Link de pagamento: o que é e o passo de como gerar de forma eficiente

Escrito em 17 de Dezembro de 2020 por Patrick Negri

Atualizado em 20 de Dezembro de 2023

Link de pagamento é uma ferramenta online que permite a geração de URLs específicos para transações financeiras. Amplamente utilizado em comércio eletrônico, esse link direciona os clientes a uma página segura para efetuar pagamentos, simplificando o processo de compra e facilitando a gestão de transações comerciais

A inovação tecnológica tem feito muito bem o seu papel no que diz respeito à entrega de soluções relevantes para as transações de empresas de diferentes portes. 

O uso do link de pagamento tem se popularizado cada vez mais, oferecendo uma maneira prática e segura para realizar transações financeiras online. Com ele, é possível simplificar o processo de cobrança, proporcionando comodidade tanto para as empresas quanto para os clientes. 

Em meio a tantas soluções, saber como gerar um link de pagamento eficiente continua sendo uma dúvida para muitas empresas. Mostraremos as principais etapas envolvidas na geração desse link, desde a escolha da plataforma adequada até a personalização das informações necessárias.

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

 

O que é link de pagamento?

Como o próprio nome já sugere, o link de pagamento é um endereço URL que encaminha o cliente direto para uma página segura de pagamento. Nesta página, ele pode finalizar a compra de forma simples e rápida preenchendo poucos dados, como seu nome, o endereço de entrega e o método de pagamento.

É uma solução muito interessante para todos os tipos de negócios, mas principalmente para aqueles que atuam assiduamente no comércio contextual. A estratégia por trás do comércio contextual é possibilitar e simples a compra de qualquer coisa, independente do que o usuário esteja fazendo no momento ou do seu tipo de navegação. 

Ou seja, navegando nas redes sociais, por exemplo, um usuário pode se deparar com a exposição e o anúncio de um produto que ele se interessa e decide comprar naquela mesma hora.  Então, ao tomar a decisão de compra, o envio de um link de pagamento viabiliza que a venda seja realizada rapidamente, sem a necessidade de se conectar diretamente ao site da empresa. 

Como funciona o link de pagamento?

E é exatamente aí que acontece toda a mágica do link de pagamento: ao se deparar e se interessar por um produto em qualquer parte da internet, o cliente pode finalizar a compra ali mesmo. 

Não é necessário entrar em outro site, colocar o produto desejado no carrinho, fazer um longo cadastro e só depois de todos esses processos, finalizar finalmente a compra. 

Ao clicar em “comprar”, por exemplo, o cliente automaticamente recebe o link de pagamento pelo chat da rede social ou no seu e-mail e vai direto para a página de conclusão da compra.

Cobrar com link de pagamento, portanto, também diminui a desistência de compras, já que não é necessário o preenchimento de diversos dados na criação de longos cadastros. 

Quais são os benefícios do link de pagamentos?

Os links de pagamento podem diminuir a taxa de desistência de compra. Os negócios que utilizam do link de pagamentos classificam os benefícios mais relevantes, como: 

  • Venda nos meios digitais 
  • Segurança e facilidade de criação e uso 
  • Personalização e variedade de pagamento 
  • Cobrança de inadimplentes 

A seguir, entenderemos melhor cada um deles. 

1. Venda nos meios digitais

Não é novidade para ninguém que a venda online está em constante crescimento, já que ela tem sido cada vez mais aderida pelos clientes, não é mesmo?

Por isso, estar presente em múltiplos canais, como nas redes sociais (Instagram, Facebook, WhatsApp, entre outras) é essencial para a divulgação e a comercialização dos produtos e serviços de uma empresa.  Aqui, é importante lembrar que meios como e-mail e SMS também não podem ser esquecidos.

E então, por meio de todas essas entradas, é possível concluir uma venda graças ao link de pagamento. Ou seja, todo o processo de compra e venda é concluído rapidamente, o que garante a satisfação tanto do cliente quanto do empreendedor.

2. Segurança e facilidade de criação e uso

Geralmente, nas plataformas de pagamentos, criar um link de pagamento para compartilhar com o cliente é muito fácil, sendo necessária apenas a adição do valor. Quanto à segurança, também não há muito com o que se preocupar, uma vez que as fintechs que oferecem essa solução deve seguir o que chamamos de Política de Proteção ao Vendedor

Para se ter uma melhor noção, a segurança e a eficiência do link de pagamento pode ser comparada com a da maquininha de cartão. O vendedor “estende” a ferramenta de pagamento e o cliente “insere” seu cartão para finalizar a compra.

3. Personalização e variedade de pagamento

Ao configurar o link de pagamento, é possível adicionar o logo da empresa e mensagens de instruções para o cliente. Além disso, após a confirmação do pagamento, você também pode configurar mensagens com o resumo da compra e com um agradecimento, por exemplo.

