O que é VAS: entenda como funciona o valor agregado ao serviço

Escrito em 16 de Abril de 2024 por Lidiane Oliveira

Atualizado em 23 de Abril de 2024

Veja o que é VAS — Valor Agregado ao Serviço — e entenda como a estratégia pode otimizar a experiência do cliente e levar à retenção e fidelização, além de posicionar a empresa como autoridade no mercado.

Quer entender o que é VAS, mas ainda pensa que o conceito só se encaixa em negócios de telecomunicações? Com um exemplo simples, nós vamos te mostrar que não: a ideia de valor agregado aos serviços se aplica também ao contexto de tecnologia financeira, serviços educacionais e até ao segmento de saúde. 

Imagine, então, que você venda planos de saúde empresariais. Você sabe que está em um mercado altamente competitivo, e que existem diversas outras empresas lutando pelos mesmos clientes que você — sendo assim, o plano em si deixa de ser o suficiente para convencer as empresas de que a sua oferta é a melhor. 

Portanto, você passa a oferecer, também, o direito de acesso a clínicas de terapias alternativas para os funcionários, teleatendimento médico e um suporte de saúde 24 horas por dia. Aí está o Valor Adicionado ao seu Serviço: o VAS. 

De forma resumida, VAS, ou SVA (Serviço de Valor Agregado) é o nome dado aos serviços que complementam o core business de um negócio, adicionando valor à experiência do consumidor que o adquire. É a materialização dos diferenciais competitivos de um negócio, entende? 

Caso o conceito ainda esteja nebuloso por aí, não se preocupe. Nas próximas linhas, vamos te mostrar em detalhes o que é VAS, como funciona, o que você ganha ao oferecer e ao consumir o valor agregado aos serviços dos seus parceiros. 

O que é VAS?

VAS é a abreviação de Value Added Service em inglês, ou Valor Adicionado ao Serviço, em português. Também conhecido como SVA (Serviço de Valor Agregado), tem, como objetivo, complementar o serviço principal oferecido, buscando agregar valor à experiência oferecida aos clientes para além do que é vendido como “essencial” ou “carro chefe” da empresa. 

Na introdução, usamos o exemplo dos planos de saúde corporativos. Agora, veja o caso da iugu. A solução principal você já conhece: uma plataforma de serviços financeiros para gestão de caixa e automatização de meios de pagamento. 

Porém, além do core business, a iugu oferece serviços complementares e diferenciais, como o checkout personalizado — que complementa a plataforma e gera valor à empresa contratante, que fornece uma experiência mais fluida e segura para seus clientes.

Interessante, não é? Mais à frente, entraremos em detalhes nos VAS da iugu. Antes disso, continue conosco para entender por que é importante oferecer serviços de valor agregado. 

Qual a importância do serviço de valor agregado?

Tão relevante quanto saber o que é VAS é entender sua importância estratégica. Quando falamos em agregar valor, falamos, sobretudo, sobre impulsionar a experiência de compra do cliente.

Em termos práticos, o ciclo do VAS funciona da seguinte forma: 

  • a sua empresa sobe o nível dos serviços oferecidos e agrega valor àquilo que é entregue ao cliente; 
  • o cliente adquire os serviços e vê seu negócio alavancar, afinal, os diferenciais otimizam a experiência de uso e trazem resultados acima do esperado; 
  • a tendência é que o cliente se torne um promotor da sua marca, uma vez que se surpreendeu positivamente com a entrega, e que seja fidelizado, fazendo novas compras, tanto para complementar a solução adquirida, quanto para conhecer novas frentes da empresa. 

Entende como é um ciclo positivo para a empresa que oferece e para a que compra?

Quais vantagens sua empresa pode ter ao utilizar serviços VAS?

Além de elevar a experiência do comprador, oferecer um serviço com valor agregado ajuda a: 

  1. consolidar a autoridade da marca no mercado;
  2. otimizar o uso de recursos; 
  3. diversificar o portfólio de serviços.

A seguir, falamos em detalhes sobre cada benefício. 

1. Consolidar a autoridade da marca no mercado

Se a sua empresa vai além do esperado, ou seja, se complementa o serviço essencial com opções que enriquecem a experiência do cliente, se diferencia da concorrência. 

Um serviço de valor agregado bem estruturado, que é útil, efetivo e capaz de simplificar a rotina do cliente reforça a imagem da marca como uma autoridade no mercado, consolidando-a como quem entende, de fato, os melhores caminhos para solucionar a dor do cliente. 

2. Otimizar o uso de recursos 

Outro benefício do uso do SVA tem um viés bastante estratégico: ao anexar serviços complementares à oferta principal, você tem a oportunidade de otimizar o uso dos seus recursos. 

Na prática, significa que a empresa tem a oportunidade de poupar o dinheiro que seria investido no desenvolvimento de uma solução completa, incluindo custos com lançamento, divulgação e marketing. 

Por ser um serviço de valor agregado, o lançamento pode “pegar carona” em estratégias já implementadas, bem como ser divulgado como um adicional ao produto principal. 

3. Diversificar o portfólio de serviços

Por fim, incluir serviços de valor agregado é uma forma de diversificar o portfólio da empresa, ampliando suas frentes de atuação e, consequentemente, expandindo o universo de clientes em potencial. 

Afinal, pense que um complemento adicionado a uma solução já existente pode ser exatamente o que faltava para despertar o interesse de um novo consumidor. 

Quais serviços de valor agregado a iugu oferece?

Até aqui, você entendeu o quão estratégico pode ser agregar valor às soluções da sua empresa, certo? Que tal compreender, agora, como aproveitar SVAs dos seus parceiros comerciais?

Para te ajudar, vamos mostrar quais serviços de valor agregado a iugu oferece. 

A iugu é uma plataforma completa de serviços financeiros para gestão de caixa e automatização de meios de pagamento. Por aqui, sua empresa encontra os principais serviços para otimizar a rotina do seu time financeiro e ainda conta com Serviços de Valor Agregado, como:

  • iugu Checkout: funcionalidade que possibilita a personalização da página whitelabel de checkout com elementos da marca como logo, cores, fotos, fontes e domínio;
  • Portal do Cliente: recurso que permite personalizar a “tela de pedidos” por meio da qual o cliente gerencia suas compras, vê detalhes de faturas e gerencia assinaturas;
  • Marketplace: serviços de gerenciamento de marketplaces; 
  • Split de Pagamentos: permite a automatização da divisão de valores entre parceiros de forma simples e segura; 
  • Transferências e saques: recursos para automatização de saques, depósitos, transferências entre contas iugu e mais! 

Conheça todas as funcionalidades da iugu e encontre o plano que melhor se encaixa nas suas necessidades!

Posts relacionados

análise de soluções de pagamento para imobiliárias