Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h30 às 16h30. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

Como otimizar o recebimento recorrente da minha empresa?

Saiba como essa automatização do rececbimento recorrente pode te ajudar a ganhar mais tempo.

Escrito em 01 de Fevereiro de 2019 por Renato Ribeiro

Atualizado em 01 de Julho de 2021

Quais as medidas você tem adotado para melhorar o sistema de  da sua empresa? O volume de vendas pode aumentar o faturamento e ampliar a margem de lucro, mas para isso, o ideal é contar com um serviço de automação de cobrança recorrente para facilitar o recebimento.

Embora a adesão a um serviço de recebimento recorrente assegure com mais firmeza o pagamento por parte do contratante, não é certeza que vai evitar a inadimplência, o risco ainda existe, provocando desequilíbrio financeiro e baixa produtividade.

Se você é responsável pela gestão de cobranças da sua empresa vai gostar de saber que existe no mercado uma solução de alta performance com benefícios múltiplos — experiência agradável de compras ao consumidor e controle sistematizado de todo o percurso da venda até chegar aos cofres da empresa. Saiba tudo neste post!

O que é recebimento recorrente?

Basicamente, o recebimento recorrente gerencia as cobranças contratadas por um serviço recorrente que pode ter periodicidade quinzenal, mensal, semestral ou até anual, em troca de um serviço prestado ou um número variado de produtos.

De um lado está o consumidor que escolhe o que deseja, enche o carrinho, determina a forma de pagamento e também a data de vencimento, se comprometendo a manter o pagamento em dia para não resultar em corte do fornecimento.

Do outro lado está a sua loja e todo o time empenhado em realizar um atendimento de excelência, tanto no acolhimento do pedido quanto no processamento financeiro e serviço de entrega.

Quais são as principais formas de pagamento desse tipo de serviço recorrente?

Já sabemos que o consumidor da atualidade é exigente e apressado, o que obriga as empresas de negócio virtual a disponibilizarem, não apenas uma loja cheia de produtos e serviços, mas também formas de pagamentos flexíveis para atender a um público variado.

Com um serviço de automação de recebimento recorrente será mais fácil ofertar possibilidades, pois a tecnologia dá suporte para um controle muito melhor e reduz os erros. Veja o que você pode disponibilizar!

Boleto bancário

Aquele consumidor que, por qualquer motivo, não tem acesso a um cartão de crédito ou limite disponível que comporte o valor da compra pode aderir ao boleto bancário como meio de pagamento.

Como o recebimento recorrente é efetivado por contrato, a liberação está condicionada ao pagamento do boleto e nele consta a informação sobre a suspensão do fornecimento em caso de inadimplência até que a pendência seja regularizada.

O boleto apresenta uma desvantagem — seu tempo de processamento varia de dois a três dias úteis e somente depois da comprovação do pagamento é que o pedido é processado e enviado ao cliente. Quem deseja um atendimento imediato certamente recorrerá a outra forma de pagamento.

Cartão de crédito

Desde que disponha do limite suficiente para efetuar a transação, o cartão de crédito é um forte aliado do consumidor na hora de efetuar suas compras. Ao disponibilizar essa modalidade na plataforma da sua loja virtual, os resultados são praticamente instantâneos.

Não há dúvidas de que a receita chegará à conta da sua loja quando a operação se der por cartão de crédito. A estratégia é boa e você poderá negociar as tarifas praticadas por bancos — para serviços e caso deseje antecipar um montante — e pelas operadoras de cartão de crédito — para minimizar o reflexo nas despesas.

Débito automático em conta corrente

Outra forma de recebimento recorrente é por meio do débito automático em conta corrente. Por mais que essa seja uma das modalidades pouco utilizada, alguns clientes lançam mão do conforto de não ter que criar um sistema de lembrança de pagamento.

Com o valor mensal disponível em conta, eles preferem se valer de um sistema automático e, assim, não correr o risco de suspensão temporária do contrato.

