Veja como fazer a intermediação de pagamentos online
Escrito em 12 de Agosto de 2021 por Redação iugu
Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Com a chegada da pandemia, empresas de todos os tamanhos e setores viram na internet a oportunidade de se manterem vivos no mercado. Essa grande concorrência gerou novos desafios para os empresários: encontrar soluções que melhorem a experiência do cliente na compra online e transformar-se digitalmente, buscando formas de como fazer a intermediação de pagamentos online.
Sem tempo para ler agora? Que tal ouvir? Dê o play e aproveite este conteúdo em áudio!
Segundo um estudo realizado pela Webshoppers 43 Ebit|Nielsen & Bexs Banco, em 2020, no Brasil, o comércio online cresceu 41% em relação a 2019, movimentando quase R$ 90 bilhões em mais de 194 milhões de pedidos realizados, um aumento de 30% em relação a 2019.
Na mesma proporção que as lojas online estão crescendo, o cliente está se tornando mais exigente.
Isso porque, através das novas soluções que surgem a todo momento, o consumidor espera não somente uma melhoria na experiência do usuário, mas também uma ampla variedade de produtos, segurança na compra e oferta de meios de pagamento confiáveis.
Dessa forma, além de comprar, o cliente quer que a marca possibilite uma experiência de compra mais fácil, prática e segura.
O mercado mudou e, mais do que nunca, é preciso buscar soluções que facilitem processos internos, melhorando a experiência do cliente dentro da sua loja online.
E o que pode fazer toda a diferença neste momento é buscar a solução de intermediação de pagamentos online.
Além da facilidade, é importante também garantir variedade de métodos. Se antigamente aceitar o cartão de crédito já era suficiente, logo percebeu-se a necessidade de ampliar as formas de pagamento com boleto e cartão de débito e, mais atualmente, também com o Pix.
É preciso oferecer aos clientes comodidade e praticidade na hora de fechar a compra, oferecendo formas de pagamento variadas e seguras, isso sem dúvidas aumentará a chance de conversão na sua loja.
Mas como fazer a intermediação de pagamentos online de forma prática e segura?
É isso que veremos no post de hoje. Continue a leitura e saiba mais!
Afinal, o que é intermediação de pagamentos?
Pode parecer um nome complicado, mas a intermediação de pagamentos nada mais é do que um facilitador de processos.
Trata-se de uma plataforma que intermedia clientes, empresas e instituições financeiras, oferecendo os serviços de pagamento como boleto, cartão de crédito e débito e etc., eximindo a empresa das burocracias e responsabilidades desse processo.
Quando um empresário pensa em abrir o seu negócio, dificilmente ele terá o know-how necessário para lidar com todas as questões financeiras.
Para isso, a intermediação de pagamentos é uma solução prática que pode aumentar consideravelmente a satisfação de seus clientes na hora de finalizar suas compras.
Um intermediador de pagamentos é a ponte entre empresas e instituições financeiras, que além de fornecer as facilidades de pagamento, também garante a segurança dos dados dos clientes e o recebimento rápido e eficiente dos pagamentos pela empresa.
Que tipo de empresa oferece este serviço?
O serviço de intermediação de pagamentos é oferecido por diversas empresas, em sua maioria fintechs, especializadas em oferecer soluções tecnológicas em serviços financeiros como: cobranças recorrentes, split de pagamentos e automação de cobranças.
Quando falamos em soluções financeiras é comum nos depararmos com nomes como Adquirentes, Subadquirentes e Gateways de pagamento.
Para explicar melhor sobre o serviço de intermediação de pagamentos, conheça essas definições:
1. Adquirentes
As adquirentes são as responsáveis pela comunicação entre a loja online e os bancos emissores de cartões de crédito e débito. Eles efetuam as transações financeiras e entregam o dinheiro das vendas realizadas por estes meios aos lojistas.
2. Subadquirentes
As subadquirentes são a intermediadoras de pagamento online, ocupando o meio de campo entre os adquirentes, os lojistas e os clientes.
Elas são usadas, principalmente, por lojas menores, pois são de fácil integração e mais baratas de implementar, sendo habilitadas pela credenciadora para realizar as transações em nome dos estabelecimentos.
3. Gateway de Pagamentos
O gateway é o responsável por processar o pagamento durante o checkout, efetivando a compra e fazendo as transações realizadas por diversos meios de pagamento, como cartões de crédito e débito, boletos e com as subadquirentes.
Sem a conexão com um adquirente, o gateway não consegue processar a transação.
Para entender melhor cada um desses conceitos, indicamos a leitura do artigo sobre adquirentes e subadquirentes.
Como escolher uma empresa de intermediação de pagamentos online?
Como você viu, as empresas subadquirentes são algumas das responsáveis pela intermediação de pagamentos.
Através delas, é possível intermediar a relação entre bancos e bandeiras, com contratos padronizados, oferecendo aos empreendedores menos burocracia e muito mais praticidade para lidar com esse processo.
Trata-se de uma solução prática para vendas online, onde o empresário não precisa se preocupar com tarefas burocráticas, como a negociação com bancos, nem com integrações e questões de segurança de dados, assunto tão em alta após a implementação da LGPD no Brasil.
Além disso, as plataformas de pagamentos também são peças fundamentais no processo de intermediação de pagamentos online.
