Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica, não sejam MEI e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h às 17h. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Indiquei um cliente pelo programa de Afiliados. Como eu posso consultar minha indicação?

Você pode consultar sua indicação no Painel do Indicador.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

Quero ser cliente

Vendas online: saiba como iniciar sua jornada digital

Entenda como funcionam as vendas online e aprenda o passo a passo para iniciar seus negócios da melhor forma.

Escrito em 14 de Janeiro de 2021 por Marcos Madureira

O crescimento acelerado das atividades digitais trouxe inovações para todos os tipos de negócio. No segmento de vendas já temos um vasto campo de atuação, ainda mais agora que as pessoas estão mais reclusas, em razão da pandemia do coronavírus. No entanto, por se tratar de algo relativamente novo, é preciso aprender, efetivamente, como funcionam as vendas online. 

Sabemos que a porta de entrada do consumidor é um dispositivo digital, como:

  • notebook;
  • computador;
  • tablet;
  • smartphone.

Eles são companhias constantes das pessoas e funcionam como uma espécie de assistente contínuo para tudo. Com tantas pessoas conectadas, o tempo todo, você pode apostar que a maioria delas já fez, pelo menos, uma compra de forma virtual.

Essa modalidade de negócio não para de crescer e as possibilidades são infinitas. Muitos empreendedores começaram suas atividades com pouquíssimo conhecimento sobre o assunto e, por meio de tentativas, estudos e pesquisas se transformaram em referência para toda a comunidade digital.

No entanto, hoje, você já pode contar com diversos manuais que indicam um passo a passo de como iniciar essa jornada digital sem grandes desafios.

Fique com a gente e entenda como dar o primeiro passo e ir adiante, seguindo estratégias já estudadas e estruturadas a fim de montar o seu negócio online e correr para o sucesso. Você terá noções sobre o que vender, qual plataforma escolher, entre outras dicas.

Como escolher o que vender?

Escolher o que vender online é a primeira etapa e, muitas vezes, a mais difícil. As possibilidades para a criação de loja virtual são incontáveis e quem ainda não sabe o que oferecer, pode acabar fazendo a escolha incorreta.

Mas, para driblar esse impasse, existem algumas dicas que indicam qual o melhor caminho. Acompanhe as sugestões!

Considere seus hobbies

Dizem por aí que quem faz o que gosta não trabalha um só dia na vida. Há alguma lógica nisso, mas, essa ideia também pode induzir ao erro.

A verdade é que todo trabalho exige algum esforço e metodologia para chegar até o público certo. No entanto, é inegável que o ponto de partida mais seguro é olhar para a atividade que você mais gosta e tentar encaixá-la em um produto ou serviço. 

Lembre-se de que, no início, os desafios são maiores, então, fazer o que se gosta motiva muito mais a superar obstáculos.

Verifique a demanda do mercado escolhido

profissional pesquisando por vendas onlineDepois de definir o que vender online, é importante analisar a demanda do mercado selecionado.

Após listar as alternativas de negócio, é hora de avaliar a possibilidade prática nelas existente, analisando o nicho de mercado no qual elas se encaixam. No e-commerce, a tendência é que se consiga realizar até a venda de produtos online ou serviços mais inusitados, tudo depende muito da estratégia usada para chamar a atenção.

Existem alguns nichos de vendas online que se destacam mais e estão sempre em alta no mercado. Eles representam mais oportunidades por um lado e, por outro, mais concorrência.

Na dúvida, verifique a trajetória que esse nicho específico trilhou ao longo tempo para ter uma visão mais panorâmica.

Escolha um micro nicho

Grandes mercados, como saúde, moda e acessórios, perfumaria, cosméticos, por exemplo, oferecem a possibilidade de segmentação. Então, uma boa tática para ingressar nesses mercados mais concorridos é optar por um micro nicho.

Segmente o máximo que puder e crie o seu diferencial a fim de competir com outros, oferecendo algo exclusivo. Um bom exemplo é o mercado de moda com seus inúmeros micro nichos, como:

  • plus size;
  • retrô;
  • boho;

Conheça o público de interesse

Depois de pensar no melhor produto para o seu comércio online, foque no público específico e trace uma estratégia de comunicação clara e eficaz. Entenda quem é a sua persona e faça uma abordagem certeira.

Como fazer minha primeira venda online?

Agora que você já sabe como definir o que vender online, você espera concluir a venda propriamente dita.

No início, não é incomum as pessoas desistirem do trabalho com vendas online, depois dos primeiros compartilhamentos em páginas como o Facebook ou pelo WhatsApp. Isso acontece muito em razão dos resultados pouco expressivos. 

