Confira 6 ideias para clube de assinatura e as vantagens desse modelo de negócio

Escrito em 12 de Março de 2020 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Janeiro de 2024

Ideias para clube de assinatura: inovar é crucial para manter a relevância no mercado competitivo. Atualizações frequentes mantêm os assinantes engajados, atraem novos clientes, acompanham tendências e garantem a diferenciação, assegurando a sustentabilidade e o crescimento do negócio a longo prazo.

 

Buscar por ideias para clube de assinatura é uma decisão acertada para quem quer ter um negócio de destaque. Afinal, quem aposta nesse segmento não se arrepende.

Movimentando mais de R$ 1 bilhão por ano, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, nos últimos dez anos, o número de negócios do setor cresceu 1000%. O modelo de negócio de um clube de assinaturas não é novo. Afinal, conta com características similares às do sistema tradicional de assinaturas. 

No entanto, a quantidade e a diversidade de produtos oferecidos são muito mais amplas atualmente. Além de oferecer praticidade ao consumidor, esse modelo promove uma experiência única a seu público. 

Outro ponto fundamental é oferecer um custo mensal de assinatura que não prejudique o orçamento de seus assinantes. Nesse cenário, apostar em parcerias com fornecedores qualificados para manter o mínimo de estoque é uma estratégia importante. 

Saber como criar um clube de assinaturas de forma eficiente conta com vantagens significativas tanto para o lojista como para o consumidor. Além disso, fortalece a economia da recorrência. Quer saber quais são essas vantagens e se inspirar com ideias para clube de assinatura? É só seguir com sua leitura!

O que é um clube de assinatura?

Um clube de assinaturas é um modelo de negócios onde os consumidores pagam uma taxa regular para receber produtos ou serviços em uma periodicidade predeterminada. Os assinantes se inscrevem online, escolhem o tipo de assinatura e recebem entregas regulares, podendo personalizar suas preferências em alguns casos. 

Esse é um modelo de negócio que gera previsibilidade de receitas, fidelização de clientes e é uma forma de introduzir novos produtos no mercado.

No que se baseia o modelo de negócio de clube de assinatura?

Antes de conhecer incríveis ideias para clube de assinatura, é importante saber que esse modelo de negócios funciona de modo simples. Isso porque, por meio dele, a pessoa seleciona a companhia que fornece o produto desejado e, assim, faz a sua assinatura. Logo, ela recebe o item requisitado, comprometendo-se a efetuar seu pagamento. 

Para o consumidor, fazer parte de um clube de assinaturas configura uma experiência ímpar. Afinal, além de receber produtos de qualidade no conforto de sua casa, o cliente tem acesso contínuo a novidades e a produtos exclusivos. 

Outro fator essencial que contribui para essa experiência é o método de pagamento. Isso porque esse modelo se baseia em um sistema de cobranças online, no qual o valor cobrado é descontado no cartão de crédito, boletos automáticos ou em débito na conta corrente. Ou seja, o cliente não tem que se preocupar com o pagamento, já que tudo acontece via online de modo simples e prático. 

Conhecido como pagamento recorrente, esse sistema também traz vantagens para o lojista. Continue lendo para descobrir quais são elas! 

Quais as vantagens do pagamento recorrente para o dono da loja virtual?

Curioso em conhecer ideias para clube de assinatura, não é mesmo? Pois, antes de saber quais são elas, é importante entender as vantagens que o pagamento recorrente apresenta para os lojistas.  São elas:

1. Previsão de lucro

Por meio do pagamento recorrente, é possível ter uma previsão de lucro para o mês posterior. Isso porque esse sistema acontece alinhado às cláusulas do contrato que exigem a identificação do pagamento. 

2. Redução da inadimplência 

Por contar com sistema de pagamentos feito periodicamente, os assinantes prestigiam a praticidade e, logo, o pagamento é efetuado de modo automático. Além disso, o assinante também recebe avisos relacionados a eventuais pendências. Sendo assim, esses dois fatores contribuem bastante para a redução de casos de inadimplência.

3. Previsibilidade de receita mensal

O contrato de um plano de assinatura traz também a receita mensal prevista. Dessa forma, é possível se planejar em relação às despesas do período e também investir recursos em outros modos de captação de clientes. 

4. Garantia de segurança dos pagamentos

Esse sistema conta com um recurso que promove uma gestão financeira sem riscos. Trata-se da ferramenta antifraudes. Por meio dela, é possível identificar tentativas suspeitas. Logo, a segurança aumenta. 

