Open Everything: a nova era dos dados e os impactos nas empresas

Escrito em 12 de Abril de 2023 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Os dados nunca foram tão relevantes como agora. Na esteira de inovações como o Open Banking e, posteriormente, o Open Finance, o Open Everything surge como uma forma de tornar recursos e informações de diferentes segmentos abertos para todos. 

Apesar de relativamente recente, o conceito de Open Everything já tem mudando a maneira como empresas e organizações operam em todo o mundo. Para se ter uma ideia, termos como o Open Insurance e até Open Energy, já tem atraído a atenção do mercado. 

Além de contribuir para um ambiente de negócios mais dinâmico, competitivo e inovador, o movimento também propõe mudanças significativas para as formas de colaboração e maneiras de lidar com a propriedade intelectual. 

Ficou curioso para entender mais sobre essa nova era dos dados? Então, continue a leitura e entenda o que é Open Everything, como ele funciona e os impactos nas empresas.

Que tal ouvir esse conteúdo?

O que é Open Everything?

O Open Everything é uma filosofia que defende que as informações, dados e recursos de diferentes segmentos devem ser abertos e compartilhados entre todos.

Dessa forma, eles podem ser reutilizados, trocados e compartilhados entre diferentes áreas de negócios, como saúde, educação, energia, conteúdo, seguros, finanças e investimentos. 

Assim, além da possibilidade de novos serviços e produtos, as pessoas terão mais oportunidades de inovar e colaborarem entre si.

Os princípios do Open Everything se baseiam na cultura Open Source, ou seja, na ideia de que a propriedade intelectual não deve ser usada para restringir o acesso à informação e aos recursos. 

Mas, se a sua preocupação é em relação ao cuidado e tratamento de dados, fique tranquilo. Apesar de defender o compartilhamento de dados, o Open Everything respeita regulações e diretrizes de segurança, como a LGPD.

Vale lembrar, também, que os dados só podem ser abertos e compartilhados com a expressa autorização dos detentores.

Além disso, para integrarem o sistema Open, as instituições precisam da chancela dos órgãos reguladores, como, por exemplo, o Banco Central, no caso de instituições que integram o Open Finance.  

CTA news

Quais são os objetivos do Open Everything?

Para além de transformar o ecossistema de negócios, os objetivos do movimento são:

  • Criar e expandir os modelos de negócios de diferentes indústrias, possibilitando a criação de um maior leque de ofertas e personalização;
  • Dar ao consumidor mais poder sobre suas escolhas e compras, criando produtos que se aderem ao seu perfil e necessidades 

O Open Everything também busca conectar diferentes setores da sociedade em um único ecossistema. 

De forma resumida, isso significa que todas as instituições, sejam públicas ou privadas, poderão se conectar e trocar informações entre si, o que pode garantir mais oportunidades, melhores experiência e qualidade para os consumidores. 

banner de resenha b2b com fotos de convidados

Como o Open Everything impacta os negócios?

Assim como o Open Finance revolucionou o ecossistema financeiro do Brasil e permitiu a criação de um ambiente mais dinâmico para as instituições, o Open Everything também deve afetar os negócios de forma significativa.

Isso porque, cada vez mais, o acesso a dados e exigências em relação a transparência, coleta e tratamento de informações tem sido debatidas pela sociedade. 

Abaixo, destacamos alguns dos principais efeitos dessa filosofia nas empresas:

1. Novos modelos de negócios

Uma das principais consequências do movimento Open Everything é a criação de novos modelos de negócios. A partir da abertura de dados e informações, as organizações podem criar serviços e produtos cada vez mais personalizados. 

2. Diferentes formas de colaboração

Outro impacto significativo do movimento é a criação de novas formas de colaboração, uma vez que instituições e empresas podem começar a trabalhar em conjunto de maneiras que nunca foram possíveis antes. 

Como exemplo, podemos citar as empresas de software livre que trabalham juntas para criar novas soluções benéficas a toda a comunidade, o que permite um ambiente mais inclusivo e diverso.

3. Adeus à propriedade intelectual

O movimento também está alterando a forma como instituições e empresas lidam com a propriedade intelectual. 

Isso significa que, em vez de manter a propriedade intelectual em segredo, as organizações estão buscando compartilhar informações e dados entre si. Assim, a expectativa é que o Open Everything incentive a criação de um ambiente de crescimento e inovação para todos os envolvidos.

4. Maior transparência

Por último, o Open Everything ainda contribui para a maior transparência das companhias, incentivando que elas tornem seus processos mais acessíveis aos stakeholders e clientes. 

Dessa forma, ele contribui para que todos possam ter uma visão mais clara da organização como um todo. 

Coloque a sua empresa à frente do jogo

Neste artigo, você conheceu o Open Everything e entendeu os impactos desse movimento nos negócios. 

Como vimos, a filosofia do universo Open já tem alterado drasticamente o panorama dos negócios e a maneira como usamos e compartilhamos os dados e informações.

No Brasil, por exemplo, o Open Finance já caminha a passos largos, trazendo inúmeras possibilidades de inovações em diferentes segmentos. 

Quer saber mais os impactos e oportunidades de fazer parte do ecossistema? Então, baixe gratuitamente o Panorama do Open Finance para empresas e entenda como estar à frente do jogo.

arte de infográfico de panorama open finance

arte de infográfico de panorama open finance

Posts relacionados