Proptech: como as startups impactam o mercado imobiliário?

Escrito em 10 de Janeiro de 2023 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 28 de Setembro de 2023

Varejo, finanças e até o setor imobiliário: a tecnologia mudou a forma como consumimos e interagimos com os mais variados produtos e serviços à nossa volta. Dentro desse cenário efervescente e inovador é que surgiu o conceito de Proptech.

Apesar de estar em plena ascensão agora, a ideia para esse modelo de negócios imobiliários surgiu nos Estados Unidos, em meados dos anos 1980. Entretanto, foi só em 2010 que ele começou a surgir por aqui. 

Em 2020, com a chegada da pandemia de COVID-19 e as necessidades que surgiram no período, o setor teve o seu boom. Para se ter um ideia, entre maio de 2021 e maio de 2022, o número de empresas ativas no setor cresceu 13,82%, e as rodadas de investimentos nas chamadas proptechs e construtechs movimentaram R $5,83 bilhões, de acordo com os dados do 6º mapa de Construtechs e Proptechs, da Terraconta.

Sendo assim, é possível afirmar que a combinação da tecnologia e o setor imobiliário tem gerado bons frutos e apontado caminhos promissores para a área. 

Ficou curioso para entender o que é proptech? Então, continue a leitura do conteúdo e saiba mais as vantagens e o panorama desse mercado no Brasil. 

Boa leitura!

Que tal ouvir esse conteúdo?

O que é Proptech?

O termo proptech refere-se à property technology que, em português, significa tecnologia de propriedade. 

De forma resumida, as proptechs são startups imobiliárias que utilizam a tecnologia para inovar e otimizar a dinâmica do mercado imobiliário. Dessa forma, elas estão diretamente relacionamentos a aluguel, compra, venda e gestão de imóveis.

O objetivo, como em todas as áreas que envolvem a tecnologia, é desburocratizar, democratizar e facilitar o fechamento de negócios imobiliários tanto para quem compra, quanto para quem vende. 

Assim, são utilizadas tecnologias como drones, Big Data, Inteligência Artificial e até as mais disruptivas, como realidade virtual, realidade aumentada, Blockchain, criptomoedas e smart contracts. 

CTA news

Proptech e Construtech: afinal, há diferença?

Apesar de serem conceitos relacionados ao setor imobiliário, existem importantes diferenças entre Proptech e Construtech

A primeira delas é que, como o nome sugere, as Construtechs são startups voltadas à construção de imóveis. 

As Proptechs, por sua vez, cuidam da gestão de imóveis a partir do uso de tecnologias disruptivas.

Um panorama sobre o mercado de Proptechs no Brasil

Agora que você já sabe o que é uma Construtech e uma Proptech, é hora de conhecer um pouco mais sobre o mercado de Proptechs no Brasil.

Como mencionamos logo no início do conteúdo, as Proptechs começaram a aparecer por aqui há alguns anos, mas só tiveram o seu boom por volta de 2020. De acordo com um relatório do CB Insights, as transações imobiliárias das proptechs subiram 61% entre 2015 e 2019.

Hoje, o ecossistema de Proptechs caminha a passos largos no Brasil e conta com alto potencial de investimento. Ainda de acordo com os dados da Terracotta Ventures de 2022, houve um crescimento de 282% no número desse tipo de empreendimento em atividade no Brasil desde 2017.

Além disso, o levantamento apontou que os maiores polos de empreendedorismo em Proptechs e Construtechs no país são:

  • São Paulo - com mais de 411 startups ativas
  • Santa Catarina - com cerca de 109 startups ativas
  • Paraná - com aproximadamente 99 startups ativas

Como as Proptechs impactam as imobiliárias?

Ao longo do artigo, você descobriu como as Proptechs têm alterado o panorama do mercado imobiliário brasileiro. 

Assim como as startups imobiliárias representam uma disrupção para o setor, a automatização financeira representa uma revolução nas finanças de qualquer negócio.

Afinal, quer algo mais recorrente que pagar aluguel? Isso pode ser automatizado com o sistema de Recorrência da iugu.

Além de automatizar o financeiro da sua empresa, você conta com uma tecnologia robusta e flexível para gerir todas as cobranças e recebimentos dos seus clientes. 

Dessa forma, você pode se concentrar na escalabilidade e sucesso do seu empreendimento. 

Quer saber como a iugu pode potencializar o sucesso da sua empresa? Fale com um de nossos especialistas e escolha o plano ideal. 

recorrência eficiente

 

Posts relacionados