Certificado SSL Wildcard: o que é e para que serve?

Escrito em 14 de Abril de 2022 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Certificado SSL Wildcard: o que é e para que serve?

A Era Digital conduz uma massiva transição de operações e atividades humanas para a Internet. Com o passar dos anos e os avanços da tecnologia, os computadores conquistam cada vez mais a confiança e a preferência dos usuários. Logo, o número de sites na web cresce exponencialmente a cada dia.

Quanto mais tarefas relegamos aos computadores, mais suscetíveis estamos a ciberataques. Para evitar estes cenários, é importante se atentar a medidas de segurança na web.

Uma destas medidas de segurança é a certificação SSL. Ela garante ao web host fiabilidade sobre sua identidade, e atesta a autenticidade das páginas exibidas no domínio.

Mas quando se lida com mais de um subdomínio em um mesmo domínio, certificar cada um deles individualmente pode se tornar um processo lento e custoso. 

Para evitar esse cenário, vale investir em um certificado SSL Wildcard. Com ele, o host evita futuras dores de cabeça caso precise criar e certificar um novo subdomínio.

Se você está pensando em adquirir um certificado SSL Wildcard, leia este artigo e descubra se ele é o ideal para você!

 

O que é um Certificado SSL Wildcard?

Um certificado SSL Wildcard é certificado digital para Nomes de Domínio (domain names). O Wildcard em seu nome vem do termo em Inglês, que significa “carta curinga”. O certificado recebe esse nome, pois contém, no Nome de Domínio, um caractere curinga.

Esse caractere (a saber, um asterisco) permite que o certificado cubra múltiplos Subdomínios de um mesmo domínio. Portanto, um certificado SSL Wildcard típico será expedido para o seguinte domínio:

*.seudomínioaqui.com.br

O web host pode usar esse certificado para todos os subdomínios do seu domínio, por exemplo:

mail.seudomínioaqui.com.br

blog.seudomínioaqui.com.br

loja.seudomínioaqui.com.br

 

Quando o web host insere um subdomínio no certificado, ele verifica se o subdomínio está no domínio para o qual o certificado foi expedido. Caso esteja, aquele subdomínio estará certificado.

Como o certificado é compartilhado por todos os subdomínios, eles podem compartilhar um mesmo IP. Para tanto, é necessário configurar o certificado para usar um virtual host baseado em nome, e não em IP, como costumam vir pré-configurados os certificados.

Este é um passo muito importante para garantir que o certificado consiga referir a cada subdomínio corretamente. 

 

Por que devo comprar um certificado SSL Wildcard?

Um certificado SSL Wildcard é muito útil para quem deseja certificar um grande número de subdomínios com um único certificado. A opção oferece mais praticidade no gerenciamento das certificações, quando comparada ao uso de certificados individuais.

Uma grande vantagem deste tipo de certificado é a possibilidade de adicionar novos subdomínios ao certificado existente, eliminando a necessidade de adquirir novas certificações para futuros projetos.

Se seu site tem a perspectiva de crescer e ganhar novos subdomínios, vale a pena optar por um certificado SSL Wildcard. Assim, você estará economizando tempo no futuro.

 

Quais as vantagens de um certificado SSL Wildcard?

Quanto mais atividades desempenhamos através da web, mais necessário se torna garantir a segurança na condução destas tarefas. Seja ao fornecer dados sensíveis ou baixar arquivos para seu dispositivo, o usuário precisa se sentir seguro para interagir com o sistema.

Essa segurança vem, principalmente, da confiança do usuário no site. Com um certificado SSL, quem acessa o domínio ou subdomínio tem a certeza de que está interagindo com o host genuíno . Domínios implementados em HTTPS permitem que o usuário clique no canto esquerdo da barra de endereços do navegador para exibir a certificação da página.

Para que seu site possa oferecer transações financeiras ou coletar dados sensíveis com segurança, é indispensável o uso do HTTPS. Inclusive, a maioria das integrações de terceiros, que lidem com dados pessoais e/ou financeiros, exige certificação digital para o domínio a que serão implementadas.

Por fim, estas medidas também contribuem para a percepção do usuário sobre o seu site. A presença delas em sites que não coletam dados ou oferecem transações monetárias sinaliza que o web host está tão preocupado com a segurança e compliance quanto o usuário. 

 

Onde comprar um certificado SSL Wildcard?

Se você quer comprar um certificado digital SSL Wildcard, opções não faltam no mercado brasileiro. Diferentes empresas oferecem diferentes modalidades de certificação para todas as necessidades e orçamentos.

Dentre as opções de entidades certificadoras, destacam-se a Serasa Experian, a GoDaddy, a LocaWeb e a RapidSSL.

Todas estas empresas oferecem este e outros certificados digitais para seu site. Elas oferecem o certificado em diferentes faixas de preço, com diferentes recursos adicionais para cada uma delas.

 

Qual o preço do certificado SSL Wildcard?

O valor do certificado SSL Wildcard normalmente diz respeito ao período de um ano. O pagamento pode ser feito em uma ou até doze parcelas, e os valores para o pacote anual variam entre R$400 e mais de R$2.000.

Posts relacionados