O que são pagamentos cross border e como eles funcionam?

Escrito em 16 de Fevereiro de 2023 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

A globalização e a digitalização acelerada transformaram a maneira com que as pessoas fazem compras. Hoje, os pagamentos cross border fazem parte da realidade de milhares de pessoas e ganham cada vez mais relevância no ecossistema financeiro. 

De acordo com um levantamento realizado pelo Bank of England, o mercado cross border deverá valer cerca de US$ 250 trilhões até 2027. 

Nesse cenário, diversas empresas têm enxergado no pagamento cross border uma solução para expandir suas operações, já que o mercado tem crescido exponencialmente dentro do ecossistema global. 

Então, que tal descobrir o que são pagamentos cross border e como eles funcionam? Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

Sem tempo para ler? Experimente o player abaixo!

O que são pagamentos cross border?

Os pagamentos cross border, ou pagamentos transfronteiriços, em português, são uma modalidade de transações financeiras entre bancos, instituições, empresas ou indivíduos realizadas em diferentes países.

Para entendê-lo, imagine o seguinte cenário: um consumidor entra em um site de uma empresa americana. Essa modalidade ganhou força aqui no Brasil (e no mundo) devido a grande adesão por parte dos consumidores às compras online.

Além disso, os pagamentos cross border podem ser feitos de diferentes maneiras. Veja só.

  • Transferências bancárias;
  • Transferências internacionais;
  • Pagamentos com cartão de crédito e débito;
  • Moedas digitais;
  • Carteiras digitais;
  • Buy now, pay later
  • Pagamentos com base em Blockchain;
  • Pagamentos em dinheiro.
    mão de uma mulher segurando celular e pagando compras com método de pagamento cartão de crédito

Como funcionam os pagamentos cross border?

Apesar do nome complicado, entender como funcionam os pagamentos cross borders é bastante simples.

De forma resumida, um site é configurado como uma página de checkout, com diversas opções de meios de pagamento para o consumidor escolher.

Assim, quando um cliente faz uma compra, ele pode selecionar seu método de pagamento preferido e finalizar a operação após a confirmação da identidade.

Entretanto, os pagamentos internacionais também requerem atenção, já que o processamento das transações envolve a mudança de moedas, impostos, tarifas de cartão de crédito e taxas de câmbio 

Por isso, é preciso pesquisar bastante sobre os hábitos do seu público-alvo para saber qual a opção escolher.

Na América Latina e na América do Norte, por exemplo, os cartões de crédito e débito costumam ser as opções de pagamento mais utilizadas. 

Já na Europa e em algumas regiões da Ásia, as carteiras digitais têm tido uma maior adesão entre a população. 

No Brasil, ainda há a opção do Pix, que se tornou o meio de pagamento mais utilizado no país, de acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Bancos (Febraban) com base em números do Banco Central.

Entretanto, o sistema de pagamentos instantâneo ainda não está disponível em outros países, e pode demorar um tempo até vermos a chegada do Pix Internacional.

Dessa forma, as empresas que desejam apostar em uma estratégia de pagamentos transfronteiriços devem levar em conta as particularidades e preferências dos consumidores de cada país.

imagem de uma mulher com oculos e celular na mão realizando um pagamento com o pix

Quais são as vantagens dos pagamentos cross border? 

Chegamos até aqui e você já entendeu o que é como funciona o pagamento transfronteiriço, certo? 

Mas e quanto às vantagens? Por que os pagamentos transfronteiriços têm chamado tanto a atenção do mercado?

Veja, a seguir, os principais benefícios dessa modalidade de pagamentos:

  • Possibilidade de personalização de regras de autenticação e antifraude;
  • Maior competitividade;
  • Atuação global;
  • Internacionalização da marca;

Com a tecnologia, a sua empresa vai mais longe

Ao longo do artigo, você entendeu mais sobre os pagamentos cross border e como essa solução tem crescido ao longo do tempo. 

Como vimos, a oferta de meios de pagamentos flexíveis, ágeis e transparentes é fundamental para garantir a melhor experiência ao cliente. 

Nessa esteira, as APIs de pagamentos figuram como ferramentas inovadoras que permitem conectar seu negócio a um modelo de cobranças personalizado e até mesmo gerar uma nova frente de receita.

Quer descobrir se essa solução é a ideal para sua empresa? Então baixe já este whitepaper gratuito e descubra mais sobre o poder das APIs financeiras!

capa api financeira

capa api financeira

Posts relacionados