Billing: como automatizar o faturamento da sua empresa?
Escrito em 05 de Maio de 2023 por Lidiane Oliveira
Atualizado em 14 de Agosto de 2024
Em uma grande empresa, realizar a gestão de cobranças e faturas pode ser um processo delicado e burocrático, que pode tomar bastante tempo da equipe responsável. Neste cenário complexo, apostar no Billing é uma maneira efetiva de agilizar a tarefa e evitar erros que comprometem a imagem corporativa.
Entender o que significa Billing pode parecer complexo à primeira vista, mas, na verdade, ele é um conjunto de ferramentas que automatiza e simplifica os fluxos financeiros do negócio.
Se você quer saber como melhorar a gestão de cobranças da sua empresa, leia o conteúdo até o final e entenda o que é Billing e como fazer a automatização de faturamento com o apoio da tecnologia.
Boa leitura!
Que tal ouvir esse conteúdo?
O que é Billing?
O Billing é um mecanismo que gera e controla faturas, pagamentos a receber e cobranças recorrentes de forma automatizada, contribuindo para a eficiência do sistema financeiro.
É bastante utilizada por empresas que realizam cobranças recorrentes, como planos e assinaturas, mas também por empresas que realizam cobranças avulsas.
Com esse sistema, a empresa garante que o cliente receberá a fatura no dia certo e com os valores corretos a serem pagos.
Além disso, a automatização de faturamento também identifica os clientes inadimplentes, o que facilita a realização de cobranças e contribui para a redução do problema.
Sendo assim, o Billing centraliza a gestão de faturamento e padroniza os processos, proporcionando controle das informações e tornando o sistema muito mais confiável para todos os envolvidos.
Por que automatizar o faturamento da sua empresa?
Implementar o Billing e automatizar o faturamento da sua empresa é fundamental em um contexto cada vez mais tecnológico e permeado por mudanças rápidas.
Isso porque, se feito manualmente, todo esse processo de cobrança se torna moroso, burocrático e propenso a erros, o que, em longo prazo, compromete o lucro e até a reputação da companhia.
Logo, na hora de otimizar o sistema de faturamento e gerar mais eficiência financeira, o Billing é a melhor opção. Veja o porquê:
- Redução de erros: um dos principais benefícios da automatização de faturamento é a redução de erros. Como as informações são centralizadas em um único sistema, a possibilidade de erros de digitação e cálculo mitigada de forma significativa
- Mais eficiência: O billing também contribui para o aumento da eficiência da equipe responsável pela gestão de cobranças. Com a automatização do processo, além de menos morosidade, os gestores podem se concentrar em outras atividades estratégicas.
- Melhor controle financeiro: outra vantagem do Billing é o maior controle financeiro da empresa, já que as informações centralizadas e a automatização dos processos garantem relatórios sobre as vendas, cobranças, o fluxo de caixa e a inadimplência dos clientes.
- Aumento da satisfação do cliente: a automatização de faturamento também pode melhorar a satisfação do cliente, já que os sistemas são capazes de enviar faturas mais rapidamente e de forma mais precisa, evitando atrasos e erros que podem prejudicar a imagem da empresa.
5 dicas para melhorar o gestão de faturamento com o Billing
Agora que você já sabe todas as vantagens do Billing para a sua empresa, é hora de entender como melhorar a gestão de faturamento com o Billing. Veja só.
1. Escolha o sistema de faturamento correto
A escolha do sistema de faturamento é fundamental para a eficiência do processo de Billing. Com diversas opções no mercado, é importante fazer uma avaliação criteriosa e escolher aquela que melhor atende às necessidades da sua empresa.
Neste momento, considere questões como personalização de faturas, integração com ERPs e outros sistemas de gestão, oferta de conciliação financeira e automatização de cobranças.
2. Realize uma gestão eficiente
Após escolher o sistema de faturamento, é preciso garantir que a gestão de cobranças seja feita de forma eficiente.
Para isso, além de inserir todas as informações corretas, garanta a realização de ajustes de pagamento, como renovação de assinaturas, upgrade e downgrade
3. Ofereça diferentes formas de pagamento
Oferecer diferentes formas de pagamento é fundamental para otimizar as cobranças, melhorar a satisfação dos clientes e agilizar o recebimento dos pagamentos.
Além do tradicional boleto bancário, é importante oferecer opções como cartão de crédito, Pix e até Link de Pagamento.
4. Faça o acompanhamento dos pagamentos
Acompanhar de perto os pagamentos da empresa é fundamental para garantir que os valores estão sendo recebidos de forma correta.
Aqui, a dica é estabelecer um processo para monitorar os pagamentos recebidos e contar com ferramentas que facilitem a tarefa, como a régua de cobrança.
Com ela, além de identificar os atrasos e clientes inadimplentes, é possível enviar notificações personalizadas por diferentes canais.
5. Use a tecnologia a favor da sua empresa
Assim como em outras áreas, a tecnologia é uma grande aliada no processo de Billing.
Isso porque, além de permitir a automatização de cobranças, a tecnologia também contribui para a eficiência financeira da empresa por meio de softwares de gestão de faturas e cobranças online.
Com a iugu, você conta com a mais completa tecnologia para gestão e automatização de meios de pagamento através de uma plataforma robusta para que você tenha o controle financeiro da sua empresa em um só lugar.
Com a nossa poderosa API de pagamentos, sua empresa pode receber no Cartão de Crédito, Boleto, Carnê de pagamento ou Pix de forma recorrente ou avulsa, além de contar com relatórios completos e conciliação financeira facilitada.
Então, quer saber como a iugu pode potencializar o faturamento e a gestão financeira da sua empresa? Entre em contato com nossos especialistas e escolha o plano certo.
Escrito em 05 de Maio de 2023 por
Lidiane Oliveira
Gerente de Marketing de Conteúdo com ampla experiência em estratégia de materiais B2B. Atua no mercado de Fintechs há mais de 5 anos e é especialista em meios de pagamento.