Conheça os benefícios de ter uma Startup SaaS e como escalar a empresa!

Escrito em 05 de Agosto de 2020 por Renato Ribeiro

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

O mercado é volátil e novas tendências surgem com bastante frequência. A startup SaaS (Software as a Service) é, sem dúvida, uma das mais expressivas delas: de acordo com um levantamento recente da Gartner, a modalidade responde por quase dois terços de um mercado que faturou perto de US$4 trilhões em 2019.

Para os empreendedores modernos, as oportunidades SaaS são cada vez mais evidentes — principalmente no que tange às possibilidades para escalar o negócio, registrando um faturamento perene, além de exponencial.

Neste post, você entenderá um pouco mais sobre o assunto. Primeiro, saberá o que é o modelo SaaS para, em seguida, explorar as principais táticas da escalada operacional. Por fim, você também ficará por dentro dos benefícios envolvidos na adoção do modelo de Software as a Service.

Boa leitura e bons insights!

O que é SaaS (Software as a Service)?

A sigla SaaS, traduzida ao pé da letra para o português, significa "software como serviço". O termo diz muito sobre a proposta de valor desse modelo: trata-se, na prática, da disponibilização de soluções tecnológicas por meio da internet, dispensando a manutenção de hardwares e/ou softwares.

Neste aspecto, a conexão web é suficiente para viabilizar o uso de ferramentas modernas e integradas. O acesso é fácil, simples e seguro, reunindo características que têm alavancado a expansão da modalidade em todo o mundo — em empresas dos mais diversos portes e segmentos de atuação.

Um ERP, por exemplo, pode ser facilmente comercializado no modelo SaaS. Dessa forma, servidores e bancos de dados, essenciais à operação do sistema, deixam de ser responsabilidade da contratante. Ao priorizar a computação em nuvem, todas as aplicações da solução podem ser utilizadas com segurança e eficiência sem, no entanto, implicar em investimentos volumosos na infraestrutura da companhia.

Em uma startup SaaS, os princípios do Software as a Service abrem caminho para negócios inovadores e de aceleração rápida. Em muitos casos, o custo de validação são pequenos e as perspectivas de retorno, ao contrário, são excepcionais.

Não por acaso, o modelo SaaS é certamente uma das grandes apostas do mercado atual.

Como é possível escalar uma startup SaaS?

O potencial das empresas SaaS é enorme, mas isso não significa que não haja desafios na gestão de softwares em nuvem. A forma mais eficaz de otimizar processos e impulsionar resultados é, portanto, entender a dinâmica da operação e monitorar estratégias focadas em resultados de alta performance.

Confira, agora, as melhores práticas para escalar uma startup SaaS!

Conheça o perfil do cliente

Assim como em qualquer tipo de negócio, o cliente deve ser o ponto focal das operações SaaS. É preciso entender carências, hábitos e preferências para, só então, oferecer tecnologias capazes de solucionar problemas recorrentes, agregando valor à vida e à rotina dos usuários.

Para reunir dados qualificados, é válido apostar em pesquisas qualitativas e quantitativas, traçando personas a fim de construir cenários confiáveis para suportar estratégias cada vez mais produtivas — e rentáveis, é claro!

Mostre o custo-benefício

Ao contratar um software, o usuário espera resolver um problema que o atrapalha, prejudicando sua produtividade e seus resultados. Por isso, o benefício da solução deve ficar evidente, combatendo objeções comuns à compra do produto.

O preço é, sem dúvida, uma das ressalvas mais frequentes no momento da decisão. Na maioria dos casos, contrapô-lo às funcionalidades do sistema, revelando a qualidade da relação entre custo e benefício, é uma decisão bastante acertada.

Certifique-se investir em diferenciais competitivos e explore-os na comunicação com o cliente!

Calibre estratégias de marketing e vendas

À medida que a operação evolui, é natural que as táticas de marketing e vendas acompanhem as mudanças.

Quando a empresa surge, a publicidade pode ajudar a divulgar os serviços e a fortalecer a marca da companhia, atraindo os primeiros clientes. Depois disso, porém, é necessário repensar inputs de mercado para tracionar a conversão.

Algumas das táticas empregadas em marketing SaaS são:

  • marketing de conteúdo, que ajuda a educar o usuário;
  • SEO, melhorando o posicionamento das palavras-chave nos sites de busca;
  • onboarding, assegurando uma experiência satisfatória desde o primeiro clique;
  • growth hacking, validando abordagens únicas e diferenciadas para atrair mais atenção para o produto.

Todas elas devem ser incorporadas ao planejamento e, assim, contribuir para que as estratégias comerciais, com foco em faturamento exponencial, sejam continuamente lapidadas.

Proteja as informações

Um dos maiores desafios dos negócios SaaS diz respeito ao resguardo dos dados. Proteger as informações armazenadas é, de fato, um desafio que merece atenção constante e redobrada — afinal, os clientes conhecem os riscos inerentes ao modelo e precisam sentir segurança na operação.

A escalabilidade da empresa depende, em certa medida, da capacidade de assegurar a transparência e a confiança nos processos adotados pela companhia. Para isso, a manutenção de uma infraestrutura robusta, além de constantemente atualizada, também é essencial para alavancar resultados.

Quais são os principais benefícios do modelo SaaS?

Uma startup SaaS está essencialmente conectada à evolução do mercado. Para além da vanguarda, a flexibilidade da solução também proporciona ótimas vantagens em todas as etapas do negócio — da escolha do nicho à expansão em escala.

O tamanho do mercado é, sem dúvida, um dos principais atrativos. Nos últimos tempos, muitos gestores tomaram consciência dos benefícios do SaaS e optaram por investir na modalidade, eximindo-se de custos volumosos com infraestrutura e manutenção de serviços. Ou seja: uma excelente oportunidade para as startups!

Outra vantagem interessante é o incentivo à inovação. Com processos mais dinâmicos e ágeis, o Software as a Service permite que mudanças profundas sejam implementadas em um espaço menor de tempo. Os dados são gerados e analisados em tempo real, acelerando as otimizações do produto.

Diante disso, fica fácil perceber que a startup SaaS tem um futuro promissor em um mercado cada vez mais conectado e competitivo. O modelo é inovador e responde muito bem às demandas voláteis de consumidores que precisam otimizar recursos e alavancar resultados. Vale investir!

O conteúdo foi útil e fez você enxergar o universo SaaS de uma maneira completamente nova? Ótimo! Aproveite para mergulhar no assunto e entender mais sobre o modelo de negócios. Entenda como fazer SaaS Marketing, de uma maneira mais eficiente!

Posts relacionados

homem segurando celular e escaneando um QR code Pix
homem segurando um celular e um cartão de crédito fazendo um pagamento online
mão de uma mulher, segurando cartão de crédito e usando o gateway de pagamento iugu