Billing: como automatizar o faturamento da sua empresa?

Escrito em 05 de Maio de 2023 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Em uma grande empresa, realizar a gestão de cobranças e faturas pode ser um processo delicado e burocrático, que pode tomar bastante tempo da equipe responsável. Neste cenário complexo, apostar no Billing é uma maneira efetiva de agilizar a tarefa e evitar erros que comprometem a imagem corporativa. 

Entender o que significa Billing pode parecer complexo à primeira vista, mas, na verdade, ele é um conjunto de ferramentas que automatiza e simplifica os fluxos financeiros do negócio. 

Se você quer saber como melhorar a gestão de cobranças da sua empresa, leia o conteúdo até o final e entenda o que é Billing e como fazer a automatização de faturamento com o apoio da tecnologia.

Boa leitura!

Que tal ouvir esse conteúdo?

 

O que é Billing?

O Billing é um mecanismo que gera e controla faturas, pagamentos a receber  e cobranças recorrentes de forma automatizada, contribuindo para a eficiência do sistema financeiro. 

É bastante utilizada por empresas que realizam cobranças recorrentes, como planos e assinaturas, mas também por empresas que realizam cobranças avulsas. 

Com esse sistema, a empresa garante que o cliente receberá a fatura no dia certo e com os valores corretos a serem pagos. 

Além disso, a automatização de faturamento também identifica os clientes inadimplentes, o que facilita a realização de cobranças e contribui para a redução do problema.

Sendo assim, o Billing centraliza a gestão de faturamento e padroniza os processos, proporcionando controle das informações e tornando o sistema muito mais confiável para todos os envolvidos. 

recorrência eficiente

Por que automatizar o faturamento da sua empresa?

Implementar o Billing e automatizar o faturamento da sua empresa é fundamental em um contexto cada vez mais tecnológico e permeado por mudanças rápidas. 

Isso porque, se feito manualmente, todo esse processo de cobrança se torna moroso, burocrático e propenso a erros, o que, em longo prazo, compromete o lucro e até a reputação da companhia. 

Logo, na hora de otimizar o sistema de faturamento e gerar mais eficiência financeira, o Billing é a melhor opção. Veja o porquê:

  • Redução de erros: um dos principais benefícios da automatização de faturamento é a redução de erros. Como as informações são centralizadas em um único sistema, a possibilidade de erros de digitação e cálculo mitigada de forma significativa
  • Mais eficiência: O billing também contribui para o aumento da eficiência da equipe responsável pela gestão de cobranças. Com a automatização do processo, além de menos morosidade, os gestores podem se concentrar em outras atividades estratégicas.
  • Melhor controle financeiro: outra vantagem do Billing é o maior controle financeiro da empresa, já que as informações centralizadas e a automatização dos processos garantem relatórios sobre as vendas, cobranças, o fluxo de caixa e a inadimplência dos clientes.
  • Aumento da satisfação do cliente: a automatização de faturamento também pode melhorar a satisfação do cliente, já que os sistemas são capazes de enviar faturas mais rapidamente e de forma mais precisa, evitando atrasos e erros que podem prejudicar a imagem da empresa.

Nova call to action

5 dicas para melhorar o gestão de faturamento com o Billing

Agora que você já sabe todas as vantagens do Billing para a sua empresa, é hora de entender como melhorar a gestão de faturamento com o Billing. Veja só. 

1. Escolha o sistema de faturamento correto

A escolha do sistema de faturamento é fundamental para a eficiência do processo de Billing. Com diversas opções no mercado, é importante fazer uma avaliação criteriosa e escolher aquela que melhor atende às necessidades da sua empresa. 

Neste momento, considere questões como personalização de faturas, integração com ERPs e outros sistemas de gestão, oferta de conciliação financeira e automatização de cobranças.

2. Realize uma gestão eficiente

Após escolher o sistema de faturamento, é preciso garantir que a gestão de cobranças seja feita de forma eficiente. 

Para isso, além de inserir todas as informações corretas, garanta a realização de ajustes de pagamento, como renovação de assinaturas, upgrade e downgrade 

3. Ofereça diferentes formas de pagamento

Oferecer diferentes formas de pagamento é fundamental para otimizar as cobranças, melhorar a satisfação dos clientes e agilizar o recebimento dos pagamentos. 

Além do tradicional boleto bancário, é importante oferecer opções como cartão de crédito, Pix e até Link de Pagamento. 

imagem de uma mulher com oculos e celular na mão realizando um pagamento com o pix

4. Faça o acompanhamento dos pagamentos

Acompanhar de perto os pagamentos da empresa é fundamental para garantir que os valores estão sendo recebidos de forma correta. 

Aqui, a dica é estabelecer um processo para monitorar os pagamentos recebidos e contar com ferramentas que facilitem a tarefa, como a régua de cobrança

Com ela, além de identificar os atrasos e clientes inadimplentes, é possível enviar notificações personalizadas por diferentes canais.

5. Use a tecnologia a favor da sua empresa 

Assim como em outras áreas, a tecnologia é uma grande aliada no processo de Billing. 

Isso porque, além de permitir a automatização de cobranças, a tecnologia também contribui para a eficiência financeira da empresa por meio de softwares de gestão de faturas e cobranças online. 

Com a iugu, você conta com a mais completa tecnologia para gestão e automatização de meios de pagamento através de uma plataforma robusta para que você tenha o controle financeiro da sua empresa em um só lugar.

Com a nossa poderosa API de pagamentos, sua empresa pode receber no Cartão de Crédito, Boleto, Carnê de pagamento ou Pix de forma recorrente ou avulsa, além de contar com relatórios completos e conciliação financeira facilitada. 

Então, quer saber como a iugu pode potencializar o faturamento e a gestão financeira da sua empresa? Entre em contato com nossos especialistas e escolha o plano certo. 

pagamentos online

recorrência controle 

Posts relacionados