Descubra como foi a evolução dos meios de pagamento no Brasil e em que ponto estamos

Escrito em 16 de Janeiro de 2014 por Patrick Negri

Atualizado em 21 de Dezembro de 2023

A evolução dos meios de pagamento testemunhou uma transição de trocas baseadas em moedas físicas para métodos eletrônicos. Desde o dinheiro tradicional até cartões de crédito, débito e, mais recentemente, criptomoedas, a tecnologia impulsionou mudanças significativas na forma como as transações financeiras ocorrem globalmente 

A internet abriu caminho para o comércio eletrônico e revolucionou como consumimos e nosso comportamento. Podemos ver isso pela evolução dos meios de pagamento. Lembra quando você precisava ir até o banco e o intermediador do pagamento era uma pessoa? Isso ainda existe, mas mudou bastante. Confira como aconteceu esse processo.

Antes, os estabelecimentos comerciais tinham horário de funcionamento limitado. Hoje, com a evolução dos meios de pagamento, os comércios eletrônicos funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana, possibilitando que façamos uma compra no conforto de nossa casa e na flexibilidade do nosso horário.

Quando o comércio eletrônico nasceu, em 1995, as compras eram únicas. Ou seja, o cliente entrava na loja online, realizava sua compra e pronto. A interação entre consumidor e o lojista acabava ali, ou até que o cliente retornasse para uma nova compra.

A evolução dos meios de pagamento e o surgimento dos meios online chegaram para atender este modelo de compra única, que caracteriza o e-commerce. Conforme a imagem abaixo: você compra em uma loja online e a loja envia a compra para você.

Para comprar online é necessário transacionar os pagamentos entre o consumidor e o lojista e quanto mais rápido isso acontecer, melhor a experiência do cliente que tende a voltar a comprar. Confira a seguir um pouco mais da história dessa evolução dos meios de pagamento.

Como começou a evolução dos meios de pagamento?

Muitas pessoas que são da geração y, os chamados Millennials, podem contar nos dedos das mãos quantas vezes pagaram uma compra com cheque. Muitos podem nunca nem ter utilizado essa forma de pagamento.

Contudo, ela foi muito popular antes do surgimento da internet e da popularização dos cartões de crédito, principalmente para parcelamento ou pagamento de grandes quantias.

Outra prática utilizada era o pagamento de contas diretamente na boca do caixa do banco. Era preciso ficar horas e horas na fila aguardando sua vez para pagar uma conta. Você ficava mais tempo na fila do que realizando o pagamento.

Com a popularização da internet, o e-commerce ganhou força e revolucionou como o consumidor faz compra e paga essas contas. Isso mudou também a maneira como as empresas se relacionam com seus clientes, como analisam seus resultados e oferecem novos serviços.

Quais são e como foi a evolução dos meios de pagamento?

A evolução dos meios de pagamento ao longo do tempo é marcada por avanços tecnológicos, mudanças nas práticas comerciais e inovações financeiras. Aqui está uma visão geral da evolução dos meios de pagamento:

 1- Troca de bens e serviços por produtos

Nos estágios iniciais da civilização, as transações eram baseadas na troca direta de bens e serviços. Esse sistema, conhecido como troca de escambo, era limitado pela necessidade de encontrar uma correspondência direta entre as necessidades das partes envolvidas.

2- Moedas metálicas

À medida que as sociedades cresceram, a necessidade de um meio mais eficiente de troca surgiu. As moedas metálicas foram introduzidas em várias culturas antigas, como os gregos, romanos e chineses, para facilitar o comércio. Isso permitiu uma forma padronizada de troca que tinha valor intrínseco.

3- Cédulas de papel e dinheiro

Com o tempo, as sociedades perceberam que poderiam usar papel em vez de moedas metálicas. As primeiras formas de dinheiro de papel eram certificados representando depósitos em ouro ou prata. Eventualmente, essas notas evoluíram para cédulas de papel fiduciárias, que têm valor porque são respaldadas pela confiança na autoridade que as emitiu. 

4- Cheques

Os cheques foram introduzidos como uma forma de instrução escrita para um banco pagar uma determinada quantia da conta do emitente para o destinatário. Eles se tornaram populares, especialmente para transações comerciais e pagamentos de contas

5- Cartões de crédito e débito

A introdução de cartões de crédito e débito na segunda metade do século XX revolucionou os meios de pagamento. Os cartões permitiam transações eletrônicas e eliminavam a necessidade de carregar grandes quantidades de dinheiro.

6- Pagamentos online

Com o advento da Internet, os pagamentos online tornaram-se amplamente utilizados. Esses sistemas foram criados na virada do século, facilitaram pagamentos eletrônicos entre indivíduos e empresas. O comércio eletrônico também impulsionou o uso de cartões de crédito e débito online. 

7- Criptomoedas

A mais recente evolução inclui as criptomoedas, como Bitcoin e Ethereum. Elas usam tecnologia de blockchain para oferecer transações seguras e descentralizadas, sem depender de instituições financeiras tradicionais. As criptomoedas representam uma mudança significativa na forma como concebemos a moeda e os pagamentos. 

