Estoque virtual: entenda como funciona e veja as vantagens
Escrito em 10 de Abril de 2020 por Renato Ribeiro
Atualizado em 24 de Agosto de 2023
Saber o que é estoque virtual, entender a sua importância e conhecer suas vantagens e desvantagens é uma prática essencial que deve ser adotada por todo gestor que deseja ter sucesso em seu empreendimento.
De forma simples, é fundamental que toda empresa realize um controle eficiente de seu estoque. Não se trata de uma tarefa complexa, mas que requer foco e organização. Não aplicá-la pode gerar dores de cabeça e prejuízos tanto para o lojista como para o cliente.
Só para você ter uma ideia, de acordo com um levantamento, quase R$ 10 bilhões de mercadorias são perdidas no varejo e, logo, deixam de ser vendidas. Nesse contexto, quase R$ 7 bilhões correspondem a danos ocasionados pelo estoque virtual.
Além disso, um estoque mal administrado também acarreta a falta de uma determinada mercadoria no momento de compra. Esse processo se chama ruptura de estoque e representa, em média, uma redução da de vendas de mais 10%, em alguns casos.
A tabela abaixo apresenta a porcentagem de ruptura de estoque do mercado varejista, em 2018.
Diante desses dados, não dá para negar que os números sejam altos, não é mesmo? Porém, apesar dessa questão ser uma pedra no sapato para muitos empresários, a boa notícia é que existem medidas eficazes que diminuem os riscos de problemas em um estoque virtual.
Para saber quais são elas e entender o que é estoque virtual, é só ler este post até o fim!
Afinal, o que é estoque virtual?
Estoque virtual nada mais é do que o registro de entrada e saída de mercadorias no sistema. Isto é, todos os itens comercializados em uma loja virtual são lançados de forma automatizada. Desse modo, o gestor consegue ter uma ampla visão sobre suas compras e vendas. Logo, fica mais fácil para ele conseguir alinhar a demanda de itens com seus fornecedores.
Porém, é comum que o estoque virtual seja negligenciado e, logo, um processo que deveria apresentar só vantagens, acaba gerando problemas.
Isso porque um estoque virtual desorganizado e mal gerenciado pode ocasionar graves prejuízos para toda cadeia de distribuição. Afinal, um registro incorreto fornece informações erradas tanto para o lojista como para o fornecedor. Logo, em posse de dados equivocados, as tomadas de decisão também são erradas.
Entre os principais problemas de controle de estoque virtual, os de mais destaque são:
- estoque virtual positivo X estoque físico zerado: o cliente é prejudicado diretamente, pois não encontra a mercadoria desejada. Nesse cenário, o lojista também é afetado, já que acredita que existam os produtos necessários em seu estoque. Desse modo, nem a venda é realizada, nem o lojista aciona o fornecedor para comprar novos itens;
- estoque virtual zerado X estoque físico positivo: aqui o cliente não consegue encontrar o item desejado e o lojista entra em contato com o fornecedor e pede, sem necessidade, mais mercadorias. Logo, aumenta, o volume de seu estoque. Ou seja: há perda de tempo e de dinheiro.
As divergências entre o estoque virtual e o físico acontecem devido a alguns problemas. Os principais deles são:
- furtos;
- dados duplicados;
- a existência de mercadorias estragadas ou danificadas;
- erros de cadastramento de produtos;
- falhas no checkout.
Diante dessas informações, é possível compreender a importância de ter um estoque virtual bem gerido, não é mesmo? Engana-se quem pensa que esse processo demanda altos investimentos e complexidade. Existem soluções práticas e que não exigem gastos elevados para adotá-las.
Você sabia que para sair na frente da concorrência e conseguir se destacar no varejo, um mercado tão competitivo, é fundamental inserir em seu negócio ferramentas tecnológicas? Não se desespere, pois isso é mais fácil do que imagina! Para saber mais, confira o post: “A importância da tecnologia no varejo: táticas infalíveis”.
Conheça as vantagens desse sistema
Como você já sabe o que é estoque virtual e conheceu os cuidados que precisa tomar em relação a ele para não ter danos financeiros e nem prejudicar seu relacionamento com seu cliente e fornecedores, siga lendo para descobrir quais as vantagens desse sistema:
- planejamento adequado entre as demandas sazonais;
- conhecimento sobre a quantidade e o volume de itens;
- alinhamento entre compra e venda dos produtos;
- clientes mais satisfeitos;
- organização;
- conhecimento sobre os produtos que precisam girar e os que apresentam mais liquidez;
- diminuição dos custos logísticos;
- redução de despesas;
- estímulo ao aumento das vendas.
Em outras palavras, contar com um estoque virtual bem gerenciado apresenta benefícios bastante significativos, concorda?
Entendendo o que é estoque virtual e sabendo sobre as vantagens de adotá-lo em seu negócio, você, agora, deve estar se perguntando como inserir esse sistema em sua empresa, certo? É o que veremos a seguir.
Saiba como abraçar essa tecnologia
Para ter um estoque virtual bem gerenciado e conseguir alinhar todas as questões relacionadas às mercadorias e, assim, manter um bom relacionamento com seus clientes e também impulsionar suas vendas, a dica é: abrace ferramentas tecnológicas. Para isso, é preciso investir em:
1. Software de gestão ERP
Por meio de um software de gestão ERP, é possível agilizar e organizar seu estoque de modo automatizado e eficiente.
Com esse recurso, sua empresa:
- otimiza custos;
- diminui as perdas de produtos;
- conta com um alerta sobre o status do estoque;
- reduz informações erradas relacionadas ao cadastramento de itens;
- tem aumento de produtividade.
2. Sistemas integrados
Os dados gerados por um estoque virtual são fundamentais para guiar as tomadas de decisão dos departamentos financeiros, de compra e de vendas de sua organização.
Desse modo, para garantir que ele seja bem-administrado e efetivo e que os seus departamentos fiquem na mesma página, adotar uma API que conecte todos esses processos, é uma estratégia inteligente.
Para isso, existe a iugu, uma das empresas de mais autoridade no mercado em relação à sistema de cobranças e de diversificação de pagamentos online.
Para saber podemos ajudá-lo, basta conversar com um de nossos especialistas. Ele estará aberto a entender o seu negócio e a propor soluções práticas e eficientes para que sua empresa conquiste um lugar de destaque no mercado!
Crédito da foto de capa: Freepik
Escrito em 10 de Abril de 2020 por
Renato Ribeiro
Atual CEO da iugu, Renato já atuou como diretor de investimentos naTemasek no Brasil, fundo investimento de Cingapura, e compôs o conselho de grandes empresas, como Burger King do Brasil, Neoway e Superbac.