Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica, não sejam MEI e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h às 17h. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Indiquei um cliente pelo programa de Afiliados. Como eu posso consultar minha indicação?

Você pode consultar sua indicação no Painel do Indicador.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

Quero ser cliente

Inovação em marketplaces: ela é realmente importante?

Escrito em 10 de Agosto de 2020 por Renato Ribeiro

A inovação em marketplaces traz benefícios significativos para os empreendedores que desejam ter sucesso online. Afinal, esse modelo tem proporcionado aos lojistas a possibilidade de eles disponibilizarem seus produtos a preços competitivos e de modo prático. 

Uma das grandes razões que contribuíram para o sucesso desse modelo de negócios foi a mudança do comportamento do consumidor. Isso porque, antes, as pessoas tinham receio de realizar uma compra online,por medo de sofrerem algum tipo de ameaça cibernética ou fraude

No entanto, hoje, apesar dessa preocupação ainda existir, o consumidor se sente mais confortável na hora de adquirir um produto/serviço virtualmente, como mostra pesquisa da Statista. Segundo ela, cerca de 75% das pessoas realizam uma compra online, pelo menos, uma vez por mês.

soluções inovadoras para marteplaces

Crédito: Statista 

Além disso, de acordo com levantamento da Bain & Company, esse mercado, em nível global, já ultrapassou os 2,2 trilhões de dólares e apresenta uma taxa anual de crescimento de 24% .

Nesse cenário, é importante ressaltar que essa realidade de crescimento também pode ser observada no Brasil em 2020. Isso porque, apesar do contexto desafiador do Coronavírus,  houve um aumento médio de 400% no número de lojas virtuais durante o isolamento. 

Segundo a ABComm, no começo da quarentena, a média de abertura de lojas virtual registrada foi de 10 mil por mês  Contudo, a partir do momento que medidas de isolamento social foram decretadas, esse número foi multiplicado por 5. 

Este avanço não aconteceu por acaso. Ele foi fruto de medidas do governo e também de parcerias, como a realizada entre o Sebrae e o Magazine Luiza, por exemplo. Essa ação de um dos marketplaces mais importantes do Brasil em conjunto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas possibilitou que o empreendedor: 

  • anunciasse os seus produtos em todas as plataformas do Magazine Luiza sem custo de adesão;
  • gerisse seu negócio por meio de relatórios em tempo real;
  • não se preocupasse com a logística, já que as entregas ficaram sob responsabilidade do marketplace, entre outras. 

Diante desses dados, é possível concluir que essa inovação em marketplaces está trazendo benefícios significativos para todos aqueles que desejam empreender online mesmo em um cenário desafiador, certo?

No entanto, há outras inovações em que você pode se inspirar. Para descobrir quais são elas, basta ler este post até o fim!

Inovação em marketplaces: como adotá-la?

Antes de conhecer soluções inovadoras para marketplaces e cases inspiradores, é crucial abordar um tema comum entre empreendedores: vale mais a pena abrir um marketplace próprio ou apostar na divulgação de seus produtos em um modelo já existente?

Essa dúvida é corriqueira e não há uma resposta certa ou definitiva para ela. Afinal, tudo depende de seu objetivo e de seu perfil como empresário. 

Em outras palavras, para quem está começando, anunciar suas mercadorias em um marketplace pode ser mais vantajoso. Isso porque, o empreendedor de primeira viagem não precisa se preocupar com logística, publicidade e consegue alcançar uma visibilidade que dificilmente teria com seu e-commerce próprio. 

Para conhecer outros benefícios de anunciar seus produtos em um marketplace, recomendamos que assista ao vídeo abaixo:

Contudo, para quem deseja ter mais autonomia, tem como meta expandir o seu negócio em longo prazo e obter lucros significativos, abrir o seu próprio marketplace representa uma opção mais ousada e atrativa.

Para tanto, é essencial que você já tenha uma experiência relevante no mercado, tenha bons contatos, capital para investimento e deseje impactar, de modo significativo, a vida de outras pessoas. 

Infográfico explicando o que é marketplace

Independentemente de qual seja decisão, no decorrer desse post, você conhecerá alguns dos marketplaces mais inovadores do mercado e também terá acesso a dicas valiosas, caso deseje abrir um modelo próprio. 

