Buy Now, Pay Later: as vantagens do meio de pagamento para as empresas

Escrito em 14 de Dezembro de 2022 por Lidiane Oliveira

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

O conceito de compras a prestações sempre esteve presente no cotidiano do consumidor brasileiro, seja por meio do famoso crediário ou do cartão de crédito. Hoje, a solução de compras parceladas ganhou uma nova roupagem, e foi rebatizada como Buy Now, Pay Later.

Impulsionada, principalmente, pela aceleração tecnológica causada pela pandemia de COVID-19, essa forma de pagamento promete crescer ainda mais em 2023.

De acordo com o Relatório de Pagamentos Globais, feito anualmente pela WorldPay, em 2021, o BNPL representou 2,9% das transações globais de comércio online. 

Para 2023, a expectativa é que essa forma de pagamento chegue a 9% do total de gastos com e-commerce, e atinja 81,2% dos usuários. 

Se a ideia do Buy Now, Pay Later parece abstrata para você, não se preocupe. Preparamos um conteúdo para te ajudar a entender o que é BNPL, as vantagens e como essa solução irá impactar os negócios. 

Vamos lá?

Sem tempo para ler? Experimente o player abaixo!

Buy Now, Pay Later: mais do que um crediário?

Como o próprio nome indica, o Buy Now, Pay Later (Compre Agora, Pague Depois, em português), é uma forma de pagamento a prazo. 

A modalidade pode ser oferecida por empresas e fintechs, e permite que os clientes comprem um produto e tenham a opção de só pagar por ele após algumas semanas ou meses, à vista ou em parcelas. 

Entretanto, é importante lembrar que as condições de pagamento do Buy Now Pay Later dependem de quem media a compra, ou seja, cada empresa terá seus próprios termos em relação a parcelas e valores.

Além disso, as parcelas do BNPL precisam ser pagas nas datas agendadas. Se houver atraso, juros ou taxas de atraso podem ser acrescentados às parcelas. 

BNPL, cartão de crédito e crediário: afinal, qual é a diferença?

Se você leu até aqui, deve estar se perguntando sobre qual é a diferença entre o BNPL, o cartão de crédito e o crediário, certo?

Apesar de similares, essas formas de pagamento possuem distinções importantes. 

A primeira delas é que, diferente de um cartão de crédito, o Buy Now, Pay Later não exige que o consumidor tenha limites disponíveis para compra, uma vez que o pagamento das parcelas pode ser feito via boleto, transferência bancária ou até Pix.

imagem de uma mulher com oculos e celular na mão realizando um pagamento com o pix

Já no crediário, é a loja que gera o crédito para o consumidor a partir de uma análise do histórico financeiro e renda mensal, além de possíveis cobranças de juros ou aquisição de cartão de crédito.

No Buy Now, Pay Later, por outro lado, o processo se dá de forma mais rápida, uma vez que as compras possuem um ticket médio menor e são parceladas em até quatro vezes. 

Quais são as vantagens do BNPL?

Não há dúvidas de que a oferta de diferentes meios de pagamento traz vantagens competitivas às empresas. 

E tais vantagens ficam ainda mais nítidas quando falamos sobre acessibilidade financeira e praticidade. 

Isso porque, além de não exigir que os consumidores tenham um cartão de crédito ou conta em instituição financeira, o BNPL é um método simples e nada burocrático. 

Agora que você já entendeu como funciona o BNPL, é hora de conhecer quais são as principais vantagens que a solução garante aos negócios. Veja só.

1. Mais conversões, mais lucro

Com o BNPL, as empresas poderão oferecer mais opções de pagamento. 

Assim, o consumidor escolhe o método mais vantajoso no momento, o que, a longo prazo, resulta em aumento de conversões e lucro. 

2. Maior ticket médio

Um levantamento feito pela Cardify.ai apontou que 49% das pessoas estão gastando entre 10-40% a mais com serviços BNPL do que gastariam com cartões de crédito.

Por isso, oferecer o BNPL como meio de pagamento é uma excelente oportunidade para alavancar o ticket médio da empresa.

3. Pagamento integral

Outra vantagem do BNPL é a possibilidade de receber os pagamentos de forma integral. 

Isso acontece porque o BNPL funciona de forma similar a um empréstimo intermediado por fintechs.

Sendo assim, mesmo que o consumidor pague as compras de forma parcelada, o lojista recebe o pagamento de maneira integral. 

Um panorama do uso do BNPL no Brasil e no mundo

Como mencionamos acima, o Buy Now, Pay Later já vem sendo utilizado no mundo todo. 

Um estudo da Precedence Research, empresa de pesquisa de mercado, revelou que  as soluções de pagamento BNPL devem movimentar globalmente cerca de 180 bilhões de dólares neste ano, ante a 125 bilhões de dólares no ano passado. 

Até 2030, a expectativa é que esse mercado chegue a 3,3 trilhões de dólares, o que representa um crescimento anual de quase 44%. 

Diante de um panorama promissor, diversas empresas ao redor do mundo tem investido na oferta de BNPL próprias. 

Grandes companhias, como a PayPal e a Amazon, já têm oferecido pagamentos no BNPL.

Ainda este ano, a Apple anunciou o serviço “Apple Pay Later”: a Maçã emprestará dinheiro para quem quiser comprar praticamente qualquer coisa, sem juros, em quatro parcelas.

BNPL e Open Finance: entenda a relação

Ainda que promissora, a utilização do BNPL em larga escala esbarra em um desafio: para concederem crédito aos clientes, as fintechs utilizam o seu próprio algoritmo, e não possuem dados sobre todo o histórico de compras e perfil do consumidor, o que resulta em mais riscos para as companhias.

Entretanto, com a consolidação do Open Finance em 2023, a expectativa é que as instituições financeiras tenham dados estruturados sobre os riscos de crédito a cada usuário. 

Dessa forma, o Buy Now, Pay Later podem caminhar juntos para oferecer mais segurança às instituições de pagamento, e mais vantagens para empresas e clientes. 

E agora que você entendeu como os dois conceitos estão relacionados, que tal se aprofundar ainda mais sobre o Open Finance? 

Baixe gratuitamente o Panorama Open Finance para Empresas e entenda como o sistema financeiro aberto pode proporcionar novas oportunidades de negócio para empresas que entraram no ecossistema de participantes. 

arte de infográfico de panorama open finance

arte de infográfico de panorama open finance

Posts relacionados

Homem fazendo pagamento de boleto bancário online
análise de soluções de pagamento para imobiliárias