Entenda o que é CNAB e como ele facilita os pagamentos das empresas

Escrito em 05 de Dezembro de 2022 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Se você é um gestor financeiro, deve saber que o recebimento e envio de informações pode ser um processo burocrático. Nesse cenário, tecnologias como o CNAB entram em ação para otimizar a organização de recebíveis, principalmente por boleto bancário

Isso porque, com o CNAB, as empresas conseguem enviar e receber um alto volume de transações de forma automática, o que simplifica a gestão financeira. 

Mas o que é CNAB? Como ele funciona? E quais são as vantagens que a tecnologia oferece aos negócios?

É isso que veremos no conteúdo de hoje. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.

O que é CNAB?

CNAB é a sigla para Centro Nacional de Automação Bancária

Trata-se de uma tecnologia que possibilita a troca de informações financeiras entre empresas, bancos e clientes de maneira digital e dentro de um padrão.  

Isso significa que, com o CNAB, é possível gerenciar todas as informações de pagamentos recebidos e enviados de maneira automática, o que facilita a gestão financeira das organizações. 

Dessa forma, a tecnologia elimina o trabalho manual, que levaria horas ou dias, e otimiza o fluxo de comunicação entre bancos e empresas. 

Vale ressaltar que as normas do CNAB são estipuladas pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). 

Sendo assim, é o órgão que determina questões como formato de colunas e textos que devem ser utilizados para facilitar a leitura. 

Como funciona o CNAB?

Agora que você já entendeu um pouco sobre a tecnologia, é hora de saber mais sobre como funciona o CNAB.

Apesar de parecer complexo, o processo se dá de forma simples. A comunicação entre banco e empresa acontece por meio do software de gestão da companhia, que irá gerar o arquivo de remessa com as informações de pagamento.

Após esse passo, a empresa pode acessar o site do banco escolhido e enviar os registros de pagamento manualmente. 

Feito isso, o arquivo enviado passa pelo processo de validação do banco. Se os dados estiverem corretos, os pagamentos são homologados e o banco gera o arquivo de retorno. 

Para o que serve o CNAB?

Como vimos acima, o CNAB é uma tecnologia que digitaliza e automatiza o processo de envio e recebimento de pagamentos

De acordo com a Febraban, o CNAB ainda pode ser utilizado em outras situações, como, por exemplo:

  • Pagamentos ➞ possibilita o pagamento de salários, fornecedores e dividendos através de crédito em conta, cheque, DOC, pagamento com autenticação, pagamento de títulos de cobrança ou de tributos;

  • Cobrança ➞ possibilita a geração de informações dos títulos em cobrança para o Banco Beneficiário, a geração de informações do Boleto de Pagamento eletrônico (títulos capturados em carteira) ao Pagador e alegações do Pagador ao Banco Beneficiário;

  • Extrato de Conta Corrente para Conciliação Bancária ➞ permite a geração de extrato de conta corrente para conciliação bancária, considerando exclusivamente os saldos contábeis de conta corrente;

  • Débito em conta corrente ➞  possibilita o pagamento de parcelas, contribuições e outros tipos de compromissos ou encargos, através de débito em conta corrente; 

  • Vendor ➞ possibilita financiamentos através do Banco Beneficiário;

  • Custódia de Cheques ➞ permite aos clientes a guarda dos cheques e a compensação dos mesmos na data determinada;

  • Extrato para Gestão de Caixa ➞  como o nome sugere, o serviço possibilita a geração de extratos para a Gestão de Caixa, gerados várias vezes ao dia, com informações sobre saldos e lançamentos de diferentes naturezas;

  • Empréstimo por consignação ➞ o serviço permite que funcionários, beneficiários de empresas e órgãos públicos realizem empréstimos a partir de consignação em folha de pagamento;

CNAB 240 e CNAB 400: afinal, qual é a diferença?

O CNAB possui dois modelos de arquivo digital: o 240 e o 400, e cada banco utiliza um padrão CNAB específico.  Saiba quais são as diferenças entre eles.

CNAB 240

O CNAB 240 é mais amplo do que o CNAB 400. Isso significa que ele permite a inserção de mais títulos a serem pagos ou recebidos. 

Além disso, ele permite a utilização de serviço de banco correspondente (casas lotéricas e demais instituições financeiras autorizadas pelo BACEN) e agendamento para pagamentos de contas.

CNAB 400

Diferente do 240, o CNAB 400 é um arquivo que possui uma quantidade menor de informações, com limite de 400 posições. 

Além disso, esse layout não permite a utilização de serviço de banco correspondente. Isso significa que ele só pode ser utilizado para a postagem de títulos pelos Correios e serviços de protesto.

Quais são as vantagens do CNAB?

Como você viu até aqui, o CNAB é uma ferramenta imprescindível para uma gestão financeira eficiente. 

Entretanto, a tecnologia oferece outros benefícios valiosos aos negócios. Veja só. 

1. Automatização

Ao utilizar o CNAB, todo o processo de gestão financeira e baixa de pagamentos ocorre de maneira automática, o que representa mais agilidade, produtividade e menos erros durante o trabalho.

2. Maior controle financeiro

Como o CNAB auxilia na organização e automatização da gestão financeira do negócio, as informações sobre pagamentos realizados e recebidos ficam centralizadas em um só lugar. 

Na prática, isso significa um maior controle sobre as finanças, além da garantia do cumprimento de suas obrigações financeiras e tributárias.

3. Mais segurança de dados

A segurança de dados é fundamental para as empresas. 

Com o CNAB, o seu negócio não corre riscos de perder as informações e dados financeiros, uma vez que toda a comunicação entre a organização e os bancos seguem padrões determinantes pela Febraban.

Ao longo do artigo, explicamos o que é o CNAB, como funciona e quais os benefícios dessa ferramenta para os negócios. 

E, como você viu, o CNAB é um poderoso aliado do setor financeiro, automatizando processos burocráticos e eliminando tarefas manuais e repetitivas a partir da tecnologia. 

Se você chegou até aqui e quer saber como a tecnologia pode potencializar os resultados do seu negócio, que tal conhecer as soluções da iugu?

Além de uma API completa e bem documentada, as soluções de automatização de pagamento da iugu permitem que você automatize toda a gestão financeira da sua empresa: do controle de recebimentos ao acompanhamento de resultados, estará tudo nas suas mãos.

Assim, você não precisa se preocupar com o CNAB dos seus boletos bancários, pois a tecnologia da iugu automatiza o processo para sua empresa.

Quer saber mais? Então, entre em contato com nossos especialistas e escolha o plano ideal para o seu negócio.

boleto automatico

boleto automatico

Posts relacionados