Retrospectiva 2022: por dentro das inovações do mercado de pagamentos

Escrito em 22 de Dezembro de 2022 por Lidiane Oliveira

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Consolidação do Pix, implementação do Open Finance e carteiras digitais. Ufa! Não há dúvidas de que 2022 foi um ano e tanto para o mercado de pagamentos. Mesmo em um cenário desafiador, os meios de pagamento continuaram em um ritmo dinâmico de transformação. 

Para a iugu, o ano foi repleto de lançamentos e novidades importantes: do TED de entrada à compra de parte da carteira da Juno no Brasil, demos passos grandes rumo à maior consolidação no mercado e, em 2023, correremos para entregar ainda mais.

Para celebrar o ano que se despede, preparamos uma retrospectiva de 2022 com todas as novidades e transformações no mercado de meios de pagamento. 

Vamos relembrar tudo o que aconteceu?

Que tal ouvir esse conteúdo?

2 anos de Pix e algumas mudanças pela frente

Que o Pix é um sucesso, você já sabe. Com 478,3 milhões de chaves cadastradas até 31 de julho de 2022, segundo dados do BC (Banco Central), o meio de pagamento completou dois anos em novembro com resultados expressivos. 

De acordo com um estudo da consultoria Gmattos, o meio de pagamento via Pix já é aceito por 78% dos estabelecimentos com e-commerce, e hoje é a 2ª maior modalidade de pagamento no Brasil, ficando atrás apenas da disponibilidade das vendas por crédito.

Em 2022, o meio de pagamento também passou por importantes mudanças em relação à proteção contra fraudes, e passará a contar com novas regras de segurança a partir de 2023. 

As novidades foram anunciadas pelo Banco Central na 18º reunião plenária do Fórum Pix, no dia 1º de dezembro, e incluem um dispositivo de segurança para coibir o uso de contas laranja.

Hoje, as contas utilizadas para fraudes, conhecidas  como contas laranjas, ficam marcadas como suspeitas.

A partir de 2023, os CPFs ou CNPJs dos donos das contas serão identificados e colocados sob suspeita. Assim, a ideia é que a medida aumente a segurança e evite que os "laranjas" criem novas contas para fraudes.

Implementação do Open Finance

Em fevereiro de 2021, o Open Banking começou a ser implementado no Brasil. Desde então, as mudanças no sistema aberto bancário deram início a um escopo maior de serviços, denominado Open Finance

Com a promessa de maior democratização, esse sistema vai ao encontro das demandas por maior inovação e controle de dados por parte dos usuários.

Durante o ano de 2022, as mudanças, antes sutis, se aprofundaram e abriram o caminho para um cenário de maior competitividade e personalização. Veja alguns números a seguir:

  • 800+ instituições ativas no diretório de participantes;
  • 1,87 bilhão de chamadas nas APIs de conta e cartão de crédito;
  • 6,7 milhões de consentimentos ativos de usuários para o compartilhamento de dados no ecossistema.

Para 2023, a expectativa é que o sistema financeiro aberto seja ainda mais acessível para a população, principalmente a parcela mais vulnerável.

Além disso, para se tornar realmente escalável, a iniciativa precisa de novos participantes, principalmente as fintechs, conforme argumentou Karen Machado, executiva de Open Finance do Banco do Brasil, durante o evento BB Digital Week.

arte de infográfico de panorama open finance

A chegada do 5G e os impactos nos meios de pagamento digitais

A tecnologia 5G demorou até, enfim, se consolidar por aqui. Após leilões e muita expectativa, as antenas 5G finalmente chegaram às principais capitais brasileiras. 

Com a quinta geração da tecnologia, maior velocidade de conexão e transmissão de dados, a tendência é que o mercado de meios de pagamento sofra ainda mais transformações a partir das possibilidades atreladas ao 5G. Veja só.

1. Pagamentos ainda mais contactless

A maior largura de banda e o menor tempo de latência vão acelerar os métodos de pagamento sem contato ou por aproximação, com destaque, inclusive, para as tecnologias wearable, como o smartwatches.

2. Maior segurança

Com a agilidade e a conectividade proporcionadas pelo 5G, as empresas poderão analisar dados, conferir informações e impedir tentativas de fraudes de forma muito mais rápida.

Além disso, o 5G também promete impulsionar os pagamentos por biometria, o que representa mais uma evolução nos meios de pagamento.

banner podcast resenha b2b

3. Melhora da experiência do consumidor

Não há dúvidas de que a experiência do consumidor é uma das métricas mais importantes de uma empresa, seja ela física ou digital.

Com a estabilidade e conectividade em tempo real proporcionadas pela tecnologia 5G, os consumidores poderão efetuar pagamentos com muito mais fluidez e agilidade, o que contribui para uma experiência positiva e, consequentemente, uma maior taxa de conversão.

A adoção das carteiras digitais

Em um mundo hiperconectado e dinâmico, os pagamentos precisam ser cada vez mais ágeis e integrados à rotina do consumidor. 

Logo, a chegada das carteiras digitais vai ao encontro das demandas de uma experiência cada vez mais unificada e tecnológica, possibilitando pagamentos diretamente de dispositivos móveis. 

No Brasil, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 61% dos brasileiros dos grupos sociais A, B e C, que possuem smartphones, já são usuários recorrentes das carteiras digitais ou e-wallets.

Para 2023, a expectativa é que as carteiras digitais se consolidem ainda mais no cenário de pagamentos.

Segundo um levantamento realizado pela PYMNTS, em 2023, mais de quatro bilhões de consumidores pagarão com e-wallets globalmente, e não apenas nas compras virtuais.

Ainda de acordo com o levantamento, 1,6 bilhão de clientes devem usar carteiras digitais nas compras presenciais, o que representa 30% dos pagamentos em lojas físicas.

Retrospectiva 2022: desafios e potências

Neste artigo, recapitulamos as principais novidades dos meios de pagamento de 2022.

Como vimos, foi um ano cheio de desafios, mas também de muitas surpresas e inovações em um mercado dinâmico e que não para de crescer.

Em 2023, a iugu continuará trabalhando para que você possa potencializar o seu negócio com ainda mais tecnologia e agilidade no financeiro.

E para ficar por dentro de todas as tendências do mercado financeiro e meios de pagamentos, assine a newsletter da iugu e receba todas as notícias na sua caixa de e-mail.

CTA news

Posts relacionados

Homem fazendo pagamento de boleto bancário online
análise de soluções de pagamento para imobiliárias