Veja como fazer a intermediação de pagamentos online

Escrito em 12 de Agosto de 2021 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Com a chegada da pandemia, empresas de todos os tamanhos e setores viram na internet a oportunidade de se manterem vivos no mercado. Essa grande concorrência gerou novos desafios para os empresários: encontrar soluções que melhorem a experiência do cliente na compra online e transformar-se digitalmente, buscando formas de como fazer a intermediação de pagamentos online.

Sem tempo para ler agora? Que tal ouvir? Dê o play e aproveite este conteúdo em áudio!

Segundo um estudo realizado pela Webshoppers 43 Ebit|Nielsen & Bexs Banco, em 2020, no Brasil, o comércio online cresceu 41% em relação a 2019, movimentando quase R$ 90 bilhões em mais de 194 milhões de pedidos realizados, um aumento de 30% em relação a 2019. 

Na mesma proporção que as lojas online estão crescendo, o cliente está se tornando mais exigente.

Isso porque, através das novas soluções que surgem a todo momento, o consumidor espera não somente uma melhoria na experiência do usuário, mas também uma ampla variedade de produtos, segurança na compra e oferta de meios de pagamento confiáveis.

Dessa forma, além de comprar, o cliente quer que a marca possibilite uma experiência de compra mais fácil, prática e segura.

O mercado mudou e, mais do que nunca, é preciso buscar soluções que facilitem processos internos, melhorando a experiência do cliente dentro da sua loja online.

E o que pode fazer toda a diferença neste momento é buscar a solução de intermediação de pagamentos online. 

Além da facilidade, é importante também garantir variedade de métodos. Se antigamente aceitar o cartão de crédito já era suficiente, logo percebeu-se a necessidade de ampliar as formas de pagamento com boleto e cartão de débito e, mais atualmente, também com o Pix

É preciso oferecer aos clientes comodidade e praticidade na hora de fechar a compra, oferecendo formas de pagamento variadas e seguras, isso sem dúvidas aumentará a chance de conversão na sua loja. 

Mas como fazer a intermediação de pagamentos online de forma prática e segura? 

É isso que veremos no post de hoje. Continue a leitura e saiba mais!

Afinal, o que é intermediação de pagamentos? 

Pode parecer um nome complicado, mas a intermediação de pagamentos nada mais é do que um facilitador de processos.

Trata-se de uma plataforma que intermedia clientes, empresas e instituições financeiras, oferecendo os serviços de pagamento como boleto, cartão de crédito e débito e etc., eximindo a empresa das burocracias e responsabilidades desse processo. 

Quando um empresário pensa em abrir o seu negócio, dificilmente ele terá o know-how necessário para lidar com todas as questões financeiras.

Para isso, a intermediação de pagamentos é uma solução prática que pode aumentar consideravelmente a satisfação de seus clientes na hora de finalizar suas compras. 

Um intermediador de pagamentos é a ponte entre empresas e instituições financeiras, que além de fornecer as facilidades de pagamento, também garante a segurança dos dados dos clientes e o recebimento rápido e eficiente dos pagamentos pela empresa. 

Que tipo de empresa oferece este serviço? 

O serviço de intermediação de pagamentos é oferecido por diversas empresas, em sua maioria fintechs, especializadas em oferecer soluções tecnológicas em serviços financeiros como: cobranças recorrentes, split de pagamentos e automação de cobranças. 

Quando falamos em soluções financeiras é comum nos depararmos com nomes como Adquirentes, Subadquirentes e Gateways de pagamento.

Para explicar melhor sobre o serviço de intermediação de pagamentos, conheça essas definições: 

1. Adquirentes 

As adquirentes são as responsáveis pela comunicação entre a loja online e os bancos emissores de cartões de crédito e débito. Eles efetuam as transações financeiras e entregam o dinheiro das vendas realizadas por estes meios aos lojistas. 

2. Subadquirentes 

As subadquirentes são a intermediadoras de pagamento online, ocupando o meio de campo entre os adquirentes, os lojistas e os clientes.

Elas são usadas, principalmente, por lojas menores, pois são de fácil integração e mais baratas de implementar, sendo habilitadas pela credenciadora para realizar as transações em nome dos estabelecimentos. 

3. Gateway de Pagamentos

O gateway é o responsável por processar o pagamento durante o checkout, efetivando a compra e fazendo as transações realizadas por diversos meios de pagamento, como cartões de crédito e débito, boletos e com as subadquirentes.

Sem a conexão com um adquirente, o gateway não consegue processar a transação. 

Para entender melhor cada um desses conceitos, indicamos a leitura do artigo sobre adquirentes e subadquirentes.

Como escolher uma empresa de intermediação de pagamentos online?

Como você viu, as empresas subadquirentes são algumas das responsáveis pela intermediação de pagamentos.

Através delas, é possível intermediar a relação entre bancos e bandeiras, com contratos padronizados, oferecendo aos empreendedores menos burocracia e muito mais praticidade para lidar com esse processo. 

Trata-se de uma solução prática para vendas online, onde o empresário não precisa se preocupar com tarefas burocráticas, como a negociação com bancos, nem com integrações e questões de segurança de dados, assunto tão em alta após a implementação da LGPD no Brasil

Além disso, as plataformas de pagamentos também são peças fundamentais no processo de intermediação de pagamentos online.

pagamento online

Isso porque, junto com as adquirentes e subadquirentes, elas são as responsáveis por receber e repassar os pagamentos para as empresas através de seus produtos.

