Edtechs brasileiras: as 10 startups da nova era da educação

Escrito em 21 de Julho de 2020 por Patrick Negri

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

De acordo com o Mapeamento Edtech, realizado pela Associação Brasileira de Startups em parceria com o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), existem atualmente 449 edtechs brasileiras. E o dados indicam ainda que esse é um mercado em plena expansão.

Embora o mesmo levantamento mostre que 70,6% delas atue no ensino básico, há edtechs voltadas para todos os níveis de ensino. É possível ainda encontrar startups focadas no ensino técnico e em educação corporativa.

Nesse universo de quase 500 startups, selecionamos 10 edtechs brasileiras que resumem a nova era da educação no país:

  • DreamShaper
  • Descomplica
  • Veduca
  • Quero Educação
  • Witseed
  • Alura
  • Maker Robotics
  • Árvore de Livros
  • Eduk
  • Brain Academy

Cada uma à sua maneira, essas startups usaram a tecnologia para superar práticas ultrapassadas e promover inovações no aprendizado. Confira logo abaixo como essas edtechs estão ditando futuro do ensino no Brasil.

Edtechs brasileiras: 10 casos de sucesso

Para quem não sabe o que são edtechs, estamos falando aqui de empresas focadas em criar soluções inovadoras para a educação, com a tecnologia como principal ferramenta. Podem ser englobadas nesse termo startups que investem em desenvolvimento de software sob demanda, plataformas online, ferramentas de gamificação e jogos educativos, entre outras iniciativas.

Para entender melhor a revolução que essas iniciativas estão promovendo no sistema pedagógico brasileiro, vamos apresentar 10 startups com áreas de atuação distintas. Em comum, o desejo de inovar e melhorar os indicadores educacionais do país.

1. DreamShaper

Essa startup criou uma plataforma online que ajuda alunos de escolas a desenvolverem competências socioemocionais e do mundo do trabalho relacionadas com a matéria que aprendem na sala de aula. Mais de 250.000 alunos e 500 instituições já usam a DreamShaper como ferramenta de apoio ao aprendizado.

A plataforma pode ser customizada de acordo com o currículo de cada escola. E, além de beneficiar os alunos, é uma grande aliada dos professores, que ganham instrumentos para motivar e auxiliar trabalhos práticos e fazer um acompanhamento personalizado das atividades.

2. Descomplica

Criada em 2011, essa edtech se define como um cursinho pré-vestibular online, com conteúdos focados no Enem. Pagando o serviço de assinatura, o usuário tem acesso a aulas pré-gravadas, aulas ao vivo, monitoria, correção de redações, questionários e simulados.

A Descomplica já levou os benefícios do ensino online a mais de 230 mil alunos e oferece também soluções para concursos públicos, reforço universitário e pós-graduação. Em 2017, a startup foi incluída no ranking da revista americana Fast Company como a terceira empresa mais inovadora da América Latina.

3. Veduca

O foco dessa edtech é ampliar e democratizar o acesso à educação. Para isso, além de cursos com valor acessível (a partir de R$ 29,90), a edtech também disponibiliza conteúdo gratuito por meio de vídeos no Youtube.

Os cursos são ligados às áreas de comunicação, planejamento estratégico, gestão de projetos e desenvolvimento humano. Atuando desde 2012, em parceria com instituições, empresas e profissionais de mercado, a Veduca já ultrapassou a marca de 2,5 milhões de alunos.

4. Quero Educação

Reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial em 2018 como uma das 50 startups com mais impacto na América Latina, a Quero Educação já ajudou milhões de brasileiros a comparar faculdades, cursos e escolas e a pagar o menor preço pelos seus estudos. E tudo por meio de serviços 100% digitais.

Fundada em 2012, a edtech conecta alunos a instituições de ensino por meio de ferramentas como Quero Pago e Quero Bolsa, esse último um e-marketplace que ajuda os estudantes a encontrar um curso que caiba no seu orçamento. A plataforma já tem mais de 500 mil alunos matriculados e mais de 195 mil faculdades e escolas cadastradas.

