Pix Internacional: o que é e como funcionará essa solução de pagamento?

Solução promete integrar sistemas de pagamento através da plataforma Nexus

Escrito em 05 de Outubro de 2022 por Thainara Carvalho

Atualizado em 10 de Novembro de 2022

O Pix internacional pode estar mais próximo do que nunca. Após o sucesso em território nacional, ultrapassando a marca de 473 milhões de chaves cadastradas, o Pix vem se tornando uma referência mundial em pagamentos, e sistemas similares já começam a ser implementados em outros locais.

Recentemente, o Bank Of International Settlements (BIS) informou que começou a testar o Nexus: uma plataforma de integração de sistemas de pagamento de 60 países que já possuem um modelo similar ao Pix.

Mas o que significa, na prática, um Pix Internacional? E quais são as vantagens dessa modalidade? 

Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura do conteúdo até o final.

Sem tempo para ler? Experimente o player abaixo!

O que é o Pix Internacional e como funciona?

Diante da revolução financeira proporcionada pelo Pix, o Bank Of International Settlements (BIS) elogiou o sistema de pagamentos instantâneo do Brasil, citando-o como um exemplo para bancos centrais de todo o mundo.

Agora, a ideia do BIS é desenvolver um modelo similar, denominado de Nexus, com o objetivo de padronizar a forma com que diferentes sistemas de pagamento ao redor do mundo se conectam.

Com isso, ele permitirá que qualquer sistema de pagamento se conecte diretamente à plataforma Nexus, eliminando a necessidade de uma conexão personalizada com o sistema de cada país.

Segundo o site do projeto, a conexão entre diferentes sistemas ao redor do mundo melhora a velocidade, diminui os custos das transações e contribui para a transparência dos pagamentos transfronteiriços.

“Mais de 60 países já possuem sistemas de pagamento instantâneo (ou 'rápidos') que permitem que as pessoas enviem dinheiro umas às outras em segundos. No entanto, enviar dinheiro para o exterior muitas vezes ainda é lento e caro.”

Quando o Pix Internacional estará disponível?

O projeto passou da fase de design para a fase de testes em setembro de 2022, e ainda não tem data de lançamento.

No entanto, experimentos já estão sendo feitos com integrações entre sistemas de Singapura, Malásia e Zona do Euro.

Além disso, na sexta-feira (30/09) Roberto Campos Mello afirmou que o Banco Central vai realizar um evento em novembro para apresentar o Pix a outros países que tiverem interesse em implementar sistemas de pagamentos parecidos.

De acordo com o presidente da instituição, a ideia é que o Pix Internacional seja implantado, primeiro, na América Latina.

Quais são as vantagens do Pix Internacional?

Assim como ocorre com o Pix nacional, a versão internacional oferece diversas vantagens, como:

  • Pagamentos transfronteiriços em 60 segundos em, na maioria dos casos;
  • Taxas reduzidas, com maior eficiência e menor intervenção manual;
  • Transparência: informações sobre taxas a serem pagas antes da confirmação do pagamento;
  • Mais confiança e segurança: os remetentes receberão a confirmação dos beneficiários para saber que os valores foram destinados às contas certas;
  • Usabilidade: os remetentes podem usar seu aplicativo bancário existente. Além disso, números de telefone também funcionarão internacionalmente por meio do Nexus. 

    pix

Pix: sucesso do pagamento instantâneo e as perspectivas para o futuro

Lançado em novembro de 2020, o Pix acumula resultados impressionantes até aqui: de acordo com o Banco Central (BACEN), o número de chaves cadastradas já ultrapassa o dobro da população brasileira, que é de 215 milhões de habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa (IBGE).

Segundo o BC, o Pix movimentou R $933,5 bilhões em julho através de 2,1 bilhões de transações.

O sucesso das transações instantâneas, assim como os seus benefícios para a população, ajudaram-na a se tornar uma referência para outros países, dando início a movimentação de outros países em busca de um Pix Internacional.

iugu: mais potência para os pagamentos do seu negócio

Como vimos ao longo do conteúdo, o Pix já ultrapassa fronteiras, e os números mostram a aderência desse meio de pagamento entre os consumidores.

Por esse motivo, oferecer o Pix no seu negócio é uma importante vantagem competitiva: além de mais conversões, a oferta de métodos de pagamento ágeis e práticos potencializa a fidelização de clientes, o que representa boas projeções de faturamento a longo prazo. 

Com o Pix da iugu, você tem:

  • Recebimentos 100% instantâneos na sua conta iugu, a qualquer horário e dia;
  • Redução de custos ao usar o Pix com uma das melhores taxas do mercado;
  • Envio ilimitado de cobranças com QR Code Pix;
  • Liberdade de configuração do Pix em faturas;
  • Painel completo para controle de vendas;
  • Recursos práticos para estorno de pagamentos instantâneos;
  • Pagamentos Recorrentes via Pix, com total automação de cobranças.

Quer saber mais sobre as vantagens? Então, entre em contato com os nossos especialistas e conheça nossos planos.

Planos-iugu