Essas abordagens diretas, muito comuns em outros tempos, costumam ser bastante invasivas e ignoram um princípio básico sobre vendas pela internet: a oferta de valor ao potencial cliente, antes mesmo de propor a venda.

Portanto, para ter um empreendedorismo online bem-sucedido, é necessário estudar atentamente o mercado e entender que a finalização de uma venda está estruturada em 3 pilares:

  1. autoridade;
  2. confiança;
  3. estratégias de vendas.

Quando falamos em estratégia, sabemos que há inúmeras no mercado digital. Contudo, o que determina o sucesso ou não é a sua mentalidade, o que chamamos de mindset. Isso significa que é preciso ter muita paciência, resiliência, além de estabelecer os indicadores mais importantes para o seu negócio.

Depois, você deve acompanhar o desempenho de cada uma das ações implementadas para verificar se um produto ou serviço tem um real potencial de crescer em médio e longo prazo.

Ao estudar o mercado e oferecer o produto que leva valor à vida do consumidor, é certo que as vendas se concretizarão e o retorno financeiro também.

Como fazer a gestão de estoque?

foto de um estoque, para ilustrar um dos investimentos necessários para as vendas onlineA gestão de estoque é uma etapa essencial para o bom funcionamento das vendas de produtos online.

Estoques geram custos, mas são indispensáveis para que o abastecimento imediato seja garantido, sendo assim, um negócio online pede um planejamento estratégico a fim de evitar desperdícios.

Depois de encontrar bons fornecedores, o ideal é ter poucas opções, com uma quantidade generosa para eliminar o risco de esgotamento dos produtos. Isso porque na maioria dos casos, o consumidor entra na sua loja online procurando um produto específico e esse será o chamariz, até que o novo usuário conheça o seu estoque e se torne um cliente habitual. 

Isso garante que o crescimento do seu negócio e do estoque aconteçam gradualmente, conforme o volume de vendas e o retorno financeiro.

Além disso, adote as práticas de reposição de mercadorias para deixar o estoque sempre abastecido com os produtos que vendem mais. Garanta que os seus clientes possam encontrar o que procuram e evite prejudicar a reputação da sua marca.

Cuide, também, da organização e planejamento e mantenha o controle das vendas, do estoque e das compras sempre sintonizados.

Como atender online?

O sucesso das vendas de produtos online não depende apenas do momento da compra. Enquanto o cliente ainda está considerando essa possibilidade, você pode e deve manter contato, criando um relacionamento de confiança e amizade.

Por mais que a tecnologia esteja ganhando cada vez mais espaço no dia a dia, as pessoas ainda gostam de sentir a presença humana por trás das operações de venda.

Por isso, é fundamental oferecer um atendimento humanizado para os seus visitantes virtuais. Use métodos que vão além do seu site ou portal, como:

  • implementação de chats e formulários de contato;
  • interação nas redes sociais;
  • e-mails personalizados;
  • proximidade na comunicação.

De que forma fazer a divulgação pela internet?

Hoje, divulgar pela internet é apostar em marketing digital. É por meio dele que você consegue fazer com que as pessoas cheguem até o seu produto e não que o seu produto chegue até elas.

Você deve atrair as pessoas até o seu site ou plataforma. Para tanto, é importante conhecer as principais técnicas e estratégias que mais se enquadrem ao seu tipo de negócio.

As redes sociais são grandes aliadas para colocar o seu negócio em evidência e alavancar as vendas. Praticamente todos os usuários da internet acessam suas contas diariamente e visitam Facebook, Instagram, LinkedIn e outras plataformas online.

Então, é lá que você precisa estar, oferecendo conteúdo relevante que sirva como informação sobre tudo o que cerca o universo do produto que você vende.

Como realizar a gestão financeira?

ppessoa cauculando os gastos das vendas onlineÉ necessário fazer uma boa gestão financeira para garantir o bom funcionamento das vendas pela internet.

Seja qual for o tipo de negócio eleito para efetuar suas vendas online, um bom planejamento e gestão financeira é fundamental, principalmente se você estiver deixando o emprego fixo para se dedicar ao novo empreendimento online.

É importante saber que um negócio ainda em fase de estruturação precisa de garantia financeira para que a pressão por resultados não atrapalhe seu bom desempenho.

Para trabalhar com vendas pela internet não se deve ignorar isso, e se você não tiver dependentes da sua renda, a gestão se torna mais fácil, basta somar os gastos com a criação, divulgação do produto e custos de manutenção, como pacote de internet, linha extra de telefone, consultorias e outros, além das suas despesas pessoais.

