Vantagens do split de pagamentos: entenda quais são e como implementar

Escrito em 23 de Junho de 2022 por Redação iugu

Atualizado em 16 de Janeiro de 2024

 As vantagens do split de pagamentos passam por ganho de eficiência operacional, redução de erros nas transações e facilitação na gestão de caixa.

O mundo dos negócios está em constante evolução, e para acompanhar essa dinâmica, é crucial adotar soluções financeiras que otimizem processos e gerem resultados. Nesse contexto, as vantagens do split de pagamentos se destacam não apenas pela simplificação das transações financeiras, mas também por abrir portas para novas possibilidades que precisem fazer divisões de pagamentos complexas.

Isso porque o split de pagamentos é uma solução que possibilita divisões ágeis e precisas dos valores de transações financeiras entre diferentes participantes.

Pensando nisso, preparamos um artigo para te ajudar a desvendar os benefícios do split e entender como ele pode ser o catalisador para o crescimento do seu negócio.

Acompanhe o artigo e descubra como essa solução é uma alavanca para a sua empresa.

Quando usar o split de pagamentos?

A versatilidade e precisão do split de pagamentos permite que essa tecnologia seja implementada em diferentes modelos de negócio, facilitando as transações e gerando mais eficiência financeira. Veja só:

  • Marketplaces: o split de pagamentos para marketplaces permite que múltiplos parceiros do negócio recebam instantaneamente seus valores, simplificando a gestão financeira do seu ecossistema. Desse modo, a experiência do vendedor melhora, o relacionamento entre as partes se consolida e aumenta as chances de os vendedores investirem mais na sua plataforma de marketplace, o que impulsiona seus os resultados;
  • E-commerce: o split de pagamentos para e-commerce permite uma divisão eficiente dos pagamentos entre fornecedores, garantindo que cada parte receba sua parte sem complicações, otimizando o processo;
  • Instituições de ensino: grupos educacionais também podem colher benefícios ao adotar o split de pagamentos. Isso porque, ao lidar com recorrência de pagamentos escolares, matrículas e outras taxas, a capacidade de dividir automaticamente os pagamentos entre diferentes unidades ou campi facilita a gestão financeira de diferentes escolas;
  • Franquias: o split de pagamentos para franquias contribui para uma gestão financeira centralizada e simplificada. Ao receber pagamentos diretamente na matriz e, automaticamente, distribuir as receitas entre os franqueados, é possível eliminar a complexidade de reconciliações manuais e otimizar o fluxo de caixa.

4 vantagens do split de pagamentos

Agora que você já conhece as possibilidades de uso dessa ferramenta, é hora de entender por que usar split e como ele pode alavancar os resultados do seu negócio:

1. Precisão na distribuição de receitas

Imagine uma operação em que cada transação é automaticamente dividida entre diferentes destinatários, sem erros ou atrasos? 

Com o split de pagamentos, você elimina a necessidade de cálculos manuais, garantindo que cada parte envolvida em uma transação financeira receba os valores de forma precisa e instantânea, de acordo com a regra que você determinou. 

Assim, é possível reduzir o risco de erros humanos e ainda promover transparência, que constrói confiança entre todas as partes envolvidas.

2. Flexibilidade e personalização no comissionamento

Cada modelo de negócio tem suas próprias especificidades e o split de pagamentos se adapta a diferentes modelos. Com a flexibilidade e a personalização de comissionamento, você tem o controle total sobre como as receitas são distribuídas. 

Com o Multisplit da iugu, você pode dividir uma venda entre quantos participantes forem necessários, sem limitações.

3. Ganho de eficiência operacional

A automatização financeira é a chave para a eficiência operacional. 

Com a tecnologia do split, o crescimento da sua empresa e o aumento da capacidade de gerar negócios não se torna um problema - e sim uma solução!