5. Controle do estoque

Por saber o que será enviado ao cliente, o risco de contar com produtos acumulados em estoque por falta de demanda é bastante reduzido. Esse fato também favorece a negociação com os fornecedores. Isso porque, ao saber que determinados produtos têm mais saída, é possível negociar grandes quantidades deles. 

6. Fidelização do cliente

Uma das grandes vantagens do pagamento recorrente é aumentar a fidelização dos clientes. Isso porque esse sistema promove a facilidade da cobrança, impactando positivamente na experiência do cliente. 

Além disso, como se trata de um processo automatizado, a renovação da assinatura também é feita desse modo. Dessa forma, esses dois fatores contribuem para a retenção e fidelização dos compradores. 

Ideias para clubes de assinaturas: como transformar produtos em uma assinatura recorrente?  

Conheça agora algumas criativas ideias para clubes de assinaturas. Uma delas, certamente, se alinhara com o perfil de seu negócio.

1. Estimule a curiosidade de quem gosta de ler

Se você trabalha no segmento literário, oferecer uma experiência diferenciada para quem ama ler faz toda a diferença. 

Em vez de enviar apenas os livros requisitados, é possível fazer uma curadoria baseada no comportamento do cliente. Dessa forma, elaborar um kit com os livros que mais combinem com ele, aumentará a curiosidade do recebimento. Além disso, para destacar o elemento surpresa, é interessante incluir algum mimo desse universo que agrade ao consumidor. 

2. Aposte na glamourização de que investe em beleza

Quem se interessa por produtos de beleza aprecia a qualidade dos produtos desse segmento e também valoriza a questão estética. 

Sendo assim, se você trabalha nesse nicho, pare de entregar apenas o essencial ou “o mais do mesmo”. Aposte em caixas bonitas que contem com kits de beleza que saltem aos olhos. Assim, além de entregar os produtos desejados, o cliente esperará ansiosamente por sua caixinha todos os meses. Consegue entender por que essa é uma das grandes ideias para clube de assinatura, certo? 

3. Mime quem ama mimar seus pets

Todo dono de pet adora mimar seus animaizinhos, não é mesmo? Então, que tal mimá-los ao promover uma vivência empolgante? 

Para isso, você pode elaborar um kit exclusivo, que conte com os petiscos mais apreciados pelo peludo, assim como uma ração especial da raça e também brindes, como um brinquedinho. 

Nesse contexto, vale também escrever uma cartinha elogiando o bichinho. O dono do pet morrerá de amores e, certamente, continuará com a sua assinatura por um bom tempo. 

4. Instigue o paladar de quem adora um docinho

Se você trabalha na área alimentícia, que tal promover uma experiência de dar água na boca? 

Para isso, você pode montar um kit exclusivo para quem ama doces. Nesse sentido, também é importante montar uma caixinha que estimule não só o paladar, mas também a visão. 

Coloque dentro dela as últimas novidades em termos de doces, com tamanhos e cores variados. Certamente, essa é uma das ideias para clube de assinatura mais gostosas da lista, não é mesmo? 

Convide para o universo da moda quem tem estilo

Moda é versátil e tem uma gama de opções de produtos que podem ser oferecidos em um clube de assinaturas, como blusas, calças, pijamas, lingeries, acessórios, joias. Investir tempo na criação de perfis detalhados para os assinantes, onde eles possam indicar suas cores, estilos e peças favoritas, é crucial.

Para isso, você pode criar perfis de estilo, onde o próprio assinante seleciona qual se encaixa mais com ele e montar caixas com uma ou mais peças que representem a linha de estilo escolhido.

Ofereça um cafezinho

Sabia que muita gente ama café e adoraria fazer parte de um clube com essa temática? A ideia é montar um box com itens que remetam ao momento do cafezinho, como xícaras, grãos de diferentes lugares, moedores de café, coador e outros elementos. 

Com a crescente demanda por experiências sensoriais autênticas, um clube de assinatura de café não apenas proporciona aos membros a chance de saborear os melhores grãos do mundo, mas também cria uma comunidade apaixonada em torno do amor pela bebida.

Neste post, você conheceu ideias para clube de assinatura e percebeu que oferecer uma experiência única pode alavancar as suas vendas, certo? Também ficou sabendo as vantagens de contar com um sistema de cobrança recorrente.

Para adotar esse sistema, é preciso contar com uma plataforma flexível de serviços financeiros, que permita que o seu clube de assinaturas esteja de acordo com os objetivos do seu negócio.

Para isso, você tem a iugu! Fale com dos nossos especialistas e descubra como podemos ajudar o setor financeiro do seu negócio.

 

 

Posts relacionados