Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h30 às 16h30. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

Pagamento recorrente em cartão de crédito: saiba como funciona esse formato de cobrança

Descubra tudo sobre o pagamento recorrente no cartão de crédito e as vantagens para sua empresa!

Escrito em 17 de Abril de 2020 por Redação iugu

Atualizado em 02 de Agosto de 2021

Entender como funciona o pagamento recorrente em cartão de crédito é uma estratégia sensata de todo gestor que quer diminuir a inadimplência em seu negócio ou que conta com um plano de expansão para sua empresa

Bastante aplicada por companhias que comercializam produtos ou serviços com pagamento periódico, como os clubes de assinatura, escolas e escritórios de contabilidade, o pagamento recorrente é uma modalidade financeira que tem conquistado adeptos em todo o Brasil.

forma de pagamento cartão de crédito recorrente

Crédito: CNBC

Quer entender melhor esse cenário e saber como funciona a forma de pagamento de cartão de crédito recorrente? É só seguir com sua leitura!

Pagamento recorrente em cartão de crédito: contexto

Antes de saber como acontece o pagamento recorrente em cartão de crédito, é importante compreender como funciona essa cobrança periódica. 

Esse tipo de pagamento se baseia na prestação de serviços ou comercialização de produtos que acontece de forma contínua. Assim, o cliente se compromete a pagar para usufruir o produto ou serviço, e esse pagamento acontece de maneira periódica. 

Bastante eficaz no combate a inadimplência, já que esse tipo de pagamento não precisa da ação do consumidor para realizá-lo, essa transição acontece de modo automático. Dessa forma, a sua empresa recebe por meio do cartão de crédito, do boleto ou do débito em conta na data programada.  

Nesse contexto, é preciso destacar o papel do cartão de crédito. Afinal, esse meio de pagamento é um dos preferidos dos brasileiros. Só no primeiro semestre de 2019, por exemplo, o mercado movimentou R$ 260 bilhões pelo uso de cartão de crédito. 

Diante desses dados, é possível afirmar que adotar essa modalidade financeira é uma boa alternativa, pois além de diminuir a inadimplência, facilita a vida dos clientes que, em sua maioria, utiliza o cartão de crédito como principal forma de pagamento e, também, permite que você controle melhor o seu fluxo de caixa

Continue lendo e entenda melhor no que se baseia a forma de pagamento de cartão de crédito recorrente.

Pagamento recorrente em cartão de crédito: benefícios

O pagamento recorrente em cartão de crédito é uma medida que assegura que sua empresa receba pelo serviço prestado pelo tempo determinado. Isso acontece por meio de um processo sistematizado, que oferece a possibilidade para que o cliente salve os dados do cartão, o que facilita as compras futuras. 

Contar com essa modalidade de negócio pode ser bastante benéfico para o seu negócio. Isso porque ela previne eventuais atrasos ou esquecimentos de pagamentos. 

Dessa forma, evita dores de cabeça tanto para você, gestor, que não precisará se preocupar que sua receita seja afetada, nem para o cliente, que não precisará pagar juros ou ter o seu serviço interrompido. 

Nesse cenário, o pagamento recorrente em cartão de crédito também apresenta outro benefício relevante, que é o parcelamento. Isso porque a possibilidade de parcelar o pagamento em várias vezes no cartão faz com que o consumidor conclua que efetuar a compra realmente vale a pena, já que, no fim das contas, ela não pesará em seu orçamento. Logo, é uma medida que também fomenta suas vendas

O que é preciso para realizar o pagamento recorrente em cartão de crédito? 

Para realizar o pagamento recorrente em cartão de crédito, é preciso contar com algumas ferramentas que facilitem essa transação financeira. São elas: 

1. Bandeiras de cartões de crédito

As bandeiras de cartão de crédito operacionalizam o processo de compra e venda e configuram uma peça importante em relação à diversificação de pagamentos. Isso porque, quanto mais popular for uma bandeira, maiores são as chances de que elas sejam aceitas comercialmente. 

Diante disso, muitos consumidores brasileiros trabalham com essas bandeiras, sendo as principais delas Visa, Elo, Mastercard e Diners. Desse modo, contar com elas é essencial para otimizar a cobrança recorrente em cartão de crédito. 

pagamento recorrente em cartão de crédito

Crédito: Adyen 

2. Gateways de pagamento

Os gateways de pagamento atuam como uma ponte de comunicação entre o consumidor, o banco e a operadora de cartão de crédito. Além de realizar a transação financeira, o gateway de pagamento garante o recebimento para a sua loja virtual. 

Logo, exerce um papel importante na economia da recorrência. Afinal, promove a comunicação imediata com a operadora de cartão e, assim, conclui a compra de modo quase imediato. 

3. Intermediadores de pagamento

Os intermediadores de pagamento são softwares que automatizam o recebimento via cartão de crédito, priorizando a questão da segurança ao diminuir o risco de fraudes

Bastante utilizados em cobranças recorrentes por facilitar as transações e por contar com pouca burocracia, adotar um intermediador de pagamento pode ser uma ótima alternativa para o seu negócio. 

4. API de pagamento

Por meio de uma API de pagamento, é possível disponibilizar várias formas de pagamento, entre elas, o cartão de crédito. 

Comunicando-se diretamente com a operadora do cartão, uma API de pagamento é uma solução tecnológica que oferece uma ótima experiência de compra para seus clientes e que valoriza a segurança das transações. 

Como você pôde perceber, um sistema de pagamento recorrente em cartão de crédito pode promover o seu negócio de maneira significativa, não é mesmo? Você também compreendeu que a tecnologia é uma excelente e fundamental aliada nesse processo, certo?

Para ajudá-lo em relação a isso, você pode contar com a iugu, uma companhia que combina tecnologia e expertise e que conta com soluções integradas para negócios com pagamentos digitais

Especializada em soluções de cobranças, como a recorrente, a iugu apresenta uma API intuitiva e robusta e, por meio dela, é possível automatizar todas as cobranças e demais processos financeiros de sua empresa, eliminando trabalhos manuais de maneira simplificada e com segurança.

Quer entender melhor como a Iugu pode otimizar o seu sistema de pagamento? Então, converse com um de nossos especialistas e solicite uma demonstração

Crédito da foto de capa: Freepik