Buscar por voz é uma das principais tendências para 2022: Conheça o Google Voice

Escrito em 07 de Janeiro de 2022 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Google Voice Search - Tudo o que você precisa saber.

A pesquisa por voz se popularizou nos últimos anos com a chegada dos assistentes virtuais, como a Alexa, da Amazon, ou a Siri, da Apple. 

No entanto, apesar da praticidade existente nestas funções, as pesquisas através do Google, incluindo o Google Voice Search, continuam sendo, massivamente, as maiores responsáveis pelas buscas na internet.

Descubra neste artigo como o Google Voice Search pode ser uma ferramenta útil no seu dia a dia.

 

Como funciona o Google Voice Search

 

De acordo com dados do próprio Google, 27% das pessoas já utilizam a pesquisa por voz em seus dispositivos móveis. Além disso, a empresa também aponta que  48% dos brasileiros dizem utilizar comandos de voz pelo menos uma vez por semana, enquanto 20% usam a tecnologia diariamente. 

A partir disso, o Google passou a aprimorar seu método de pesquisa por voz, tornando o Google Voice Search uma ferramenta funcional que pode ser integrada ao dia a dia de trabalho ou cotidiano de uma família. 

As principais formas de usar a função, além da pesquisa direta através do smartphone, são Google Assistente, para Android, e o Google Nest Audio.

 

O que é necessário para usar o Google Voice Search

 

A pesquisa por voz é um recurso que utiliza uma inteligência artificial para decodificar sons em palavras e, através disso, realizar pesquisas na internet. Quando feito a partir de um mecanismo de pesquisa, como o Google Voice Search, os resultados aparecem escritos na tela, como se o usuário estivesse fazendo uma busca por digitação.

No caso dos smart speakers, como Alexa ou Google Assistente, o assistente virtual apenas lê o primeiro resultado da pesquisa, o que pode não ser necessariamente o que você está procurando no momento.

Em ambas as funções, o que ativa a pesquisa por voz é a frase ou palavra de atenção definida pela empresa. No caso do Google, o padrão utilizado é “Ok, Google”.

 

Funções do Google Voice Search

 

No caso dos smartphones mais novos, a função Google Voice Search já vem ativada no app. Assim, basta tocar no ícone de microfone na barra de pesquisa e dizer “Ok, Google”. Após isso, diga o que pretende pesquisar de forma clara e objetiva. A inteligência artificial vai priorizar sempre palavras-chave que estejam interligadas em um mesmo contexto.

Por exemplo, se você precisa descobrir a temperatura da sua cidade no momento, basta dizer o nome da sua cidade e a palavra “temperatura”. Dessa forma, o Google irá priorizar as informações de localização e clima para a região.

 

Como configurar o Google Voice Search

 

Se o seu smartphone não estiver com a função ativa no app do Google, será necessário fazer isso manualmente. Siga o seguinte procedimento:

 

  • Abra o Google app
  • Toque em Mais > Configurações > Voz
  • Em “Hey Google” toque em Voice Match para fazer seu reconhecimento de voz
  • Ative o Hey Google.

 

Após realizar essa série de passos, abra novamente o aplicativo, clique no ícone de microfone e diga “Ok, Google”. Em alguns dispositivos existem limitações quanto a pesquisa por voz que exigem que o dono do aparelho autorize o Google Voice Search, certifique-se que você autorizou o app a coletar informações através do microfone.

 

Vantagens de usar o Google Voice Search

 

Entre as principais vantagens, a facilidade e rapidez para pesquisas despontam como atrativos para usuários que necessitam de buscas mais dinâmicas. Com o Google Voice Search é possível realizar perguntas diretas, sem a necessidade de digitar a frase ou mesmo se preocupar com a pontuação.

O recurso do Google Voice Search também é perfeito para a acessibilidade de pessoas cegas ou com baixa visão, proporcionando uma integração com leitores de tela que podem indicar o que foi respondido na tela após a pesquisa por voz.

Além disso, a função já chama a atenção de quem trabalha com SEO (Search Engine Optimization) pelo uso específico de palavras-chave específicas para pesquisa de produtos ou serviços. A partir da análise de palavras-chaves ou perguntas recorrentes, páginas e sites podem ser otimizados, ganhando mais destaque no buscador.

Posts relacionados

homem segurando um celular e um cartão de crédito fazendo um pagamento online
mão de mulher segurando celular com tela aberto do Drex