Organização financeira: saiba como aplicar na sua empresa

Escrito em 07 de Junho de 2023 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

A organização financeira eficiente é o pilar que sustenta a saúde das empresas. Afinal, é a partir dela que os planos de crescimento em médio e longo prazo podem ser alcançados com facilidade. 

A falta de uma organização financeira empresarial pode, inclusive, acarretar situações complicadas: contas em atraso e dívidas que se acumulam ao longo dos anos colocam em risco até a existência do empreendimento. 

No Brasil, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 48% das empresas brasileiras fecham as portas em até três anos, e o principal motivo é a falta de gestão eficiente. 

Além disso, as altas taxas de juros e inadimplência que se abatem sobre o país tornam a situação ainda mais preocupante para as empresas, que precisam redobrar os cuidados com a organização e planejamento frente a recessão.

Os dados alarmantes mostram a importância da gestão e organização financeira eficientes para a sustentabilidade financeira das empresas. Contudo, ainda é comum que gestores e empreendedores ainda tenham dúvidas sobre como organizar as finanças da empresa de forma ágil e desburocratizada. 

Pensando nisso, preparamos um conteúdo com algumas dicas para ajudar você a entender como fazer um controle financeiro com o apoio da automatização.

Vamos lá?

Sem tempo para ler? Experimente o player abaixo!

O que é organização financeira empresarial?

A organização financeira empresarial é gestão eficiente e estruturada das finanças de uma empresa. 

Resumidamente, é por meio dela que uma organização planeja, controla e monitora seus recursos financeiros, incluindo receitas, despesas, investimentos, fluxo de caixa, capital de giro e financiamento. 

CTA news

Qual é a importância da organização financeira empresarial?

Uma organização financeira sólida é fundamental para o sucesso a longo prazo de qualquer empresa. Ela fornece uma visão clara da saúde financeira da organização e permite que os gestores tomem decisões informadas. 

Dessa forma, entender como organizar as finanças da empresa traz diversos benefícios, tais como:

  • Tomada de decisão informada: com uma organização financeira eficiente, os gestores têm acesso a informações precisas sobre o fluxo de caixa, lucratividade e rentabilidade da empresa. Dessa forma, eles podem tomar decisões mais informadas, como novos investimentos, expansão ou redução de custos;
  • Controle financeiro: a organização financeira permite que as empresas controlem seus gastos, monitorando de perto as despesas e identificando áreas de desperdício ou oportunidades de economia;
  • Planejamento estratégico: com uma visão clara das finanças, as empresas podem elaborar planos estratégicos realistas, estabelecer metas financeiras alcançáveis e monitorar seu progresso ao longo do tempo;
  • Estar preparado para crises: as crises são, muitas vezes, inevitáveis. No entanto, seus efeitos podem ser contornados com uma boa organização financeira. A partir de um planejamento e contenção de gastos frente às mudanças econômicas, a sua empresa pode reduzir os prejuízos ao negócio.

Conheça 4 dicas para melhorar a organização financeira com a tecnologia

Entender como organizar a vida financeira de uma empresa não é uma tarefa fácil, mesmo para os gestores mais experientes. 

Mas hoje, com o apoio de tecnologias como a automatização financeira, é possível agilizar e aprimorar a organização do seu negócio. Confira as dicas a seguir e saiba como. 

1. Utilize softwares de gestão financeira 

Hoje, existem diversos softwares de gestão financeira que oferecem recursos poderosos para a organização financeira. 

Essas ferramentas, além de automatizar tarefas burocráticas, como registro de transações, conciliação bancária e geração de relatórios, permitem armazenar informações em um local centralizado e seguro, facilitando o acesso e a análise dos dados.

2. Implemente sistemas de gestão integrados

Ao integrar os sistemas financeiros com outros setores da empresa, como vendas e estoque, é possível obter uma visão mais abrangente dos processos e evitar erros de comunicação. 

Por exemplo, a integração entre o sistema financeiro e o de vendas pode agilizar o faturamento e o registro de receitas.

3. Conte com a automatização financeira

A automatização de tarefas da rotina financeira, como envio de faturas, recebimento de cobranças recorrentes ou avulsas e centralização dos relatórios permite que os funcionários se concentrem em atividades mais estratégicas da empresa. 

Dessa forma, é possível reduzir erros humanos, ter mais agilidade financeira, informações centralizadas e organização no dia a dia do negócio. 

recorrência eficiente

4. Faça conciliação financeira

Se você recebe por múltiplos meios de pagamento online, fazer a conciliação financeira de forma automatizada é fundamental para organizar as finanças de forma ágil e sem erros.

Isso porque, é a partir da conciliação, é possível ter uma ampla visibilidade sobre recebimentos e movimentações financeiras da empresa, contribuindo para o controle, planejamento e tomada de decisão no negócio. 

Como a iugu contribui para a conciliação financeira das empresas?

Como você vimos logo acima, a conciliação é um ponto crucial de uma organização financeira eficiente.

Por isso, como um Hub de Pagamentos completo, a iugu não apenas transaciona pagamentos, mas disponibiliza dashboards para controle financeiro e conciliação das empresas.

A partir do painel do nosso software, os administradores da conta podem gerar planilhas com dados de todos os pagamentos transacionados na iugu, independentemente do método de pagamento utilizado, para fazer a conciliação com mais facilidade.

Com a tecnologia de automatização de meios de pagamento da iugu, você pode cuidar do pilar da sua empresa e concentrar todas as informações em só um lugar. 

Afinal, de nada adianta boas vendas se não há um controle ágil e eficaz do que acontece com o motor da sua empresa. Nesse sentido, a iugu conta com uma tecnologia flexível e transparente para te ajudar a automatizar o financeiro e deixar os processos manuais no passado.

Graças a uma API em português, robusta, bem documentada e de fácil implementação, você pode conversar com o nosso sistema, comandar ações, verificar configurações e realizar integrações com o seu sistema de forma simples e segura.

Com ela, você também consegue realizar integrações com outros sistemas de pagamentos, checar vencimentos e executar procedimentos automáticos, como a emissão de nota fiscal, suspensão de serviços e envio de ações para empresas terceirizadas de cobranças.

Quer entender mais sobre o assunto? Então, baixe gratuitamente o nosso e-book e aprenda a fazer conciliação financeira para empresas de forma eficiente. 

Nova call to action

Nova call to action

Posts relacionados