Confira no vídeo abaixo, como fazer a gestão de cobranças e recebimentos:

Quais os benefícios para o cliente com a cobrança recorrente?

Para aqueles consumidores mais desconfiados, principalmente em informar os dados pessoais e do CVV do cartão, quanto mais transparente e objetivo for o processo de pagamento da sua loja, melhor será o comportamento do usuário e ele enxergará muitos benefícios no modelo de recorrência. Confira alguns a seguir:

1) Não compromete o limite do cartão de crédito

A venda do serviço recorrente — quando as parcelas de igual valor são cobradas e debitadas mensalmente na fatura — não compromete o limite do cartão de crédito exatamente por realizar cobranças pontuais e liberar o limite de crédito assim que a fatura for paga.

O que é diferente de um parcelamento — quando um determinado valor é dividido em parcelas iguais — que detém parte do saldo de limite do cartão conforme o valor total da compra.

2) Comodidade no pagamento

Visitar lojas cheias, enfrentar as enormes filas para finalizar uma compra, realizar o pagamento e retirar o produto já não é mais a realidade de muitos consumidores. Ao descobrir as lojas online e os bons serviços de pagamento, a comodidade se transformou em prioridade e preferência.

Na compra por recorrência, a cobrança, se assim desejar o cliente, poderá ser prevista e automática com débito na conta ou no cartão de crédito, sempre com avisos de movimentação programados pelo sistema de cobrança recorrente.

3) Data de vencimento flexível

O sistema permite que, no ato da compra e do pagamento, o consumidor escolha a data de pagamento que melhor se adapte ao seu controle financeiro. As datas são dispostas como opção para o cliente, causando uma boa impressão sobre a flexibilidade de vencimento.

Quais vantagens o negócio terá ao contratar o serviço de recebimento recorrente?

A tecnologia avançou e com ela as soluções integradas que priorizam a segurança das informações e transações, além do bem-estar do consumidor que efetua suas compras online sem se preocupar com o risco de fraude ou cobrança em duplicidade. Confira a seguir algumas vantagens de adotar o recebimento recorrente:

Aumento na geração de fluxo de caixa

O serviço recorrente cria um vínculo duradouro com o consumidor e quanto mais satisfeito ele estiver, mais se mantém o relacionamento e a permanência dele em longo prazo no formato, o que favorece o fluxo de caixa com entradas programadas.

Melhora na produção de relatórios e análise do público

Conhecer o cliente e como ele se comporta em relação ao que você oferece é fundamental para traçar estratégias de atendimento e fidelização, tendo como foco a satisfação e o cuidado de sugerir aquilo que esteja no radar da procura.

Ter em mãos relatórios que ajudem nessa análise e na tomada de decisões é umas das grandes vantagens que um sistema de automação promove ao negócio. Os relatórios aproximam o cliente da plataforma e servem de embasamento para a melhoria contínua.

A automação chegou para ficar e quem atua no mercado virtual caminha para a adesão de todos os serviços facilitadores da gestão financeira — a cobrança recorrente é um deles — e do relacionamento com o cliente como alternativa de negócio, promoção da marca e visibilidade no mercado.

A iugu é uma empresa de tecnologia avançada e especializada em soluções integradas para negócios com pagamento online. Atua no mercado desenvolvendo e disponibilizando uma plataforma inteligente e integrada aos interesses das empresas que atuam como loja virtual e desejam otimizar a cobrança recorrente.

Somos especialistas em soluções de cobranças e recebimentos para os modelo de Marketplace, Recorrência e Cobrança Avulsa. Além disso, nossa API é uma das mais completas e intuitivas do mercado. Por meio dela é possível ler toda a regra de negociação das empresas e automatizar as cobranças.

Quer saber mais como eliminar trabalhos manuais e por meio da automação de cobranças? Fale com um de nossos especialistas e peça uma demonstração.