Leia também: 

Como ter um um marketplace de sucesso?

Para ter sucesso nesse modelo de negócio de sucesso, é preciso adotar a inovação e também aplicar algumas estratégias. Confira, agora, algumas delas.

1. Faça um estudo profundo do mercado

Não adianta só ter boa vontade e capital, é preciso, também, fazer um estudo profundo sobre o mercado. 

Para tanto, é essencial verificar se há aderência de seu nicho e também se há demanda por ele. Também é crucial verificar as ações que a concorrência está adotando e analisar se a sua empresa está preparada para oferecer diferenciais. 

2. Ofereça um equilíbrio entre os preços

Não é segredo para ninguém que o preço ainda configura um dos principais fatores para que uma pessoa opte por uma empresa, certo? No entanto, é preciso verificar se o seu negócio tem condições de oferecer preços competitivos sem que isso afete sua margem de lucro. 

Atingir o valor ideal não é tarefa fácil, pois requer uma série de testes. No entanto, essa medida é primordial tanto para atrair vendedores para seu negócio como para conquistar seu público-alvo. 

3. Tenha um site responsivo 

O consumidor atual utiliza o smartphone para realizar suas compras. Desse modo, é fundamental ter um site responsivo para que ele não tenha uma experiência de compra frustrada e abandone sua marca. 

4. Gere oferta e demanda

Um marketplace só sobrevive se houver compradores e vendedores, certo? Sendo assim, é essencial investir em publicidade para que, assim, ambos os públicos conheçam os objetivos e as vantagens de seu negócio. 

Nesse sentido, uma boa dica é: não invista em publicidade agressiva, ou seja, em veículos caros e em comerciais de TV. Aqui, a estratégia mais inteligente é testar canais orgânicos e links patrocinados, assim como aplicar outras medidas relevantes de marketing digital. Para tanto, é válido contratar uma agência ou um profissional do setor. 

5. Ofereça personalização

Depois de ter atraído compradores para o seu marketplace é essencial fidelizá-los. Para isso, além de oferecer uma boa experiência de compra, é fundamental apostar em estratégias de personalização. 

Nesse cenário, o seu marketplace deve apresentar produtos recomendados, o sistema de pagamento preferido, entre outros fatores que façam sentido para o seu negócio. 

6. Adote uma boa plataforma de pagamentos automatizada

Nesse modelo de negócios é comum que façam parte de uma mesma transação diversos vendedores. Desse modo, é preciso identificar cada um deles para calcular a comissão correspondente. 

Essa prática pode dar margem a erros. Dessa forma, contar com uma plataforma de pagamentos que automatize esse processo, como a iugu, pode fazer toda a diferença. Afinal, por meio dela, o repasse dos valores acontece de modo automático e sem erros.

Resumindo, para ter um marketplace de sucesso é importante:

  1. Fazer um estudo profundo do mercado
  2. Oferecer um equilíbrio entre os preços
  3. Ter um site responsivo
  4. Gerir oferta e demanda 
  5. Oferecer personalização
  6. Adotar uma boa plataforma de pagamentos automatizada 

Inspire-se com  4 soluções inovadoras para marketplaces 

Para saber qual inovação em marketplaces abraçar, nada melhor do que conhecer grandes referências do mercado, não é mesmo? 

Além do Magazine Luiza, há outros marketplaces de renome que aproveitaram oportunidades e que, assim, cresceram e continuam se expandindo ao adotarem soluções inovadoras em seus negócios, como:

1. Amazon

A Amazon é bastante famosa por suas iniciativas disruptivas. Uma delas é, sem dúvida,a sua logística. Afinal, as entregas da Amazon são conhecidas pela rapidez e eficiência. Logo,a empresa é uma autoridade no setor. 

Para isso, esse marketplace investiu em métodos avançados de geolocalização e também apostou na qualificação de seu time, assim composto por profissionais altamente gabaritados, como cientistas de dados e engenheiros, entre outros. 