Ao abrir o link, o cliente também pode se deparar com diversas opções de pagamento, como cartão de crédito, cartão de débito, boleto e transferência, por exemplo. 

E não é só o cliente que tem poder de escolha nos sistemas de links de pagamentos! O vendedor também pode negociar, junto à plataforma, as melhores formas de recebimento das vendas, antecipando recebíveis, por exemplo. 

4. Cobrança de inadimplentes

Como se não bastassem todos esses benefícios, ainda temos a cereja do bolo: entender como gerar um link de pagamento também pode ser uma maneira eficiente e bem sucedida de cobrar seus clientes inadimplentes!

É só criar o link de pagamento com o valor a ser cobrado e enviar para o cliente pelo canal que for mais viável tanto para ele, quanto para a empresa. 

É uma ótima forma de notificar o cliente sem parecer agressivo ou insistente. Ao receber o link com uma mensagem personalizada, além de ser lembrado, o cliente também irá se deparar com uma facilidade muito grande para quitar sua dívida.

Quem pode usar o link de pagamentos?

Um link de pagamentos pode facilitar a experiência de compra do cliente. Além de rápido e eficiente, ele também é muito versátil e pode ser usado pelos mais diversos segmentos do mercado para a comercialização tanto de produtos, quanto de serviços.

Ou seja, o link de pagamento funciona tanto para a venda de bens de consumo (roupas, sapatos, acessórios), como para a venda de serviços (dentistas, esteticistas, cabeleireiros). Isso porque ele pode ser gerado para o pagamento de literalmente qualquer coisa

E mais! Não podemos esquecer que para utilizar o link de pagamento, a empresa não precisa, obrigatoriamente, ter um e-commerce. Lojinhas no Instagram e Facebook também podem cobrar via link de pagamento, o que democratiza ainda mais o seu uso. 

Como gerar link de pagamento?

Agora, entenderemos como gerar um link de pagamento de forma eficiente. O pagamento é um processo extremamente simples e rápido na maioria das plataformas que oferecem o serviço.  

  1. Entrar na solicitação de compra
  2. Abrir o sistema de pagamentos
  3. Inserir o valor da venda
  4. Liberar as formas de pagamento que serão disponibilizadas ao cliente
  5. Confirmar a criação do link

Então, o link de pagamento é criado e pode ser facilmente copiado ou compartilhado com o cliente por meio do canal no qual ele estiver realizando a compra.

Geralmente, assim que o cliente realiza o pagamento e a transação é confirmada, a venda já aparece no sistema, que disponibiliza um extrato muito claro e organizado de todas as vendas realizadas, entre outros serviços prestados. 

É importante prestar bastante atenção nas datas e nas formas de recebimento dos valores faturados. 

Isso porque as plataformas cobram diferentes taxas para a realização desse repasse, dependendo do tipo da transação, do prazo e se a transferência do dinheiro para a conta do empreendedor será ou não adiantada.

Como receber via link de pagamento?

Para receber pagamentos via link, a empresa deve selecionar uma plataforma confiável, como a iugu, e configurar o painel da empresa para contar com esse tipo de recebimento. A geração de links específicos para cada transação ocorre na interface da plataforma, sendo esses links enviados aos clientes por e-mail ou outros meios de comunicação. 

O acompanhamento rigoroso do status das transações é crucial, e, uma vez confirmados os pagamentos, a empresa pode solicitar a transferência dos valores para sua conta bancária. Garantir a segurança na escolha da plataforma e oferecer suporte aos clientes são passos importantes para uma transição suave de pagamentos via link.

Qual o melhor link de pagamento?

Atualmente, existem diversas fintechs que oferecem a funcionalidade que permite criar e cobrar via link de pagamento

Dentre tantas opções, na hora da escolha da plataforma de cobranças que oferecerá essa solução ao seu negócio, é importante estar atento às seguintes questões: 

  • a segurança e a estabilidade que a plataforma oferece;
  • se a sua robustez e se as suas funcionalidades são compatíveis com o seu tipo de negócio;
  • quais formas de pagamento são aceitas (bandeiras de cartão, boleto, transferência, etc.);
  • quais são os valores das taxas cobradas em cada compra;
  • quais são os valores das taxas para a antecipação de recebíveis

Esses são fatores importantes que devem ser considerados na hora de contratar uma plataforma de pagamentos online.

Com as soluções da iugu, você pode gerar link de pagamento e receber de maneira fácil e segura, sem a necessidade uma maquininha ou site. Dessa forma, você tem mais flexibilidade e controle no seu financeiro.

Gostou de entender como gerar link de pagamento e se interessou? Então, entre em contato com nossos especialistas e encontre o plano ideal para a sua empresa.

imagem de um homem com barba sorrindo em frente a um notebook gerando link de pagamento

 

Posts relacionados