Fique por dentro do lead nurturing e aumente suas vendas!

Escrito em 31 de Maio de 2020 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Com certeza, você se preocupa em atrair mais clientes para a sua empresa, mas gastando o mínimo possível. E haja verba para pagar anúncios online e offline! Uma boa estratégia para usar os recursos de maneira mais inteligente é o lead nurturing.

Parece complicado? Fique tranquilo, que vamos explicar tudo sobre essa abordagem, como ela funciona e por que pode ser uma excelente alternativa para o seu negócio.

Para entender o que esse termo significa e como pode ajudar, continue a leitura!

Quem é esse tal de lead nurturing?

Também conhecido como nutrição de leads, o lead nurturing é o trabalho de criação de relacionamento com os possíveis clientes da sua empresa. Ele é feito dentro de um processo conhecido como jornada de compras.

Funciona da seguinte maneira: por meio de um material interessante que você disponibilizou no seu site, o leitor informou os dados de contato, como email e telefone. Também pode haver outras informações estratégicas solicitadas no formulário, como número de funcionários da empresa, ocupação etc.

A partir dessas informações, a equipe responsável envia mais materiais de interesse, que vão educando essa pessoa e envolvendo-a com a sua empresa. Ao longo desse trabalho, esse lead também pode ser qualificado, ou seja, a sua equipe avalia se a pessoa realmente precisa do seu serviço ou produto.

Terminando o trabalho, esse contato inicial, provavelmente, se transformará em um cliente.

Como o lead nurturing pode ajudar seu negócio?

Sabe aquela situação constrangedora, na qual alguém aborda você na rua para oferecer um produto ou serviço que não interessa? O lead nurturing é uma maneira de evitar que a sua equipe de vendas entre em contato precocemente.

Ou seja, a pessoa não vai ser abordada enquanto ainda não estiver propensa a comprar. Também evita que gaste dinheiro procurando contatos que não têm nenhuma ligação com o que a sua empresa oferece.

Essa estratégia evita a perda dos leads que ainda não estão qualificados e ajuda a gerar mais contatos qualificados ao longo do tempo. Assim, promove uma boa conversão dos clientes e retorno do valor investido.

Legal, o lead nurturing traz bons resultados. Mas como implementá-lo na minha empresa?

Agora que você já conhece o lead nurturing e sabe como ele pode ajudar, deve estar pensando em como estruturar essa estratégia no seu negócio, aumentando a eficiência das abordagens de vendas e gerando um faturamento mais interessante.

Vamos explicar, aqui, como fazer esse trabalho.

Entendendo o funil de vendas

Para ficar mais claro como você trabalha a nutrição de leads, é preciso esclarecer primeiro o que é o funil de vendas. Pense no desenho de um funil, desses comuns, que você encontra em lojas de utilidades domésticas.

O topo do funil tem uma base larga, onde se posicionam as pessoas que forneceram o contato para a sua empresa. Com o trabalho de qualificação, esse funil tende a diminuir, na fase conhecida como qualificação ― ficam os contatos interessados no que a sua empresa oferece e que têm as necessidades que o seu produto ou serviço é capaz de suprir.

Ao final, encontramos o fundo de funil, onde estão os leads que foram realmente trabalhados e têm grandes chances de fechar a compra.

Aprendendo a trabalhar o lead nurturing

Acompanhe os passos que você deve adotar para trabalhar essa nutrição, transformando leads em clientes.

Determine um objetivo

O que você realmente quer alcançar com essa abordagem de lead nurturing? Aumentar a base de clientes em 20%? Levar algumas pessoas a fazer uma primeira compra aproveitando o desconto oferecido? Guiar essas pessoas para uma visita na loja física?

Entender exatamente qual é o objetivo da estratégia atual vai guiar a nutrição de leads e definir as ações que serão sugeridas para os clientes nos emails.

Segmente a base

Seus leads não são todos iguais. É importante segmentá-los para entender qual estratégia deve ser aplicada e como abordar cada tipo, conseguindo, assim, uma aproximação mais eficiente. Dessa maneira, é possível ajustar a mensagem de acordo com o público.

Lembre-se, também, de checar a persona do seu negócio e avaliar se as pessoas atraídas pela oferta de conteúdo estão alinhadas com ela. Isso pode levar a uma reformulação nessas ofertas ou na construção de mais alguma persona.

Elabore conteúdos

Lembra-se de que um dos objetivos do lead nurturing é educar o público? Por isso, você deve pensar em conteúdos interessantes, capazes de fazer com que a pessoa evolua no processo de compra e fique cada vez mais propensa a comprar da sua empresa.

Esses conteúdos serão enviados por email, despertando curiosidade e envolvimento suficientes para que ela abra as mensagens que a sua empresa enviar. Lembre-se, também, de deixar uma ação clara para o leitor, que faça com que ele avança pelo funil de vendas, deixando-o mais preparado para a conversão.

Defina intervalos

Assim como em qualquer relacionamento, é importante definir intervalos sadios para que você consiga estabelecer essa ligação com o consumidor. Enviar mensagens demais vai deixá-lo cansado e fazer com que ele passe a ignorar a sua marca.

Já os contatos com baixa frequência serão facilmente esquecidos e não funcionam em uma estratégia de lead nurturing. Uma boa média é entre três e cinco emails no total do trabalho de nutrição, enviados dentro de um período considerável para causar impacto, mas sem incomodar.

Meça e acompanhe

Você só vai entender se a sua estratégia está dando certo se acompanhá-la. Para isso, defina algumas métricas que sejam coerentes com o objetivo da sua empresa e faça o monitoramento.

A partir desses números, é possível replicar a estratégia para abordagens similares ou fazer ajustes para que as próximas campanhas sejam mais eficientes.

Investir em uma estratégia bem feita de lead nurturing não só vai ajudar a sua empresa a obter maior destaque e aumentar a cartela de clientes, como também, vai mantê-la alinhada às abordagens atuais que as organizações estão usando. Essa atualização é importante para conquistar espaço, mesmo diante de uma concorrência feroz.

E você, já sabe como vai fazer isso na sua empresa? Quer ter acesso a mais conteúdos como este? Curta a nossa página no Facebook e acompanhe as postagens. Não deixe para depois!

Posts relacionados