Ferramentas para vendas online: conheça as 7 melhores opções do mercado para aumentar seus resultados

Escrito em 26 de Dezembro de 2019 por Patrick Negri

Atualizado em 19 de Dezembro de 2023

Ferramentas para vendas online são plataformas digitais que otimizam e facilitam o processo de venda pela internet. Incluem plataformas de e-commerce, sistemas de pagamento online, ERP, CRM, ferramenta de logística, marketplaces e ferramentas de automação, potencializando a eficiência e alcance de negócios online

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!


O e-commerce é um mercado que surgiu da tecnologia. Por isso, é difícil ter sucesso no setor sem investir nela e se manter competindo na ponta pelo público-alvo do seu negócio. Dentro dessa necessidade tecnológica, as ferramentas para vendas online são a chave para ter mais visibilidade, vender mais e atender melhor. 

Descubra como esses recursos não apenas simplificam processos, mas também amplificam a presença online, impulsionam conversões e constroem uma base sólida para o crescimento sustentável do seu negócio.

Veja, então, quais são as 7 principais ferramentas que vão ajudar na sua rotina (divulgação, comunicação e conversão) e dar a você a vantagem competitiva que sempre buscou para o negócio. Acompanhe!

1. Plataformas de e-commerce

É perfeitamente possível criar uma loja virtual do zero: adquirir ou contratar a infraestrutura, comprar um domínio próprio (esse passo é importante!), fazer o layout do site e implementar um sistema de pagamento integrado com a logística.

Mas por que passar por todos esses passos enquanto já existem serviços muito capazes e prontos para utilizar em todos esses pontos?

Estamos falando das plataformas de e-commerce, sistemas oferecidos geralmente em regime de assinatura (Software as a Service) que contam com uma suíte completa e pronta para usar com todas as necessidades de gestão de uma loja virtual.

Existem várias opções no mercado, como Magento, Wix e WooCommerce. Cada uma tem um escopo diferente, precificação e finalidade específicas. Mas todas permitem que você configure e gerencie um e-commerce de forma simplificada e sem perder muito tempo com a parte técnica do negócio.

Portanto, comece por aqui. Escolha entre as opções a que se encaixa melhor nas suas necessidades, sua capacidade de investimento e nos seus objetivos. Essa plataforma será sua porta de entrada para a inclusão de tecnologia na empresa.

2. Ferramentas de rastreabilidade e logística

Além de preço e mix de produtos, agilidade e eficiência na entrega são grandes vantagens competitivas no mercado de e-commerce. Que tal deixar a tecnologia dar à empresa essa força?

Sistemas de gestão de estoque permitem que gestores de e-commerce automatizem a organização de itens à disposição tanto para uma preparação rápida de pedidos quanto para a reposição dos produtos que estão acabando.

Por um lado, você nunca frustra seu cliente com itens fora de estoque. Por outro, a velocidade com que a compra vira uma entrega surpreenderá e conquistar o seu público.

3. Marketplaces

Os marketplaces são ferramentas muito populares atualmente para dar uma renda e uma visibilidade extra aos e-commerces — inclusive aqueles mais estabelecidos.

Nesse caso, grandes portais (como B2W, Amazon e Mercado Livre) oferecem a visibilidade de suas marcas como um chamariz e fornecem uma plataforma de gestão de vendas dentro de seus sistemas para a sua loja virtual.

A desvantagem desse modelo é a competição acirrada e a despersonalização da marca. São vários itens similares sendo vendidos ao mesmo tempo, com preços semelhantes e sem diferenciação da identidade visual.

As maiores vantagens são a visibilidade e o alcance do produto em um portal já estabelecido. Como uma estratégia paralela de venda, é uma grande ideia.

E até, quem sabe, você não cria o seu próprio marketplace? As soluções oferecidas hoje nesse sentido podem permitir que você expanda exponencialmente seu negócio sem aumentar demais a operação necessária. Pode ser uma nova forma de ter sucesso no mercado de e-commerce.