Além disso, a empresa pensou fora da caixa ao fazer parcerias inteligentes com distribuidores locais, uma iniciativa que facilitou muito o processo de escoamento de produtos e que,dessa forma, valorizou a experiência do cliente, já que assegurou a rapidez na entrega.

2. Etsy 

O Reclame Aqui fez uma pesquisa que revelou que quase 64% dos consumidores abandonam seus carrinhos ao se depararem com o valor do frete. 

De olho nessa elevada porcentagem, o Etsy apostou na inovação em marketplaces ao adotar uma medida simples, mas arrojada e corajosa: incentivar o frete grátis para compras acima de 35 dólares. 

Para tanto, esse marketplace que tem como modelo de negócio o comércio de artesanato e itens antigos, forneceu ferramentas e suporte para que seus vendedores pudessem oferecer o frete grátis sem perderem seus lucros. 

3. Repassa 

Com foco na economia colaborativa, o Repassa, marketplace de moda, não poderia deixar de aparecer nessa lista de empresas que contam com soluções inovadoras para marketplace. Isso porque essa empresa brasileira, além de querer comercializar seus produtos, deseja causar um impacto positivo na sociedade. 

Para isso, o Repassa estimula a troca e a solidariedade. Ou seja, cada usuário envia um convite para outros amigos apenas dos produtos que considera de boa qualidade e confiáveis. Logo, esse amigo envia a outro e, assim, o comércio acontece com base na confiança 

Além disso, o marketplace recompensa com 1% do valor por item vendido e seus usuários não pagam nada para entrar na plataforma.  

4. DogHero

A DogHero, conhecida por conectar donos de cachorros com pessoas apaixonadas por pets e que podem oferecer hospedagem ou passear com eles, trouxe uma solução inovadora e prática em um momento de crise: atendimento veterinário em domicílio. 

Ou seja, a empresa brasileira transformou a crise da pandemia em oportunidade e, assim, trouxe vantagens tanto para os donos de cachorrinhos como para os profissionais que não querem sofrer financeiramente pela diminuição do número de consultas. 

Outra solução inovadora da DogHero é que ela conta com um sistema de pagamento eficiente, assim, tanto o pagamento da hospedagem, como do veterinário e do cuidador acontece de modo organizado e sem erros. 

Para tanto, a empresa adotou a iugu, uma empresa com mais de 8 anos de mercado e a maior especialista em solução de cobranças para marketplace e recorrência

Além disso, a iugu traz o split de pagamentos, uma ferramenta importante para quem quer repassar os valores de comissionamento de modo prático, seguro e transparente para seus vendedores. 

A iugu também apresenta hoje o melhor custo-benefício do mercado, sua API é intuitiva e robusta,  e sua plataforma é a melhor do Brasil,  tanto para gerenciar como para receber pagamentos. 

Outro ponto que a iugu prestigia é a segurança. Afinal, conta com as melhores práticas do mercado financeiro para detectar ações fraudulentas. Logo, está preparada para fortalecer a credibilidade de seu marketplace. 

Em outras palavras, ter uma ferramenta que valorize a segurança e que assegure o repasse correto de comissões para os seus vendedores é essencial, principalmente para o empreendedor que deseja se lançar nesse mercado. 

Além de valorizar a experiência dos vendedores, a iugu também promove a experiência de seus clientes em toda a jornada de compra ao: 

  • contar com o checkout transparente, não direcionado o consumidor para outra página na hora do pagamento; 
  • facilitar o pagamento em até 12 vezes;
  • ter o boleto mais barato do mercado;
  • oferecer todas as bandeiras de cartão de crédito;
  • fornecer a personalização por meio de regras de cobrança.

Não perca a oportunidade de começar o seu negócio e vê-lo deslanchar  Para isso, basta clicar aqui e conversar com um dos especialistas da iugu, totalmente sem compromisso. 

Você curtiu esse conteúdo? Foi útil conhecer todo esse processo de inovação em marketplaces? Compartilhe sua opinião com a gente! Ela é muito valorizada pela iugu. 

Caso tenha gostado desse post, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais. Afinal, conhecimento compartilhado é ainda melhor que conhecimento adquirido! Pense, com apenas poucos cliques, você pode contribuir para que outros negócios deem certo.

Crédito da foto de capa: Freepik