo mais gerenciável.

4. Conte com um Hub de Pagamentos

Na hora de oferecer diferentes tipos de pagamento na sua Edtech, é fundamental contar com a expertise de uma plataforma de pagamentos online para processar as transações da sua empresa. 

Nesse sentido, elas precisam oferecer múltiplos meios de pagamento e um processo de cobrança flexível, simples e segura para a sua empresa. 

Na iugu, além de métodos como Pix, cartão de crédito, boleto e carnê, você conta com cobranças avulsas, cobranças recorrentes e um Hub completo para centralizar sua operação financeira em um só lugar. 

Quer saber como a nossa tecnologia de pagamentos pode escalar sua operação? Confira o nosso case de sucesso com a Eduzz e veja como potencializamos os resultados de uma das maiores Edtechs do Brasil. 

case eduzz






Posts relacionados