4. CRM

O atendimento ao consumidor também é fator vital para o sucesso de lojas virtuais. Sabia que a tecnologia pode impulsionar esse lado do seu e-commerce?

CRMs são ferramentas para gestão do relacionamento com o cliente. Eles automatizam e estruturam o contato desde as vendas até o SAC, criando processos e protocolos otimizados que agilizem a resolução de problemas, resposta a dúvidas, etc.

O CRM pode, inclusive, se tornar uma origem de novas estratégias de comunicação. Como ele padroniza etapas de atendimento ao consumidor, pode gerar métricas interessantes sobre satisfação que ajudem você a conquistar ainda mais seus clientes.

5. Ferramentas de automação 

O marketing é uma etapa crucial para o sucesso do e-commerce. É a partir dele que você entenderá o seu cliente potencial e consolidar sua base de público fidelizado. Mas, para ter essa capacidade, é preciso comunicação constante e focada.

Algumas das estratégias mais comuns de divulgação podem ser automatizadas, mas a que mais se beneficia da tecnologia é o e-mail marketing.

Um e-commerce pode usar o canal de e-mail para avisar sobre novidades na loja, lembrar de um carrinho abandonado, oferecer uma condição especial de compra para quem está indeciso se tornar mais uma conversão.

E isso funciona também para quem já foi convertido. O e-mail é uma grande ferramenta de remarketing, quando sua loja realimenta o desejo do cliente e busca sua fidelização.

A ferramenta pode automatizar mensagens disparadas em gatilhos determinados, como tempo ou uma visita a um produto na sua loja, para oferecer itens similares, descontos especiais, pedir a sua avaliação sobre o que comprou, dentre muitas outras oportunidades.

Assim, você cria uma relação duradoura com o cliente sem precisar de um esforço manual de comunicação. É um exemplo perfeito de como a tecnologia pode impulsionar uma loja virtual.

6. ERP

Um ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais, em português) é um sistema integrado de gestão que auxilia na organização, no controle e na automação de diversos processos em uma empresa. 

Ele é projetado para centralizar dados e facilitar a comunicação entre diferentes setores, otimizando a eficiência operacional e tomando decisões mais informadas. No contexto de um e-commerce, um ERP desempenha um papel crucial ao integrar e coordenar várias funções, desde o gerenciamento de estoque e pedidos até finanças, recursos humanos e logística. 

Aqui estão algumas maneiras pelas quais um ERP pode beneficiar um e-commerce:

  • Integração de Processos;
  • Gestão de Estoque;
  • Automatização de Pedidos;
  • Contabilidade e Finanças;
  • Análise de Dados;
  • Melhoria na Experiência do Cliente. 

7. Ferramentas para pagamento 

E existe outro exemplo perfeito para isso nas ferramentas de pagamento. Um dos grandes desafios de um e-commerce é ultrapassar a barreira que ainda existe de desconfiança e convencer o visitante a colocar suas informações e fazer uma compra.

A saída para esse dilema hoje é investir em sistemas de pagamento, que trazem uma suíte pronta para utilizar, com condições e opções variadas de transação, além de fluxos simples de compra com muita segurança.

Mas, para aproveitar ao máximo o que essas soluções trazem para a loja virtual, você precisa de duas coisas:

  • credibilidade da marca no mercado, que seja percebida por seus clientes como uma opção segura para o pagamento;
  • um sistema que vai além de uma simples interface de pagamento, com infraestrutura tecnológica para gestão e controle financeiro embutidos, além de um bom suporte.

Investindo em todas essas ferramentas para vendas online, da plataforma onde a loja está hospedada até o pagamento, você cria o ambiente perfeito para crescer.

Agora, é hora de correr atrás, pesquisar cada uma dessas opções e decidir quais as parcerias que vão ajudar seu negócio a chegar no patamar que você sempre sonhou. Contar com uma plataforma completa de serviços financeiros para gestão de caixa e automatização de meios de pagamento pode ser o primeiro passo para impulsionar suas vendas online.

Fale com um de nossos especialistas e entenda como receber pagamentos online com agilidade e segurança. 

Posts relacionados