Isso porque, junto com as adquirentes e subadquirentes, elas são as responsáveis por receber e repassar os pagamentos para as empresas através de seus produtos.
Para ficar mais claro, ao realizar uma compra física, você utiliza uma maquininha. Já para uma compra online, o papel da maquininha é atribuído às plataformas de pagamento.
Mas atenção, é preciso tomar alguns cuidados ao escolher a empresa que irá fornecer essa solução, anota aí:
1. Suporte
Certifique-se de que a empresa oferece o suporte necessário para a solução, tanto para você quanto para seus clientes.
2. Integrações
Verifique se o intermediador oferece as integrações com os sistemas que você utiliza, como ERP, CRM e plataforma de e-commerce.
3. Taxas e prazos
Conheça as taxas e prazos de pagamento e antecipação da plataforma antes de contratar.
4. Segurança
Certifique-se de que a empresa contratada ofereça segurança tanto no tratamento de dados quanto em sistemas antifraudes e PCI Compliance.
5. Tecnologia
Opte sempre por empresas que oferecem soluções tecnológicas como o checkout transparente, como vimos isso fará toda a diferença na hora do seu cliente finalizar a compra com mais segurança e agilidade.
Quais são as vantagens na contratação de uma empresa de intermediação de pagamentos?
Entendendo melhor este serviço, fica fácil identificar suas vantagens.
Além dos pontos citados acima, como a de destacar a sua empresa da concorrência oferecendo uma solução de pagamento rápida e prática para seus clientes, vamos analisar outras grandes vantagens na contratação deste tipo de serviço para lojas online:
1. Facilidade de integração com a sua plataforma
A maioria dos serviços de intermediação de pagamento são bastante simples de implementar e possuem APIs prontas que se comunicam com a sua plataforma de e-commerce.
2. Variedade nos meios de pagamento online
Não oferecer variedade de pagamento pode ser fatal para qualquer e-commerce.
Por isso, por mais que sua receita principal venha do boleto, por exemplo, é fundamental que sua loja virtual consiga oferecer, para o seu cliente, os meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros.
Nos dias de hoje, quem não disponibiliza cartão de crédito, boleto e Pix está um passo atrás da concorrência.
3. Segurança no tratamento de dados dos clientes
Ter uma empresa especializada lidando com os dados dos clientes pode fazer toda a diferença no seu negócio, garantindo mais tranquilidade e segurança para eles e também para você.
Ao escolher a intermediadora de pagamentos para sua empresa, certifique-se que ela possui o selo PCI-DSS Compliance, que garante total segurança na movimentação de dados.
4. Controle financeiro e facilidade de gerenciar pagamentos
Ter uma plataforma de intermediação de pagamentos te ajudará a controlar melhor suas entradas de caixa, possibilitando um gerenciamento financeiro mais transparente e organizado.
5. Automação de cobranças
Contando com soluções de pagamento robustas, também será mais fácil automatizar suas cobranças.
Além de possibilitar maior controle e agilidade nos recebimentos dos seus clientes, a automação financeira ajuda a minimizar o risco de erros humanos além de acelerar processos que, antes, eram feitos manualmente - como emissão de boletos, por exemplo.
A Alfa Contabilidade, cliente iugu, tem um case bem legal sobre como eles fizeram para otimizar quase 100% o seu trabalho financeiro.
6. Checkout mais rápido e seguro
Se você é dono de um e-commerce, com certeza está familiarizado com o abandono de carrinho.
Mas, saiba que uma das causas disso é um checkout com redirecionamento lento demais. Por isso, buscar um intermediador de pagamentos pode ser a solução para melhorar essas taxas de abandono na sua empresa!
Isso porque, um bom intermediador de pagamentos vai oferecer um checkout transparente para sua empresa e seus clientes. Isso significa um ambiente whitelabel com a identidade visual da sua marca e toda a segurança garantida de um intermediador certificado PCI-DSS Compliance.
7. Possibilidade de oferecer vendas a prazo, aumentando as chances de conversão
Vendas a prazo ganham o coração dos brasileiros. Por isso, oferecer este tipo de pagamento pode aumentar muito suas conversões.
Porém, sem um intermediador de pagamentos essa solução pode ser difícil de ser gerenciada. O melhor é escolher uma plataforma que te dê todo o suporte necessário para oferecer essa opção de pagamento.
Veja como os pagamentos online da iugu potencializam o seu negócio
Como Instituição de Pagamento, a iugu é uma plataforma completa que facilita o seu dia a dia quando se trata de soluções de pagamentos online.
Oferecemos o serviço de intermediação de pagamentos para otimizar todo o seu processo de vendas online. Conheça nossos diferenciais:
- Plataforma com a melhor tecnologia e certificação de segurança PCI-DSS Compliance;
- Múltiplos meios de pagamento - Cartão de crédito, boleto e Pix;
- Cobranças recorrentes e Split de pagamentos com regras totalmente customizáveis;
- API completa e flexível.
Gostou de saber mais sobre como fazer a intermediação de pagamentos online? Então, que tal potencializar ainda mais o seu negócio?
Conheça nossos planos e escolha o que melhor se adapta ao seu negócio!
Escrito em 12 de Agosto de 2021 por
Redação iugu
Posts relacionados

Saiba como oferecer parcelamento sem cartão de crédito

Como otimizar cobranças em empresas de energia solar por assinatura?
