Saiba o que é flutter e quais são as suas vantagens

Escrito em 28 de Julho de 2020 por Patrick Negri

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Você sabe o que é Flutter? Conhecer essa tecnologia é importante para quem trabalha como desenvolvedor e quer ganhar tempo na construção de aplicativos, sem abrir mão da qualidade e da funcionalidade para o usuário.

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo:

Ele traz grande fluidez e pode ser usado em diversos sistemas operacionais, além de permitir o reaproveitamento das aplicações também em desktops. Pensando no tema, preparamos este artigo.

Quer entender melhor o assunto e porque é uma aposta que pode dar muito certo? Leia o post até o final!

O que é Flutter?

Tendo como maior concorrente e inspiração o React Native, o Flutter é uma SDK para desenvolvimento mobile lançada pelo Google. Com ela, é possível criar aplicativos pra Android e iOS com o uso de um único código, facilitando o trabalho para o desenvolvedor e melhorando a experiência do usuário.

No Flutter, elementos estruturais como botões, menus, opções de estilo (fontes e cores) e de layout são todos widgets, fornecidos pelo próprio Flutter, ou que podem ser criados. Ele também utiliza uma única base de código aberto e multiplataforma, com uma estrutura moderna e reativa.

Em outras palavras, com o Flutter você consegue desenvolver um aplicativo escrevendo apenas um código, identificando possíveis bugs mais rapidamente do que com outras tecnologias.

O que é o framework de código aberto do Google?

O framework do Flutter foi todo desenvolvido em Dart, uma linguagem também criada pelo Google e que em muitos pontos se assemelha a C# e Java. Apenas para lembrar, o framework é um conjunto de bibliotecas usadas para criar uma base, sobre a qual as aplicações serão construídas.

Com essa facilidade, o desenvolvedor consegue focar apenas nos problemas do aplicativo, sem precisar se preocupar com a arquitetura e configurações. É uma linguagem facilitada e que traz maior praticidade à criação de ferramentas e softwares.

Por que o Flutter é mais interessante que o React Native?

O React Native ainda é muito usado pelas empresas para a criação de aplicativos, porém não possui a mesma fluidez. Apesar da grande adesão, a sua comunidade não é mais tão ativa, o que faz com que qualquer problema nas aplicações desenvolvidas com base no React Native seja desinstalado rapidamente.

Com o ritmo de vida e grau de exigência dos usuários, é muito arriscado apostar em uma linguagem que se mostra vulnerável e não tão prática, além de apresentar mais dificuldades para atualização.

Quais são as suas vantagens?

Saiba como o Flutter se destaca de outras tecnologias para programação e porque pode ser um recurso interessante para o desenvolvimento dos aplicativos da sua empresa.

Agilidade nos aplicativos móveis

Graças aos seus widgets próprios, os aplicativos desenvolvidos com o uso do Flutter são muito mais rápidos, garantindo uma excelente experiência ao usuário e funcionando quase como um aplicativo nativo.

Atualmente, os apps e softwares que transparecem essa preocupação com o funcionamento rápido e com uma experiência positiva saem na frente em relação a outros serviços.

Suporte do Google

O Flutter possui um suporte oficial de nada mais, nada menos, a própria Google. Ou seja, além da qualidade garantida na aplicação, a documentação está sempre atualizada e com todas as informações necessárias para o desenvolvedor responsável pelo projeto.

Além disso, possui integração facilitada com demais recursos do Google.

Desenvolvimento rápido

Uma das características mais interessantes dessa tecnologia é hot reload, que permite a visualização instantânea das modificações feitas nos códigos, otimizando o processo de desenvolvimento e de testes.

Essa visualização, além de contribuir para o ganho de tempo, facilita a correção de bugs carregando apenas a tela alterada. Assim, o programador consegue identificar e resolver mais facilmente qualquer problema nos códigos.

Alta produtividade

O Flutter vem de uma plataforma cruzada, permitindo o uso da mesma base de códigos para sistemas Android e iOS. Com isso o desenvolvedor ganha tempo e consegue facilitar o trabalho, tornando-o mais eficiente.

Carrega a mesma interface

Seja em programas antigos ou mais recentes, o Flutter oferece os mesmos widgets. Ou seja, não há mudança na estética de dispositivos desenvolvidos tempos atrás ou mais recentemente. Isso aumenta a vida útil da plataforma e evita atualizações constantes apenas agradar visualmente.

Menos código

O desenvolvimento em Flutter é feito com a utilização de um único código, em linguagem Dart. Essa simplicidade facilita muito o trabalho do desenvolvedor, tornando a programação mais rápida e com menor incidência de erros.

Esse código é aberto e gratuito, com toda a documentação necessária para um exame mais aprofundado e consultas externas para a solução de problemas.

De fácil configuração e instalação

O setup de instalação do Flutter é muito simples e prático, mais um ponto positivo na velocidade do trabalho para os desenvolvedores. É possível checar e consertar problemas com poucos comandos, além da integração com plugins que tornam a tarefa ainda mais fácil.

Com essa característica, a criação e atualização de projetos é totalmente otimizada, dando o dinamismo exigido em um ambiente de tecnologia.

Simplicidade

A programação com o Flutter é tão simples e fácil que pode ser executada mesmo sem conhecimentos aprofundados de programação. Os criadores chegam a afirmar que pessoas que não são programadores conseguem usar a linguagem sem grandes dificuldades.

Difícil afirmar se isso é realmente uma verdade, mas definitivamente, um dos objetivos do Flutter é facilitar o trabalho de programação e essa meta é atingida com louvor.

Maior compatibilidade

Os widgets são parte do aplicativo, o que diminui bastante o risco de problemas de compatibilidade com atualizações e diferentes versões dos sistemas operacionais. Ou seja, por mais que as empresas lancem celulares mais modernos e com diferentes tecnologias, os aplicativos baseados em Flutter continuarão a funcionar perfeitamente.

Ficou mais claro o que é Flutter e quais são as suas vantagens em relação a outras tecnologias? Conhecer todas essas nuances é importante para escolher a melhor ferramenta para trabalhar as aplicações do seu negócio, considerando a facilidade no desenvolvimento e a aceitação pelos usuários.

Se você quer saber mais sobre esse assunto e como desenvolver soluções melhores com maior praticidade, confira o nosso conteúdo sobre páginas AMP.

Posts relacionados

homem segurando celular e escaneando um QR code Pix
homem segurando um celular e um cartão de crédito fazendo um pagamento online
mão de uma mulher, segurando cartão de crédito e usando o gateway de pagamento iugu