Ao contar com a solução de split payments, não existe limite de transações, independentemente do volume de vendas. Assim, você garante que a eficiência operacional não seja comprometida à medida que seu negócio cresce.

4. Potencialização estratégica

Ao automatizar a divisão de pagamentos no seu negócio, a equipe financeira não precisa mais perder horas valiosas em tarefas manuais e repetitivas. 

Em vez disso, os colaboradores podem se concentrar em análises, planejamento estratégico e no desenvolvimento de iniciativas que impulsionam o crescimento do negócio.

Como escolher uma plataforma de split?

Ao escolher uma plataforma para comissão automatizada, é crucial contar com um parceiro que atenda às necessidades específicas da sua empresa. Confira, a seguir, o que deve ser considerado no momento de decisão:

1. Integração simples

O primeiro critério a se considerar é a facilidade de integração da plataforma de split. Uma solução que demanda longas horas de desenvolvimento pode se tornar mais um obstáculo do que uma solução. 

A iugu se destaca com um processo de integração intuitivo e descomplicado a partir de uma API em português e de fácil implementação para que o seu negócio comece a usufruir dos benefícios do split rapidamente.

Nossa API se integra com as principais plataformas de e-commerce e ERPs, além de contar com uma integração whitelabel para garantir a boa experiência de navegação para o seu cliente.

2. Flexibilidade no comissionamento

Ao escolher uma plataforma de split, é vital optar por uma que ofereça flexibilidade na definição das regras de comissionamento. 

Com o split da iugu, você escolhe a abordagem que melhor se alinha aos seus objetivos. Seja uma divisão percentual, fixa ou personalizada, o controle está em suas mãos.

3. Sem limites de subcontas

O crescimento do seu negócio não deve ser limitado por questões técnicas. É por isso que a iugu elimina qualquer barreira ao oferecer um número ilimitado de subcontas. 

Se você está expandindo suas operações ou gerenciando uma rede extensa de franquias, não há limites para a escalabilidade do seu negócio, pois a iugu proporciona uma infraestrutura robusta e inteligente de ponta a ponta para sustentar seus objetivos de expansão.

4. Certificações de segurança

A segurança das transações financeiras é crucial para o sucesso das empresas.  Por isso, ao escolher uma plataforma de split, é imperativo garantir que ela adote certificações de segurança rigorosas. 

Na iugu, além de certificações como o PCI-DSS, todas as transações são protegidas por criptografia de ponta a ponta, além de um token triplo que garante uma tripla camada de segurança.

Destaques do split de pagamentos da iugu

Agora que você conhece todas as facilidades do split, saiba como as outras funcionalidades da ferramenta podem impulsionar os resultados:

  • Múltiplos meios de pagamento online: conte com o split em meios de pagamento como boleto, carnê digital e cartão de crédito;
  • Antifraude: mais segurança e proteção em todas as transações com checkout transparente, certificação PCI-DSS e tokenização;
  • Dashboards e relatórios: conciliação financeira facilitada via relatórios e dashboards intuitivos que otimizam a gestão de caixa;
  • Automatização personalizável: tecnologia robusta para a automação de comissões que se adapta ao seu modelo de negócios. 

Como implementar o split na sua empresa?

Neste artigo, você entendeu todas as vantagens do split de pagamentos e como essa solução pode escalar os resultados da sua empresa, independentemente do segmento do negócio. 

Como vimos, a implementação dessa ferramenta deve ser feita por parceiros que ofereçam tecnologia eficiente e expertise de mercado, como a iugu.

Com documentação completa e API em português, a iugu fornece todo o suporte necessário para garantir que sua empresa integre o split de pagamentos de forma rápida e intuitiva.

Quer saber como potencializar o seu negócio? Entre em contato com nossos especialistas e descubra todas as vantagens do split de pagamentos da iugu.


imagem de um homem branco com óculos e barba sorrindo em frente a um notebook conhecendo o split de pagamentos

 

Posts relacionados