Feito isso, multiplique o total pelo período de um ano, assim, você consegue reservar uma quantidade de dinheiro adequada para manter tudo funcionando até que o investimento feito possa ser coberto por meio das vendas online.

Qual é a melhor plataforma para vender online?

Quando chega a hora de saber onde vender produtos online, novas dúvidas vêm à tona. Para gerir bem um negócio virtual e impulsionar sua evolução, muitas ferramentas são usadas.

As plataformas de e-commerce são essenciais para criação de loja virtual e para movimentar as transações. Nelas, você fará o cadastro de produtos, adequação de preços, gestão de estoque, promoções, descontos e divulgação.

Além disso, poderá interagir com as redes sociais e demais plataformas de marketing, de maneira sistematizada.

A crescente procura pelas compras online exige, então, uma plataforma eficiente, intuitiva e interativa. Geralmente, todas são adequadas para criar uma loja virtual. No entanto, embora os recursos sejam similares, é interessante checar alguns aspectos para cada tipo de negócio.

Fique atento para a possibilidade de comunicação com outros sistemas, se você pretende oferecer aos seus clientes variadas opções de pagamento. Compreenda as particularidades de cada uma e para que tipo de loja elas são indicadas. Leve em conta, ainda, alguns fatores, como:

  • O investimento para uso;
  • Se a ferramenta serve para uso do seu segmento de negócio;
  • Se o sistema de pagamento pode ser integrado;
  • Se há suporte para navegação mobile;
  • Integração de redes sociais;
  • Mais de um idioma;
  • Se o SEO é amigável;
  • Se é open source e responsivo.

Para ajudar você a encontrar o melhor local para a sua loja virtual, vale a pena pesquisar e conhecer um pouco sobre algumas dessas plataformas que sugerimos a seguir:

  • Nuvemshop;
  • WooCommerce
  • Shopify;
  • Wix;
  • Magento;
  • Jet Ecommerce;
  • PrestaShop;
  • OpenCart;
  • Ezcommerce.

Esse movimento em torno das compras em ambiente virtual tem aumentado cada vez mais, por isso, é importante investir em facilidades de acesso e navegação, além, é claro, de produtos da melhor qualidade.

Vantagens das vendas online

pessoa realizando compras a partir das vendas onlineAs vendas online oferecem inúmeros benefícios.

No decorrer desse post, já ficaram claras algumas vantagens de se vender pela internet, no entanto, vale destacar mais alguns benefícios, já que os pontos positivos são inúmeros quando comparamos com as tradicionais vendas físicas. Confira!

Economia

Nas vendas pela internet, quase sempre os preços dos produtos são mais em conta e, se o cliente não encontra logo na primeira tentativa, achará nas seguintes.

Facilidade de busca e conveniência

Nunca foi tão fácil encontrar o que se procura. No conforto de seu lar, com o auxílio de um dispositivo eletrônico — smartphone, tablet, notebook — e buscadores inteligentes o cliente consegue achar exatamente o que quer, sem gastar tanta energia andando por corredores intermináveis de shoppings.

Comparação de preços 

Os comparadores de preços aparecem lado a lado. O visitante só precisa ter a cautela de conferir a idoneidade de cada loja, caso não as conheça.

Formas de pagamento

As lojas virtuais oferecem diversas alternativas para pagamento: cartão de crédito, boleto bancário e os intermediários como, Paypal.

Horário de funcionamento

Essas lojas nunca fecham, portanto, o cliente é livre para comprar a qualquer hora.

Códigos de desconto e promoções

Lojas virtuais costumam fazer muitas promoções e oferecer vantagens nas datas comemorativas e até nas datas sem apelo comercial, basta o cliente ficar de olho nas redes sociais e nos e-mails marketing para aproveitar as oportunidades.

Avaliações de outros consumidores

Comércios online de confiança disponibilizam um campo especialmente para que os consumidores deixem um feedback da compra efetuada. Essa é uma forma de conhecer um pouco da reputação do site.

Conheça a iugu

E para começar suas vendas online com o pé direito, conheça a iugu. Nós temos um sistema de gestão financeira completa para o controle financeiro das suas vendas pela internet, desde o faturamento até a liquidação, com tecnologias inteligentes e fáceis de usar!

Viu como criar a sua própria loja online não é um bicho de sete cabeças? Basta organizar o seu tempo, fazer algumas pesquisas e falar com quem entende do assunto. Com um pouco de investimento e boa vontade, você chega onde quer.

Fale com nossos consultores