Mercado de recorrência em 2023: o que esperar do setor?

Escrito em 07 de Fevereiro de 2023 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Em meio a incertezas econômicas e a crescente concorrência, entender a situação do mercado de recorrência em 2023 é fundamental para os negócios que fazem parte do setor. 

Isso porque, assim como outras economias que se desenvolveram em meio a pandemia de COVID-19, a economia da recorrência tem sofrido drásticas mudanças, que foram impulsionadas, principalmente, pela mudança do comportamento do consumidor. 

Por isso, é preciso ficar atento. Continue a leitura e entenda mais sobre o que é o mercado da recorrência, as tendências e o panorama do setor para 2023.

Sem tempo para ler? Experimente o player abaixo!

O que é o mercado de recorrência?

O mercado de recorrência, ou economia de recorrência, como também é conhecido, é um segmento formado por empresas que vendem o acesso a produtos ou serviços por meio de assinaturas mensais. 

Em outras palavras, esse modelo de negócios é caracterizado pelo acesso ao invés da propriedade.

Assim, os consumidores pagam pelo acesso de forma recorrente, em períodos variados, que podem ser mensais, semanais ou anuais. 

Apesar de ter se popularizado nos streamings de música e séries, o mercado da recorrência se expandiu nos últimos anos, englobando os mais variados tipos de serviços, como carros, alimentos, roupas, bebidas, smartphones e itens para PETs.

Um panorama sobre o mercado de recorrência

Os serviços por assinatura tiveram o seu boom durante a pandemia de COVID-19. Com mais pessoas dentro de casa, a tendência de assinar para receber serviços e produtos de forma semanal ou mensal cresceu entre os mais diferentes públicos.

Isso porque, em um mundo com mudanças cada vez mais rápidas e profundas, os consumidores têm preferido a liberdade de um serviço por assinatura do que a obrigação da posse.

O relatório Subscription Economy Index, realizado pela Zuora, revelou que a economia da recorrência aumentou mais de seis vezes de tamanho entre 2012 e 2020.

Além disso, o relatório The State of Subscription 2023 apontou que o mercado de assinaturas deverá valer U $1.5 trilhões até 2025.

Entretanto, o fenômeno da fadiga de assinatura tem alterado a dinâmica do mercado de recorrência. 

De acordo com uma previsão da consultoria Deloitte, mais de 150 milhões de pessoas deverão cancelar alguma assinatura de streaming, e a taxa de rotatividade entre plataformas deve girar em torno de 30%.

Logo, a tendência é que o mercado de recorrência se adapte às mudanças de comportamento do consumidor com propostas mais atrativas e diversificação de receita.

CTA news

Quais são as principais tendências para o mercado de recorrência em 2023?

Confira, a seguir, quais são as principais tendências do mercado de recorrência em 2023.

1. Publicidade nos streamings

Apesar de polêmica, a publicidade nos streamings tende a crescer no mercado de recorrência em 2023. 

Como mencionamos acima, a diversificação de receita é fundamental para que as grandes plataformas consigam lidar com a fadiga de assinatura.

Alguns gigantes do segmento, como a própria Netflix, já oferecem um plano básico mais barato com anúncios. 

2. Estratégia de preço

O aumento dos preços dos serviços de streaming é o fator que mais afeta os consumidores. De acordo com o relatório What Subscribers Want, da Recurly, 71% dos cancelamentos de serviços recorrentes são por conta do preço

Por outro lado, a oferta de descontos, promoções e testes gratuitos tende a atrair mais assinantes. 

Dessa forma, a saída é entender o seu público e criar ofertas de preço que sejam aderentes às suas necessidades.

3. Ascensão dos streamings esportivos

De campeonatos de futebol a corridas de fórmula 1: não há dúvidas de que a ascensão dos streamings esportivos será uma grande tendência para o mercado de recorrência em 2023.

De acordo com um relatório da Research & Markets, o mercado de streaming esportivos deve atingir U $87.338 milhões até 2028.

No Brasil, o streamer Casimiro reuniu quase 5 milhões de espectadores na transmissão da partida entre Brasil e Suíça durante a Copa do Mundo de 2022, atraindo um público que antes só acompanhava os jogos pela TV.

Além disso, campeonatos esportivos nacionais e internacionais também têm ganhado espaço nos populares serviços de streaming.

Em 2023, a expectativa é que a transmissão dos jogos da Liga Nacional de Futebol Americano (NFL) também passem a ser transmitidos em streamings, e Amazon e Apple já disputam os direitos de transmissão.

4. Diversificação de meios de pagamentos

O relatório The State of Subscription 2023 também apontou que os métodos de pagamentos impactarão ainda mais a decisão dos consumidores. 

De acordo com o documento, 56% dos consumidores desistiram de comprar um produto ou serviço se eles não pudessem usar seu meio de pagamento de preferência. 

Segundo a pesquisa, o pagamento por cartão de crédito (47%) é o preferido da América Latina. 

Entretanto, a oferta de meios de pagamento variados e uma experiência fluida serão fatores decisivos na conversão de clientes.

No Brasil, a tendência é que o Pix seja cada vez mais implementado como meio de pagamento em serviços de assinatura após a chegada do Pix Garantido

imagem de uma mulher com oculos e celular na mão realizando um pagamento com o pix

Escale o seu negócio com a recorrência da iugu

Ao longo do artigo, você entendeu mais sobre os desafios e tendências do mercado de recorrência em 2023.

Como vimos, uma estratégia de pagamentos diversificada, fluida e segura é fundamental para garantir a conversão e a fidelização dos consumidores. 

Na iugu, além de uma infraestrutura completa de pagamentos e cobranças recorrentes, você conta com uma tecnologia robusta e API bem documentada para integrar ao seu negócio e começar a vender mais. 

Ficou curioso e quer saber como a iugu pode escalar a sua empresa? Entre em contato com nossos especialistas e escolha o plano ideal. 

recorrência assinaturas

recorrência assinaturas

Posts relacionados

homem segurando um celular e um cartão de crédito fazendo um pagamento online
mão de cliente segurando celular e fazendo um pix automático