Marketing de influência: vantagens para sua loja virtual

Escrito em 22 de Outubro de 2020 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Você sabe o que é o marketing de influência? Fique tranquilo, pois não é nenhum bicho de sete cabeças. Provavelmente, você já deve ter incentivado — ou ter sido influenciado — a comprar algo, sem nem mesmo perceber como esse recurso pode ser poderoso para alavancar as vendas do seu e-commerce.

Neste post, vamos explicar como essa estratégia funciona, o poder dos influenciadores digitais e as vantagens que o modelo proporciona ao seu negócio. Quer entender o assunto? Então, fique conosco!

O que é marketing de influência?

O marketing de influência é uma divulgação que conta com a participação de produtores de conteúdo, fazendo com que os produtos ou serviços sejam divulgados por essas pessoas. São perfis conhecidos nas redes sociais, como Instagram ou YouTube.

Quer um exemplo simples? Sabe quando aquele seu amigo recomenda um ótimo restaurante ou a sua vizinha indica um produto bem eficiente para a limpeza de pisos? É a influência acontecendo. Mas, quando falamos de produtores de conteúdo, os resultados são muito maiores.

Quando aplicado à sua loja virtual, esse marketing pode tornar a sua empresa mais conhecida e fazer com que o público sinta segurança em comprar nela. Vale lembrar que essa confiança é essencial quando se trata de negócios digitais, que são inúmeros — e nem todos confiáveis.

Qual a relevância dessa estratégia?

Apostar nesse modelo de marketing é uma decisão inteligente e que considera os novos hábitos de consumo. Segundo dados do IBGE, em dois anos, mais que dobrou o número de pessoas que usam a TV para acessar a internet.

Durante o mesmo período, a quantidade de domicílios com TV por assinatura caiu 4,4%. Isso indica uma substituição clara de conteúdos de veículos mais tradicionais por entretenimento disponibilizado em meios digitais. Mas não basta a internet ganhar a preferência dos consumidores: os influenciadores são vistos como pessoas confiáveis.

De acordo com o Manifesto dos Influencer Marketing, 82% das pessoas tendem a seguir recomendações dos influenciadores, em vez de personalidades e pessoas famosas. Os consumidores se sentem mais seguros e próximos dos produtores de conteúdo do que de celebridades, como atores e modelos.

Quer mais dados sobre o poder do marketing de influência? Quase metade dos americanos (49%) afirmaram depender de influenciadores para uma decisão de compra, e 22% dos jovens economicamente ativos nos EUA fizeram uma aquisição após ver a recomendação de um influenciador. Esses números constam em pesquisa feita pelo Influencer Orchestration Network.

Quem são os influenciadores?

Os influenciadores digitais são pessoas com perfis conhecidos nas redes sociais. Eles contam com um grande número de seguidores, que não só assistem o que eles produzem, mas também, participam por meio de comentários e compartilhamentos.

Há influenciadores de diversos nichos, como Whindersson Nunes, em humor, Niina Secrets, em maquiagem e beleza, Nathália Arcuri, em finanças, entre outros. Vale lembrar que nem só de grandes contas é feito o universo dos influenciadores.

Muitos têm um número de seguidores menor, mas com um grande poder de sugestão entre o seu público (os microinfluenciadores).

Quais são as vantagens de investir em marketing de influência?

Já deve ter ficado mais claro como funciona o marketing de influência e como ele está ocupando um espaço cada vez maior nos hábitos de consumo, certo? Vamos destacar, então, os principais benefícios dessa estratégia.

Desperta confiança

É provável que você sinta mais segurança quando decide comprar um produto que um amigo ou familiar indicou. O mesmo vale para o marketing de influência, mesmo que essa indicação tenha sido feita por um influenciador digital, que não é uma pessoa próxima.

Esses influenciadores são vistos como pessoas reais e acessíveis, e que dão sua opinião honesta sobre o que adquiriram. Muitas vezes, até comparam o item com produtos similares da concorrência.

Aumenta o alcance

A internet é um espaço amplo para a divulgação e traz um excelente retorno. Para isso, existem várias estratégias e técnicas, sendo o marketing de influência bem poderoso nesse sentido.

Associar a marca a um influenciador faz com que o canal dessa pessoa seja um ponto de divulgação do seu produto. Assim, atinge os consumidores que se identificam com o conteúdo publicado ali.

Também faz com que a sua empresa seja encontrada mais facilmente pelo Google. Afinal, as técnicas de divulgação sem o uso de anúncios pagos relacionam-se muito com a presença da marca em diversos veículos digitais.

Chega ao público certo

Não é muito eficiente fazer anúncios de novos modelos de fogões em uma revista adolescente, certo? O marketing digital funciona da mesma maneira.

Para alcançar os resultados desejados, você precisa conhecer bem o seu público, o que o interessa e, principalmente, o que consome. Os influenciadores trabalham com nichos bem definidos, e podem ajudar a sua empresa em uma divulgação mais precisa.

Não pense que é uma estratégia limitada demais ― ao encontrar um produtor de conteúdo que fale diretamente com as pessoas que compõem o perfil de cliente da sua empresa, pode ter a certeza de que a divulgação será direta, com uma aceitação maior e melhores retornos.

Oferece opções de formatos

A divulgação com o apoio de influencers pode ser feita de diversas maneiras. Podemos começar pela escolha do canal ideal para o seu produto, de acordo com o tipo de campanha que você quer desenvolver.

Entre os relacionamentos, é possível fazer parcerias, publiposts (em que o conteúdo é pago pela empresa, sendo esse ponto sinalizado pelo influenciador no material veiculado), envio de produtos para que a pessoa experimente e dê sua opinião, campanhas criativas, entre outros.

Essa riqueza de opções é excelente para que a empresa consiga encontrar o que se adéqua melhor à marca e ao orçamento.

Você entendeu melhor o que é o marketing de influência e como ele pode ajudar o seu e-commerce a faturar muito mais? Contar com a ajuda de influenciadores traz uma presença muito mais marcante do seu negócio, fazendo com que a marca atinja um grande número de pessoas que realmente se interessam no produto oferecido.

Se quiser receber mais informações como esta, assine a nossa newsletter e seja informado sobre novos posts interessantes!

Posts relacionados