8- Pagamentos por dispositivos móveis

Com o aumento da conectividade móvel, os pagamentos por meio de dispositivos móveis se tornaram populares. Aplicativos de pagamento e carteiras digitais permitem que as pessoas realizem transações usando seus smartphones.

A tecnologia ajuda a evolução dos meios de pagamento? 

Não só a internet, mas o avanço da tecnologia também foi fundamental para a evolução dos meios de pagamento. A tecnologia avançou para os serviços em nuvem, ou cloud service.

Com isso, os serviços online, ou SAAS (software as a services); em português “software como serviço”, entraram em cena em um mercado em demanda crescente. Basicamente, a nuvem proporciona o acesso por vários dispositivos, como na imagem abaixo:

Alguns exemplos de SaaS são:

  • Software voip com pagamento via compra de crédito (Skype);
  • Software de gestão financeira (Conta Azul);
  • Software para serviço de monitoramento das redes sociais (Hootsuite);
  • Software para atendimento ao cliente (Zendesk);
  • Software para envio de mala direta (MailChimp);
  • Software para gestão comercial (Salesforce);
  • e muitos outros.

Uma das características que diferencia o serviço online do e-commerce, é a recorrência do pagamento. Em geral, um serviço online está atrelado a uma mensalidade, ou compra de crédito, que permite a continuidade do serviço prestado.

Os meios de pagamento online são soluções de tecnologia robustas, com muitos processos e inseridos em um mercado de difícil inovação, o mercado financeiro. Pois vale a regra de que em time que está ganhando, não se mexe.

Por conta disso, os intermediadores de pagamentos atuais foram criados para sustentar as demandas do e-commerce, e movimentam bilhões em todo o mundo.

As empresas que oferecem serviços online têm demandas distintas, e para atendê-las é necessária uma adequação, por isso, a tendências nos meios de pagamento é que novas tecnologias sejam criadas para servir esse novo mercado, assim como aconteceu com o comércio eletrônico, só que a agora a bola da vez é o SaaS.

Leia também: Descubra os 6 principais intermediadores de pagamento para WooCommerce

Quais são os benefícios das inovações nos meios de pagamento online? 

Como vimos, a evolução dos meios de pagamento foi notória e vem facilitando muito a vida de todas as pessoas. Confira a seguir os principais benefícios dessas inovações:

  • API de fácil implementação: com pouquíssimas linhas de código, o meio de pagamento está integrado ao site. Antes uma implementação poderia levar semanas.
  • Transparência de pagamento: ao realizar o pagamento, o cliente final não precisa sair do site e preencher os dados no site do intermediador. Isso é uma grande vantagem, pois muitos e-commerces perdem vendas neste processo.
  • Transferência dos dados por sistema de tokens: os dados do cartão do cliente nunca chegam no servidor do lojista e vão direto para um servidor seguro (vault) que cria um token de identificação para o lojista. Isso é um avanço na segurança de dados.
  • Painel administrativo mais intuitivo: facilidade para fazer a gestão de assinaturas dos clientes (criar, cancelar, inserir cobranças adicionais, alterar datas).
  • Cobranças mais simples e relatórios financeiros transparentes: clareza na hora de entender as taxas e deduções. Quem usa um intermediador de pagamento, sabe que as taxas variam muito e às vezes fica difícil de entender as deduções.
  • Ferramentas para análises: é possível acompanhar o crescimento semanal, mensal, ver a distribuição de clientes por assinatura, taxas de cancelamento do mês e anual, e análise de taxas de retenção, que permite saber quanto o cliente gera para empresa antes de efetuar o cancelamento.
  • Saques automáticos em até 7 dias úteis.

Como incluir toda essa inovação na prática?

Se a sua empresa precisa fazer cobranças na internet, é indispensável pesquisar qual intermediador atende o perfil do seu negócio, pois, como vimos, estamos em um momento de inovação neste mercado.

Independente da evolução dos meios de pagamento, o mercado brasileiro de pagamentos eletrônicos é carente de serviços de qualidade. Depois de duas décadas, há muito aprendizado que pode ajudar empresas a serem mais inovadoras e criarem serviços que entendam e atendam as reais necessidades de seus clientes.

Para começar a colocar em prática é preciso contar com serviços que você tem certeza que serão de qualidade e que vão proporcionar a melhor experiência para o cliente. A iugu é uma plataforma completa de serviços financeiros para gestão de caixa e automatização de meios de pagamento.

Além disso, nossa API é uma das mais completas e intuitivas do mercado. Por meio dela é possível ler toda a regra de negociação das empresas e automatizar as cobranças. Quer saber mais como incluir essas inovações em sua empresa por meio da automação de processos financeiros? Fale com um de nossos especialistas e entenda como a nossa tecnologia apoia a evolução do seu negócio.

Posts relacionados

homem segurando celular e escaneando um QR code Pix
homem segurando um celular e um cartão de crédito fazendo um pagamento online
mão de uma mulher, segurando cartão de crédito e usando o gateway de pagamento iugu