5. Witseed

Você consegue imaginar como o cinema pode se aliar à educação e à tecnologia? Pois esses são justamente os três pilares de atuação da Witseed, que produz conteúdo audiovisual para educação corporativa.

A startup adapta a experiência para cada profissional e aborda diversos temas, como negociação, liderança, automação, processos analíticos e criatividade. Entre seus clientes se destacam grandes empresas como Vale, Gerdau, Natura e Siemens, entre outros.

6. Alura

A Alura é a maior plataforma brasileira de cursos de tecnologia com conteúdo 100% em português. Com mais de 1120 cursos e novos lançamentos toda semana, os usuários têm acesso a formações em programação, design, mobile, marketing digital e técnicas de growth hacking, entre outros.

A startup criou também uma plataforma voltada exclusivamente para a introdução de jovens e adolescentes no mundo da tecnologia. E, além dos planos de assinatura para usuários individuais, oferece planos corporativos com relatórios gerados para o acompanhamento do setor de RH das empresas.

7. Maker Robotics

Com mais de dez anos de atuação no mercado de educação e tecnologia, a Maker Robotics se dedica ao desenvolvimento de material didático e projetos de robótica no âmbito educacional. Com sede na cidade de Leme, interior do estado de São Paulo, a edtech já fechou parcerias com escolas em todas as regiões do Brasil.

O foco da startup é utilizar a robótica para difundir conhecimentos entre estudantes do ensino regular. Além disso, possibilita que os alunos participem de duas das principais competições de robótica mais importantes do mundo: a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e a International Youth Robot Competition (IYRC).

8. Árvore de Livros

Maior plataforma de leitura digital do Brasil, o foco dessa edtech é semear o hábito de ler por meio de parcerias com instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas. E o trabalho tem rendido frutos: a média de livros lidos por aluno é mais que o dobro da média nacional (5,8 contra 2,3).

Com um acervo superior a 30 mil títulos e presente em mais de 600 escolas, a Árvore de Livros já impactou mais de 180 mil estudantes por todo o Brasil. Em 2019, foi finalista do EdtechX, que reconhece as startups mais inovadoras do mundo.

9. Eduk

Essa plataforma de ensino online é totalmente focada em cursos profissionalizantes. O foco da Eduk é ensinar empreendedores que querem aprender aprender uma nova habilidade e fazer dela um meio de vida.

Assinando os serviços da startup, os usuários têm acesso a mais de 2000 cursos e tutoriais em áreas como gastronomia, artesanato, beleza e negócios, entre outros. A plataforma tem ainda uma seção dedicada apenas a cursos grátis, com conteúdo aberto para não assinantes.

10. Brain Academy

A Brain Academy é pioneira em cursos focados em inteligência socioemocional e no desenvolvimento das funções executivas para todas as idades. Com metodologia exclusiva, os cursos da edtech ensinam crianças, jovens e adultos a gerenciar pensamentos, emoções e comportamento, de forma dinâmica e lúdica.

A startup trabalha com franquias e oferece às escolas cursos especialmente programados para cada, respeitando as fases de desenvolvimento da criança e do adolescente, As atividades são ministradas por psicólogos e psicopedagogos especializados em psicologia cognitiva, neuropsicologia, psicologia positiva.

Além desses 10 exemplos, o programa abaixo, produzido pela TV Thathi, apresenta outras quatro startups brasileiras e seus modelos de negócios inovadores:

 

 

Gostou de conhecer essas edtechs brasileiras? Ficou inspirado a ter um negócio que também seja um agente de transformação da educação, mas não sabe por onde começar? Pode contar com a iugu!

Já falamos aqui no blog sobre sobre como estruturar uma startup. Além disso, a iugu é a plataforma de pagamentos online mais completa do Brasil e pode te ajudar a estruturar e automatizar toda sua operação financeira.

Está esperando o que? Clique aqui e converse, sem compromisso, com um de nossos especialistas.Conheça nossos planos

Posts relacionados