Serviços financeiros: o que são e como ajudam sua empresa

Escrito em 28 de Março de 2024 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 23 de Abril de 2024

Os serviços financeiros englobam opções de pagamento e gerenciamento de operações que simplificam a vida dos clientes e facilitam a gestão pelas empresas. Quando bem organizados, contribuem diretamente para a saúde financeira de um negócio.

Na mesma medida em que cresce a demanda do consumidor pela oferta de múltiplos meios de pagamento e outros serviços financeiros que facilitem sua vida, aumenta a responsabilidade das empresas de gerenciar e acompanhar de perto cada uma das iniciativas.

Se você se pergunta se o esforço vale a pena, a resposta é: sem dúvidas. Atender às demandas do consumidor é indispensável para criar uma base fidelizada de compradores. 

Além disso, é possível reduzir consideravelmente o trabalho envolvido nos processos de gerenciamento com uma plataforma de serviços financeiros, que unifica e centraliza as demandas em um só dashboard.

Ainda tem dúvidas sobre quais são os principais serviços financeiros e como agregar valor à experiência de venda ofertando-os aos clientes? Então siga a leitura. Vamos explorar as opções de destaque e mostrar como cada uma contribui para o desenvolvimento dos negócios.

O que são serviços financeiros?

Serviços financeiros são todas as soluções oferecidas com o intuito de simplificar a gestão de operações financeiras. Há soluções voltadas para públicos B2B (empresas que vendem para outras empresas) ou B2C (empresas que vendem para o consumidor final). A ideia é que os produtos em questão ajudem a gerenciar transações e a viabilizar a manutenção da saúde dos negócios. 

Quais os serviços financeiros mais utilizados?

Os serviços financeiros mais utilizados são: 

  1. Pagamentos online
  2. Split de pagamentos
  3. Cobranças avulsas
  4. Cobranças recorrentes
  5. Conciliação financeira automatizada
  6. Antecipação de recebíveis

A seguir, falaremos mais sobre cada um. 

Pagamentos online

Os métodos de pagamento online são uma maneira simplificada de concluir transações via internet, sem que seja necessário usar um meio físico (como uma maquininha de cartão ou dinheiro em espécie). 

Nestes casos, as operações são realizadas via Pix, cartões digitais, boletos, transferências bancárias ou links de pagamento. 

Antes de seguir em frente, aprenda mais sobre tipos de pagamentos online lendo nosso artigo!

Split de pagamentos

Se você gerencia um marketplace, e-commerce, uma rede de instituições educacionais ou outro modelo de negócio que exige a divisão de recebíveis entre parceiros de negócio, o split de pagamentos pode ser um dos principais serviços financeiros para você.

O recurso viabiliza a divisão da receita entre vários recebedores, seguindo as regras de recebíveis estabelecidas previamente. Com uma ferramenta de gestão de splits de pagamento, a transferência dos recursos acontece de forma automatizada, segura e correta.

Dê o play no vídeo abaixo para entender mais sobre o split de pagamentos: 

Cobranças avulsas

A cobrança avulsa é um serviço financeiro usado quando um consumidor efetua uma compra pontual ou por um período específico. Neste caso, ele escolhe um dos meios de pagamento oferecidos pela sua empresa e você, na condição de gestor ou analista financeiro, acompanha a efetiva quitação da transação. 

Vale reforçar que, em um bom sistema de de serviços financeiros, até a cobrança avulsa ocorre de forma simplificada e integrada, reduzindo as chances de inadimplência e aumentando o controle sobre o fluxo de caixa.

Cobranças recorrentes

Por outro lado, clientes que adquirem planos de assinaturas ou serviços de média ou longa duração (como cursos, academia de ginástica ou produtos de recebimento mensal — vinhos, vinis ou cestas de produtos orgânicos, por exemplo), podem condicionar o pagamento à cobrança recorrente.

Neste caso, o valor acordado em contrato é descontado mensalmente da fatura do cartão de crédito ou cobrado via boleto, e cabe à empresa vendedora acompanhar a correta quitação dos débitos — o que pode ser feito de forma simples via ferramenta de serviços de pagamento.  

Conciliação financeira automatizada

A conferência e checagem de movimentações originadas de operações com os consumidores é chamada de conciliação financeira, uma das mais importantes práticas da gestão de caixa de um negócio. Quando realizada manualmente, entretanto, demanda altos níveis de atenção e minúcia, o que torna o processo suscetível a erros e falhas.

