O que é metodologia DevOps e como ela funciona?

Escrito em 23 de Abril de 2019 por Patrick Negri

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

A criação de softwares é uma atividade que passou por grandes mudanças nos últimos anos. Para atender as demandas do mercado, as companhias criaram novas formas de executar as rotinas de desenvolvimento. Confira o que é metodologia DevOps, uma das mais famosas.

Para entender o que é metodologia DevOps pense que ela permite que times trabalhem com um alto nível de integração e agilidade. Dessa forma, a equipe pode ser mais produtiva, inovadora e eficiente.

Se você quer saber mais sobre o que é metodologia DevOps, como funciona e como ela impacta nos resultados, continue a leitura!

O que é metodologia DevOps?

Para começar a explicar o que é metodologia DevOps vamos dizer que é uma forma de criar sistemas em que os times de desenvolvimento e produção trabalham lado a lado.

Para que isso seja possível, uma série de práticas são estruturadas pelo gestor, buscando otimizar a troca de arquivos, distribuir responsabilidades e agilizar a entrega de resultados.

Assim, com um processo de feedback contínuo e menos gaps entre áreas, a companhia pode ser mais ágil no seu dia a dia. Confira no vídeo abaixo a explicação de como surgiu a expressão e sua aplicação prática.

 

 

Como a metodologia DevOps é aplicada no ambiente corporativo?

A metodologia DevOps utiliza os princípios das metodologias ágeis e a metodologia Lean para garantir que os profissionais tenham meios de serem mais produtivos juntos no seu dia a dia.

Uma vez que essa estratégia é implementada por completo, a empresa pode realizar entregas mais ágeis e aumentar a satisfação de consumidores. Confira abaixo os passos necessários para integrar o que é a metodologia DevOps ao seu dia a dia!

Passos para integrar a metodologia DevOps

1) Integre os fluxos de trabalho

O primeiro passo para adotar a metodologia DevOps é reformular os fluxos de trabalho da equipe.

A empresa na sua gestão administrativa precisa realizar uma análise sobre a forma como as rotinas estão estruturadas para identificar quais etapas são redundantes, reduzir gargalos e buscar mais integração. Com isso, o trabalho será mais otimizado e rápido.

2) Adote ferramentas para a troca de dados automatizada

A integração dos times também deve ser promovida com o apoio de softwares. A tecnologia tem um papel-chave na metodologia DevOps, por ser uma forma mais robusta e ágil de trocar informações sem comprometer a segurança da companhia.

Portanto, invista em soluções como o cloud storage, adote APIs para integrar softwares e automatizar o fluxo de informações entre setores. Assim, a companhia terá mais facilidade para adotar o que é metodologia DevOps em todos os momentos do seu dia a dia.

3) Crie meios para diagnosticar, prevenir e solucionar problemas rapidamente

O negócio deve ter um fluxo de medidas para a prevenção, identificação e mitigação de falhas que seja ágil e fácil de ser aplicado.

Além disso, os profissionais precisam conhecer cada etapa desse modelo de trabalho para que possam aplicar as resoluções de modo autônomo.

Leia também: Gestão de risco no e-commerce: saiba como atingir melhores resultados

4) Adote indicadores

O uso de indicadores auxilia gestores a terem uma visão completa sobre a performance dos times e como eles se comportam em diferentes cenários.

Portanto, sempre crie métricas alinhadas conforme o perfil da equipe. Isso permitirá que a empresa acompanhe com mais precisão os resultados obtidos com o DevOps e, ao mesmo tempo, realize correções caso algo dê errado.

5) Implemente canais de comunicação

Essa etapa é importante especialmente em grandes empresas ou companhias com fluxos de trabalho pautados pela flexibilidade.

O DevOps, como apontamos anteriormente, depende da integração e da comunicação entre times. Portanto, é crucial que existam meios para que isso ocorra.

Faça uma avaliação completa sobre o modo como as soluções de comunicação estão estruturada e realize adaptações caso seja necessário.

Busque meios para que os processos de troca de informações sejam contínuos e possam ser executados em múltiplos canais, como:

  • Tablets,
  • Smartphones,
  • Intranet da companhia,
  • E-mail,
  • Telefone.

6) Treine os times

Para garantir o máximo de engajamento, os times devem ser treinados para integrarem a nova forma de trabalho a sua rotina. Portanto, não deixe de realizar um mini-curso completo, com os fundamentos e o que é metodologia DevOps.

Mostrar os ganhos que a equipe terá a médio e longo prazo, assim como o papel de cada um é importante para eles comprarem a ideia. Tome cuidado para que não existam dúvidas e, assim, todos possam trabalhar com o mesmo foco.

Leia também: Conheça as 6 melhores práticas de gestão financeira para marketplace 

Quais os benefícios a metodologia DevOps traz para o negócio?

A adoção da metodologia DevOps no ambiente corporativo pode trazer uma série de benefícios para a empresa. Os impactos que essa estratégia traz permite ao negócio ser algo mais integrado, ágil e inovador.

O ambiente corporativo terá uma nova cultura, em que a colaboração é estimulada e a entrega de resultados passa a ser contínua. A interdisciplinaridade do DevOps gera benefícios que podem ser divididos em duas categorias, que são:

  • técnicos: maior frequência na entrega de softwares, redução da complexidade de falhas, aumento da agilidade na resposta a demandas;
  • comerciais: maior agilidade para criar e planejar novos produtos, ambientes operacionais com maior estabilidade e disponibilidade.

Quando há uma entrega contínua de resultados, a empresa pode corrigir problemas em seus produtos e serviços com mais qualidade. Haverá um fluxo de feedbacks contínuo com clientes, aumentando os níveis de satisfação.

Os problemas serão identificados com mais facilidade. Como o time será multidisciplinar e integrado, a resolução da falha se dará com mais agilidade e inovação. Dessa forma, o impacto causado por essas situações é reduzido.

Em conjunto, todos esses fatores contribuem para tornar o negócio mais competitivo. A empresa conseguirá atender a mais demandas de clientes e parceiros comerciais, tudo isso com prazos menores e mais qualidade nas suas soluções.

Ambiente econômico

O ambiente econômico atual exige que empresas sejam ágeis e eficientes nas suas respostas a demandas do mercado.

A transformação digital criou um novo tipo de consumidor, que exige dos negócios a capacidade de atender demandas, evitar problemas e corrigir erros de forma mais rápida. Tudo isso com um alto nível de disponibilidade.

Para atender a esse tipo de necessidade, a metodologia DevOps foi criada. Inicialmente restrita ao ambiente de desenvolvimento de softwares, ela consegue mudar a cultura da companhia e tornar o ambiente corporativo mais integrado, inovador e produtivo.

Portanto, investir nessa metodologia deve sempre ser considerado pela companhia uma forma de maximizar os seus resultados. Que tal ganhar ainda mais tempo eliminando trabalhos manuais?

A iugu e uma plataforma de gestão e automação intermediadora de pagamentos online.  Somos especialistas em soluções de cobranças e recebimentos para os modelo de Marketplace, Recorrência e Cobrança Avulsa.

Além disso, nossa API é uma das mais completas e intuitivas do mercado. Por meio dela é possível ler toda a regra de negociação das empresas e automatizar as cobranças.

Quer saber mais como eliminar trabalhos manuais e por meio da automação de cobranças? Fale com um de nossos especialistas e peça uma demonstração.

Posts relacionados