Pix automático: entenda o que é e quais suas vantagens

Com lançamento previsto para 2024, o Pix automático promete revolucionar os pagamentos recorrentes

Escrito em 10 de Outubro de 2023 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 09 de Novembro de 2023

A esteira de inovações financeiras do Brasil segue em plena velocidade. O Banco Central do Brasil (BC) anunciou uma nova modalidade do sistema de pagamento instantâneo: o Pix automático.

Desde a sua chegada, o Pix já recebeu diversas atualizações, como, por exemplo, o Pix internacional, o Pix no WhatsApp, o Pix Cobrança e o Pix parcelado.

Agora, a novidade do meio de pagamento online preferido dos brasileiros promete facilitar ainda mais as transações financeiras a partir da automatização. 

O lançamento do Pix automático está previsto para abril de 2024, e o período de testes ocorrerá entre outubro de 2023 e fevereiro de 2024, segundo o BC. 

Para te ajudar a entender tudo sobre a novidade, preparamos um artigo completo sobre o que é Pix automático, como ele funciona e quais as vantagens que ele oferece para as empresas. 

Vamos lá?

O que é e como funciona o Pix automático?

O Pix automático é mais uma funcionalidade do sistema de pagamento instantâneo Pix, desenvolvido pelo Banco Central do Brasil. Como o nome sugere, essa modalidade permitirá a automação de pagamentos recorrentes, tornando as transações ainda mais simples e rápidas.

Com o Pix automático, será possível agendar pagamentos recorrentes, como contas de luz, água, aluguel, e até mesmo pagamentos de serviços, como assinaturas de streaming, de forma automatizada. 

Para utilizar o serviço, o usuário precisará apenas conceder uma autorização prévia para repetir automaticamente pagamentos recorrentes.

Quem pode usar o Pix automático?

Agora que você já sabe como funciona o Pix automático, é hora de entender quem pode ou não utilizá-lo. 

Uma das grandes vantagens da novidade é que ele estará disponível para praticamente todos os brasileiros que possuam uma conta-corrente ou poupança em bancos, ou instituições que adotaram o sistema Pix, o que significa que muitas pessoas terão acesso a essa funcionalidade e poderão desfrutar de seus benefícios.

De acordo com um relatório do Banco Central, cerca de 190 milhões de pessoas possuíam conta-corrente em 2022, ou seja, 82% da população tinha acesso aos serviços bancários, especialmente a faixa mais pobre.

Portanto, a novidade é mais uma opção de meio de pagamento democrática e acessível para todos os brasileiros.

É importante destacar que o Pix automático não compromete o crédito do cartão de crédito do usuário, o que o torna uma opção segura e conveniente para realizar pagamentos recorrentes sem a necessidade de um limite de crédito disponível.

É importante notar que o poder de crédito do brasileiro, em média, não é muito alto, o que torna opções como o Pix automático ainda mais atraentes, pois evita o acúmulo de dívidas em cartões de crédito.

Qual a diferença entre Pix, Pix automático e débito automático?

É natural surgirem dúvidas sobre as diferenças entre o Pix, o Pix automático e o débito automático. Por isso, vamos esclarecer cada uma delas:

  • Pix: é um sistema de pagamento instantâneo que permite a transferência de dinheiro de forma rápida e segura entre contas bancárias, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Atualmente, ele permite a realização de Pix para empresas e pessoas;
  • Pix automático: é uma extensão do Pix que permite a automação de pagamentos recorrentes, como contas de serviços públicos e assinaturas. Você configura esses pagamentos uma vez e o sistema se encarrega de executá-los automaticamente nas datas de vencimento.
  • Débito automático: é uma opção oferecida por muitas empresas e bancos que permite que suas contas sejam pagas automaticamente a partir da sua conta bancária. No entanto, o débito automático muitas vezes requer autorização prévia do cliente e está vinculado a um contrato com a empresa, enquanto o Pix automático oferece mais flexibilidade e controle.

O Pix automático será gratuito?

Uma das boas notícias é que, segundo o BC, o Pix automático é gratuito para pessoas físicas. 

No entanto, é importante verificar as políticas específicas do seu banco ou instituição financeira, já que, de acordo com a autoridade monetária, empresas podem estar sujeitas a tarifas diferentes.

 

Confira: Tudo o que você precisa saber sobre o Pix

Quando o Pix automático começa a funcionar?

Como mencionamos anteriormente, a previsão é que o Pix automático seja lançado em abril de 2024. 

Segundo cronograma do BC, o lançamento terá as seguintes fases:

  • Realizar uma fase para desenvolvimento entre outubro de 2023 e fevereiro de 2024;
  • Realizar todos os testes em março;
  • Lançamento do Pix automático para todos os usuários em abril de 2024.

Quais as vantagens do Pix automático para empresas?

Se você é um empresário ou gestor, deve estar se perguntando quais são as vantagens de adotar o Pix automático no seu negócio. Confira, a seguir, os principais benefícios dessa modalidade:

1. Rapidez e eficiência

O Pix automático permite que sua empresa receba pagamentos recorrentes de forma instantânea e automatizada, eliminando a necessidade de processos manuais demorados, o que melhora a eficiência dos seus fluxos de caixa e reduz os riscos de atrasos ou erros humanos.

2. Facilidade para clientes

Seus clientes também se beneficiarão da conveniência do Pix automático, pois poderão configurar pagamentos recorrentes com facilidade, evitando esquecimento e atrasos.

3. Redução da inadimplência

Uma das principais razões para a inadimplência é o esquecimento ou atraso no pagamento de contas. Com o Pix automático, os pagamentos são configurados uma vez e ocorrem automaticamente nas datas de vencimento programadas. 

Dessa forma, ele elimina a possibilidade de esquecimentos e garante que os pagamentos sejam feitos pontualmente.

O lançamento do Pix automático 2024 marca mais um capítulo da inovadora história do sistema de pagamento instantâneo, e pode simplificar ainda mais a forma como fazemos transações financeiras no Brasil.

Enquanto a nova funcionalidade não chega, que tal ampliar os pagamentos da sua empresa com a iugu? Além de Pix na recorrência, você conta com Pix saque e Pix troco e outras formas de cobrança para escalar os resultados do negócio. 

Conheça o ecossistema de pagamentos online da iugu e potencialize a sua empresa hoje mesmo!

pagamento online






Posts relacionados