Em contrapartida, quando feita de forma automatizada via solução gestão de meios de pagamento, a conciliação se torna um processo simples e altamente confiável, graças à rápida e efetiva identificação de inconsistências. 

Antecipação de recebíveis

Por fim, a antecipação de recebíveis é um serviço financeiro bastante usado por empresas que precisam de capital de giro, seja para fazer investimentos ou gerenciar o fluxo de caixa. 

O serviço financeiro viabiliza o adiantamento de valores a receber oriundos de pagamentos feitos a prazo ou parcelados via maquininhas de cartão de crédito. Quando realizada junto a um sistema efetivo de gestão, a antecipação ocorre de forma simples, rápida e transparente.

Extra: saiba mais sobre antecipação de recebíveis em nosso guia completo e gratuito! 

Como uma empresa de serviços financeiros ajuda o seu negócio?

Contar com uma boa empresa de serviços financeiros é fundamental para manter a saúde do seu negócio. Ao contratar uma plataforma unificada para gerenciar as opções contratadas (e as oferecidas ao cliente), você ganha tempo, produtividade e efetividade nos processos. Quer entender como? A gente te explica. 

Ganho de tempo: uma boa tecnologia financeira agiliza os processos de conferência e checagem de operações, facilitando também o acesso a dados financeiros que embasam tomadas de decisão e ajudam a prevenir a inadimplência. 

Mais eficiência e produtividade: times que operam com o suporte de uma boa tecnologia têm acesso facilitado a informações-chave para alimentar o controle financeiro da empresa dos pontos de vista estratégico e operacional. Adicionalmente, ao automatizar etapas da gestão de cobranças e meios de pagamento, o time ganha tempo para se dedicar a outras frentes de atuação. 

Excelência nos processos: a plataforma de serviços financeiros centraliza informações e oferece acesso facilitado aos dados e operações dos clientes, ajudando a gerenciar iniciativas de forma efetiva, o que impacta diretamente a organização do negócio e aumenta suas chances de crescimento. 

Como escolher a melhor plataforma e serviços financeiros? 

Até aqui, certamente te convencemos de que, mais do que adotar múltiplos serviços financeiros, ter uma plataforma que te ajude a gerenciá-los é essencial, certo? 

Para dar o primeiro passo, lembre-se de ter em mente um retrato do seu negócio: do que sua empresa precisa? Quais processos estão mais críticos? Quais as necessidades latentes do negócio? 

A partir deste entendimento, é hora de buscar as melhores soluções no mercado. Neste  momento, considere aspectos como as que citamos abaixo. 

  • Personalização: garanta que a solução ofereça recursos personalizáveis de acordo com a realidade do seu negócio e sua identidade de marca. O checkout personalizado é um exemplo de recurso que agrega valor à experiência do cliente ao mantê-lo conectado com a sua empresa mesmo nas etapas finais da compra. 
  • Integração: assegure-se também de que a ferramenta adotada seja facilmente integrada a outras soluções usadas na sua empresa, como um ERP ou plataforma de e-commerce. Assim, os dados são importados automaticamente e sua equipe poupa esforços e tempo. 
  • Usabilidade: uma boa solução de serviços de pagamento precisa ser acessível para todos. Por isso, teste a usabilidade do dashboard e o acesso a ferramentas e funcionalidades adicionais, garantindo que não haja grandes dificuldades na operação do sistema. 
  • Suporte: saber que pode contar com um time de atendimento capacitado e disponível é outro ponto de destaque no momento da escolha. Conhecer os canais de suporte e entender sobre a qualidade do contato com o cliente é imprescindível. 

Tenha muito mais do que uma plataforma de serviços financeiros

Que tal gerenciar seus serviços financeiros ao mesmo tempo em que automatiza processos de vendas, implementa funcionalidades de acordo com as suas necessidades e garante segurança e transparência nas movimentações?

Tudo isso é possível com a iugu, plataforma completa de serviços financeiros para gestão de caixa e automatização de meios de pagamento.

Na iugu, você conta com uma plataforma completa que centraliza diferentes frentes de atuação e ajuda a escalar a sua empresa com eficiência e personalização, afinal, as ferramentas mais poderosas são aquelas que se adaptam às suas necessidades. 

Conheça os planos e preços da iugu e encontre aquele que melhor se adequa às demandas do seu negócio.

Posts relacionados