Pix no WhatsApp: como funciona e quais as vantagens?

Veja esta nova atualização que traz mais praticidade para o uso do Pix sem sair do Whatsapp

Escrito em 25 de Abril de 2022 por Redação iugu

Atualizado em 09 de Maio de 2022

O hábito de compra do consumidor mudou, assim como a forma de comercializar e pagar pelos produtos. Estudos apontam que haverá um crescimento de 1.117% nos pagamentos digitais até 2030, e o Pix no WhatsApp pode estar nessa lista.

Em abril de 2022, esse método instantâneo de pagamento alcançou números estrondosos e bateu o seu próprio recorde, com quase 60 milhões de transações em um único dia. Esse resultado mostra como a função do Pix pode ser promissora, ainda mais agora com o WhatsApp.

A ferramenta disponível no aplicativo de mensagens foi desenvolvida para facilitar a vida dos usuários que poderão realizar o Pix sem precisar abrir o app bancário

O método também facilitará o recebimento ao empresário, já que oferece mais um meio de pagamento para os clientes.

Se você quer simplificar o método de pagamento dos seus clientes, continue lendo o post para saber mais detalhes sobre a ferramenta e quais são suas vantagens!

Está sem tempo de ler? Você também pode ouvir esse conteúdo.

Qual é a diferença entre WhatsApp Pay e Pix no WhatsApp?

Com o lançamento do Pix no WhatsApp, muitos usuários ficaram confusos sobre a relação com o WhatsApp Pay, afinal as nomenclaturas são semelhantes. No entanto, as modalidades de pagamento estão longe de ser a mesma coisa.  

Basicamente, o Pix é um método de pagamento que pode ser cadastrado no app do WhatsApp. Até então, a função não estava disponível, e os usuários podiam apenas fazer o cadastro de cartão de crédito, TED ou DOC, como acontece em bancos convencionais.

Já o WhatsApp Pay funciona como um iniciador de pagamento. O serviço está liberado para todos os usuários dentro do aplicativo e basta registrar os meios de pagamentos que pretende usar. No caso do Pay, é possível colocar a chave para realizar a transferência instantânea, além de informações pessoais.

Como vai funcionar o Pix no WhatsApp?

O Pix no WhatsApp é uma opção nova, e que só foi permitida pelo Banco Central do Brasil graças à adoção do Open Banking. 

A tecnologia permite que os bancos compartilhem as informações da sua conta com outro aplicativo, desde que o usuário conceda autorização. Nesse caso, é preciso ler e avaliar as regras para só então aceitá-las.

Assim que usuário aceita as normas, fazer uma transação de Pix no WhatsApp se torna bastante simples. Veja só!

  1. É preciso fazer a ativação do Pix no WhatsApp nas configurações;
  2. A pessoa precisa abrir a conversa com a pessoa que deseja realizar a transferência;
  3. Depois, deve procurar o ícone “clip” que aparece embaixo da barra de mensagens e, em seguida, clicar nele;
  4. Logo em seguida vai aparecer a opção “pagamentos”, onde estará disponível a função de Pix.

É importante ressaltar que nem todos os bancos possuem a função disponível para o aplicativo de mensagem. Até o momento, apenas os clientes do Banco do Brasil são beneficiados com essa inovação. 

Pix no Whatsapp é seguro?

Com o crescimento significativo de transações por Pix, o Banco Central tem trabalhado em novas ferramentas de segurança. O Mecanismo Especial de Devolução (MED) e o Bloqueio Cautelar, por exemplo, são duas opções que visam deixar a funcionalidade mais confiável para os usuários.

O Mecanismo Especial de Devolução (MED) permite que o consumidor registre um boletim de ocorrência e entre em contato com o seu banco para pedir reembolso do valor. 

Já no Bloqueio Cautelar,  o usuário pode contestar o valor transferido (em casos de golpes durante compras, por exemplo) e solicitar que o banco analise o caso e faça a devolução do dinheiro. 

Além disso, outros recursos tecnológicos também estão sendo usados para deixar os apps mais seguros, como é o caso do incentivo ao uso de senhas fortes, token e afins.

Quais são os próximos lançamentos previstos para o Pix?

Fora o Pix no WhatsApp, que foi um grande lançamento no Brasil, existem outras previsões bastante aguardadas pelos usuários. Fazer a transferência instantânea offline é um exemplo, e acredita-se que essa funcionalidade estará disponível ainda em 2022.

Outro lançamento que também está no radar dos consumidores e especialistas envolve o Pix para transferências internacionais, que promete facilitar a relação comercial com países estrangeiros.

A criação do Pix por aproximação, que funcionaria igual ao que é feito hoje em dia com o cartão de crédito e débito, também é aguardada.

A princípio, nenhum desses lançamentos foi confirmado pelo Banco Central do Brasil. Porém, muitos consumidores brasileiros já estão empolgados com as possibilidades.  

Vantagens do Pix no WhatsApp como meio de pagamento

Oferecer o Pix como meio de pagamento online é bastante vantajoso, principalmente para os lojistas que possuem e-commerce. Isso porque entrega mais um método para o cliente comprar na loja virtual. 

Embora outros meios como cartão de crédito e boleto bancário também sejam interessantes, os números mostram que os usuários estão mais interessados em usar o Pix que outras formas de pagamento. O que significa que as chances de vendas podem aumentar, caso a loja ofereça a opção.

Outra vantagem é que  algumas lojas virtuais podem realizar suas vendas pelo aplicativo de mensagens, sem a necessidade de usar um site ou redes sociais.

Viu só como o Pix no WhatsApp pode ser interessante para o seu negócio? Se você curtiu esse conteúdo, confira o material que preparamos para de ajudar a usar o Pix no seu e-commerce.

banner-kit-pix-kv