Para ficar mais claro, ao realizar uma compra física, você utiliza uma maquininha. Já para uma compra online, o papel da maquininha é atribuído às plataformas de pagamento. 

Mas atenção, é preciso tomar alguns cuidados ao escolher a empresa que irá fornecer essa solução, anota aí: 

1. Suporte 

Certifique-se de que a empresa oferece o suporte necessário para a solução, tanto para você quanto para seus clientes. 

2. Integrações 

Verifique se o intermediador oferece as integrações com os sistemas que você utiliza, como ERP, CRM e plataforma de e-commerce. 

3. Taxas e prazos 

Conheça as taxas e prazos de pagamento e antecipação da plataforma antes de contratar. 

4. Segurança 

Certifique-se de que a empresa contratada ofereça segurança tanto no tratamento de dados quanto em sistemas antifraudes e PCI Compliance

5. Tecnologia 

Opte sempre por empresas que oferecem soluções tecnológicas como o checkout transparente, como vimos isso fará toda a diferença na hora do seu cliente finalizar a compra com mais segurança e agilidade. 

Quais são as vantagens na contratação de uma empresa de intermediação de pagamentos? 

Entendendo melhor este serviço, fica fácil identificar suas vantagens.  

Além dos pontos citados acima, como a de destacar a sua empresa da concorrência oferecendo uma solução de pagamento rápida e prática para seus clientes, vamos analisar outras grandes vantagens na contratação deste tipo de serviço para lojas online: 

1. Facilidade de integração com a sua plataforma 

A maioria dos serviços de intermediação de pagamento são bastante simples de implementar e possuem APIs prontas que se comunicam com a sua plataforma de e-commerce. 

2. Variedade nos meios de pagamento online 

Não oferecer variedade de pagamento pode ser fatal para qualquer e-commerce.

Por isso, por mais que sua receita principal venha do boleto, por exemplo, é fundamental que sua loja virtual consiga oferecer, para o seu cliente, os meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros.

Nos dias de hoje, quem não disponibiliza cartão de crédito, boleto e Pix está um passo atrás da concorrência. 

3. Segurança no tratamento de dados dos clientes 

Ter uma empresa especializada lidando com os dados dos clientes pode fazer toda a diferença no seu negócio, garantindo mais tranquilidade e segurança para eles e também para você.

Ao escolher a intermediadora de pagamentos para sua empresa, certifique-se que ela possui o selo PCI-DSS Compliance, que garante total segurança na movimentação de dados.

4. Controle financeiro e facilidade de gerenciar pagamentos 

Ter uma plataforma de intermediação de pagamentos te ajudará a controlar melhor suas entradas de caixa, possibilitando um gerenciamento financeiro mais transparente e organizado. 

5. Automação de cobranças 

Contando com soluções de pagamento robustas, também será mais fácil automatizar suas cobranças.

Além de possibilitar  maior controle e agilidade nos recebimentos dos seus clientes, a automação financeira ajuda a minimizar o risco de erros humanos além de acelerar processos que, antes, eram feitos manualmente - como emissão de boletos, por exemplo.

A Alfa Contabilidade, cliente iugu, tem um case bem legal sobre como eles fizeram para otimizar quase 100% o seu trabalho financeiro

6. Checkout mais rápido e seguro 

Se você é dono de um e-commerce, com certeza está familiarizado com o abandono de carrinho.

Mas, saiba que uma das causas disso é um checkout com redirecionamento lento demais. Por isso, buscar um intermediador de pagamentos pode ser a solução para melhorar essas taxas de abandono na sua empresa!

Isso porque, um bom intermediador de pagamentos vai oferecer um checkout transparente para sua empresa e seus clientes. Isso significa um ambiente whitelabel com a identidade visual da sua marca e toda a segurança garantida de um intermediador certificado PCI-DSS Compliance.

7. Possibilidade de oferecer vendas a prazo, aumentando as chances de conversão 

Vendas a prazo ganham o coração dos brasileiros. Por isso, oferecer este tipo de pagamento pode aumentar muito suas conversões.

Porém, sem um intermediador de pagamentos essa solução pode ser difícil de ser gerenciada. O melhor é escolher uma plataforma que te dê todo o suporte necessário para oferecer essa opção de pagamento. 

Veja como os pagamentos online da iugu potencializam o seu negócio 

Como Instituição de Pagamento, a iugu é uma plataforma completa que facilita o seu dia a dia quando se trata de soluções de pagamentos online

Oferecemos o serviço de intermediação de pagamentos para otimizar todo o seu processo de vendas online. Conheça nossos diferenciais: 

  • Plataforma com a melhor tecnologia e certificação de segurança PCI-DSS Compliance; 
  • Múltiplos meios de pagamento - Cartão de crédito, boleto e Pix;
  • Cobranças recorrentes e Split de pagamentos com regras totalmente customizáveis; 
  • API completa e flexível. 

Gostou de saber mais sobre como fazer a intermediação de pagamentos online? Então, que tal potencializar ainda mais o seu negócio?

Conheça nossos planos e escolha o que melhor se adapta ao seu negócio!

pagamentos online

Posts relacionados

homem segurando celular e escaneando um QR code Pix