Cobrança pontual ou recorrente: entenda as diferenças e como escolher

Escrito em 09 de Abril de 2024 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 23 de Abril de 2024

Escolher entre cobrança pontual ou recorrente passa pela análise das operações do negócio, do produto ou serviço oferecido e do perfil dos clientes. Saiba mais e entenda como escolher a forma de cobrança para seu negócio.

Garantia de receita mensal ou recebimento do valor total de uma só vez? Se você tem dúvidas sobre qual destes benefícios faz mais sentido para o seu negócio, precisa conhecer as diferenças entre cobrança pontual ou recorrente

A verdade é que ambos os modelos de cobrança têm benefícios, e devem ser escolhidos e aplicados de acordo com a análise de uma série de fatores, como o perfil do seu negócio e dos produtos ou serviços comercializados.

Ao longo deste artigo, vamos explicar como as modalidades funcionam e dar dicas para te ajudar a definir, com segurança, quando usar cada uma. 

Aproveite! 

O que é cobrança pontual?

Cobrança pontual, também chamada de cobrança única, é a modalidade usada quando a compra ocorre de forma individualizada ou sem continuidade. 

Neste caso, o cliente define o produto ou serviço adquirido, escolhe seu método de pagamento favorito (cartão de crédito ou débito, Pix ou boleto, por exemplo) e faz a aquisição, como o nome diz, pontualmente. 

Vale destacar que a compra parcelada a prazo é um modelo de cobrança pontual, ou seja, o valor da da compra é único, porém, dividido em parcelas de igual valor por um período determinado previamente. 

Por que usar o modelo de cobrança pontual? 

A cobrança pontual é uma boa escolha para empresas que:

  • trabalham com políticas de descontos e promoções;
  • contam com o recebimento do montante total da venda; 
  • trabalham com fluxos de caixa focados no curto prazo;
  • precisam de um ROI (Retorno sobre o Investimento) mais rápido.

O que é cobrança recorrente?

Na cobrança recorrente, em contrapartida, o vínculo de cobrança tem continuidade, ou seja, não se restringe apenas ao momento da compra. 

A alternativa é muito usada no modelo de assinatura de produtos como cestas de orgânicos, flores, vinis ou vinhos, ou ainda, para a cobrança de serviços, como academias de ginásticas e cursos. 

Aqui, o comprador define a duração do contrato (em geral, 1 ano ou mais), e é cobrado automaticamente ao longo do período no método escolhido, como cartão de crédito, boleto ou carnê de cobrança recorrente, sem que seja preciso renovar o plano todos os meses.

Dica: entenda mais sobre a cobrança recorrente dando play no vídeo abaixo. 

Por que usar o modelo de cobrança recorrente? 

Empresas usam a cobrança recorrente quando querem: 

  • previsibilidade em médio e longo prazo; 
  • facilitação da cobrança;
  • redução da inadimplência;
  • aumento da fidelização dos clientes;
  • automatização do processo de cobrança. 

Entendeu o que é pagamento recorrente e pontual? Hora de descobrir o que considerar ao escolher qual deles funciona melhor para a sua empresa.

Como escolher entre cobrança pontual ou recorrente para minha empresa?

Para escolher entre cobrança pontual ou recorrente, é importante levar em consideração fatores como: 

  1. natureza das operações realizadas;
  2. tipo de produto ou serviço comercializado;
  3. perfil do cliente. 

Entenda o impacto de cada aspecto na sua decisão a seguir.

1. Natureza das operações realizadas

Um dos principais fatores de definição entre o modelo de cobrança pontual ou recorrente é a natureza das operações comumente realizadas no negócio.

Para fazer a análise, separe um período (os últimos 6 meses, por exemplo), e resgate todas as transações feitas.

Em seguida, avalie o perfil das compras e entenda se dizem respeito, sobretudo, a aquisições de bens/serviços únicos ou se correspondem a compras de médio ou longo prazo. 

Observe também os principais meios de pagamento usados. Há muitas compras feitas em dinheiro? O montante de operações a prazo, no crédito, é significativo? 

A avaliação ajuda a entender se o comportamento de compra do seu consumidor é compatível com as características do pagamento pontual ou recorrente.

2. Tipo de produto ou serviço comercializado

Outro aspecto fundamental para a análise é o perfil do produto ou serviço vendido na sua empresa.

Se estamos falando de bens, como roupas, calçados, móveis, ou serviços de entrega única, como reparos e instalações, a cobrança pontual faz mais sentido — afinal, a tendência é de que o consumidor faça aquisições pontuais ou em pequena escala. 

Por outro lado, se seu negócio oferece uma entrega contínua, como a assinatura de um software, um plano de saúde, cursos ou acessos a ambientes esportivos, a cobrança recorrente é a recomendada. 

3. Perfil do cliente 

Por fim, não se esqueça de considerar as características dos clientes para entender qual cenário lhes ofereceria uma experiência de compra mais satisfatória.

Se seus consumidores buscam praticidade, tranquilidade e previsibilidade na fatura, a cobrança recorrente é uma alternativa a considerar. Já para aqueles que não gostam de comprometer o orçamento em um prazo extenso, a cobrança pontual faz mais sentido.  

Qual o melhor modelo de cobrança? 

O melhor modelo de cobrança é aquele que se adequa às necessidades e demandas do seu negócio. 

Por isso, vale considerar as variáveis apresentadas ao longo deste artigo para entender, dentre as opções, qual tem mais sinergia com o produto ou serviço comercializado e com o perfil dos consumidores. 

Cobrança pontual ou recorrente: gerencie sem dores de cabeça

Seja qual for o método de cobrança escolhido, é fundamental contar com uma solução completa de serviços financeiros para simplificar a gestão. 

A iugu é a sua plataforma de cobrança recorrente ou pontual, com todas as funcionalidades necessárias para um gerenciamento de caixa e automatização de meios de pagamento efetivo e descomplicado.

Nossa tecnologia se adapta aos diferentes tipos de negócio, com funcionalidades que podem ser incorporadas ao plano escolhido de acordo com as suas necessidades, bem como uma API robusta e customizável, com documentação em português. 

Escale a operação da sua empresa e controle seus meios de pagamento com eficiência e tranquilidade. Conheça os planos e preços da iugu

Posts relacionados