O que é metodologia Lean e como usar na gestão?

metodologia lean

A otimização de processos é essencial para qualquer tarefa. A metodologia Lean é muito usada para isso, e pode ser o que faltava para melhorar seu fluxo de trabalho.

Além de funcionar em empresas, ela também pode ser aplicada por aquelas pessoas que se sentem estagnadas e querem uma nova direção. 

O principal objetivo da metodologia é evitar desperdícios, otimizando os processos de forma que só seja usado aquilo que é realmente necessário para produzir algo ou oferecer um serviço. 

Saiba mais sobre a metodologia Lean, como aplicá-la ao desenvolvimento de projetos e as vantagens desse modo de trabalho. 

Qual é a origem do termo metodologia Lean?

Lean é uma palavra em inglês que significa magro, esguio.

Quando se trata da metodologia, isso vem no sentido de usar uma quantidade enxuta de recursos para oferecer um trabalho de qualidade. 

O termo surgiu no Japão, na década de 1950 — depois da Segunda Guerra Mundial.

O país precisava muito de forças para se reerguer, principalmente no sentido econômico. 

Para isso, a empresa Toyota, que havia acabado de chegar no Japão, pensou em uma forma de produção que considerasse poucos recursos, já que eles não possuíam grandes estoques, mas precisavam de um fluxo de caixa

Usando a metodologia Lean, foi possível contornar as dificuldades e cortar qualquer tipo de desperdício.

Com o pouco que tinham, conseguiram atender às demandas, já que não gastavam em materiais desnecessários. 

O que é Lean startup? 

Uma Lean startup nada mais é do que uma startup que usa os conceitos da metodologia Lean no seu dia a dia.

Essa expressão veio de um livro escrito por Eric Ries, um empreendedor americano. 

Os conceitos da metodologia foram criados em um ambiente industrial, mas isso não significa que só podem ser aplicados na produção.

Pelo contrário, eles são versáteis e trazem benefícios a muitas áreas diferentes. 

Como adotar a metodologia Lean?

Como citado anteriormente, o processo de início da metodologia Lean não acontece instantaneamente, mas, é muito possível implementar e colher os frutos a médio e longo prazo.

Para a gestão de projetos em desenvolvimento de software, o Lean pode ser de grande ajuda, diminuindo retrabalhos e tornando o processo mais fluido.

Para começar, o mais indicado é seguir pequenos passos, e, principalmente, analisar tudo com empenho, para que a metodologia realmente se torne parte do processo. 

Veja quais são esses passos, não deixe de documentar as etapas, pois assim terá uma noção do sucesso da implementação do método nos processos. 

Descubra o que é o “valor” do seu trabalho

Saiba o que é mais importante para quem recebe o seu trabalho, o que é o ponto principal que atrai quem faz negócio com você.

Para descobrir isso, você pode analisar as informações e feedbacks recebidos para entender o que é mais valorizado em seu serviço. 

É importante saber essas informações para que seja possível cortar algumas partes desnecessárias da produção, sem correr o risco de afetar o trabalho final.

Identifique os maiores desperdícios

Depois de entender o que importa mais nas entregas, você pode revisar o processo para identificar onde os seus recursos estão sendo desperdiçados. 

Liste quais são as partes "inúteis" na produção, seja física ou digitalmente, ou pelo menos, escolha quais são as menos importantes e poderiam ser cortadas.

Crie ou configure um sistema para enxugar

Com tudo devidamente identificado, é o momento de criar um plano de ação para modelar o processo da nova maneira, usando a metodologia Lean. 

De acordo com o que julgar mais beneficial, você pode começar essa mudança gradualmente ou de uma vez só.

Essa decisão vai depender de cada pessoa e da forma de trabalho que faz mais sentido.

Calcule o custo

Durante toda a implementação, você deve calcular os custos e ganhos, que podem mudar nesse início. Isso é para que seja possível identificar o que funcionou e o que não deu certo. 

Utilize essas respostas para ajustar o que for preciso.

Assim como toda metodologia, a Lean também precisa de tentativa e erro, e os ganhos provavelmente irão flutuar antes de ser possível ver a diferença.

Determine metas

Uma das melhores maneiras para saber quando a metodologia foi totalmente implementada e está em pleno funcionamento é determinando metas e objetivos que deseja alcançar. 

Além disso, as metas são importantes para servirem como norte, assim saberá o que é esperado e para o que está direcionando seus esforços. 

Principais vantagens do sistema Lean 

Você pode se perguntar: mas por que implementar essa metodologia pode ser bom para o fluxo do meu trabalho?

É justo, já que mudar os processos de produção não é uma tarefa simples que ocorre da noite para o dia. 

Mas, mesmo com passos lentos, começar a implantar a ideia de um trabalho mais enxuto pode ser muito vantajoso. Vamos explicar os motivos:

Aumento da produtividade

Com uma gestão mais simples e sem o excesso de informações e produtos, todo o fluxo de trabalho melhora.

Você perceberá uma produtividade maior, por saber exatamente o que deve ser feito, além de seguir um passo a passo bem menor quando se trata da função de produzir.

Redução de custos

Quando você segue a metodologia Lean, uma das principais ações é o corte de tudo que não é estritamente necessário para produção.

Ou seja, os custos para entregar um trabalho ficam menores, pois não há desperdício de matéria-prima, tempo ou esforços.

Foco na experiência do cliente

A metodologia Lean foca no cliente, ou de quem recebe a versão final do seu trabalho, porque para diminuir o desperdício, é necessário entender exatamente o que ele espera do produto.

Quando existe uma comunicação com o cliente e os desejos do mesmo são atendidos, a fidelização é muito maior.

O uso de metodologias ágeis é essencial para o trabalho de desenvolvimento de software, tornando o trabalho mais prático, reduzindo erros e diminuindo custos.

E agora que você conhece todas as vantagens da metodologia Lean para o trabalho, que tal adquirir novos conhecimentos e se destacar no mercado? Confira 7 TED Talks para aprimorar sua vida profissional.