6 hacks de venda para adotar em seu negócio!

Escrito em 01 de Setembro de 2020 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

A conquista de clientes não é algo simples. Muitas vezes precisamos utilizar hacks de vendas para potencializar o impacto das estratégias. Ou seja, adotar abordagens especiais que evitam o desperdício de tempo e de recursos.

Para te ajudar a entender melhor como os hacks de vendas funcionam e o seu impacto, preparamos o post a seguir. Continue a leitura e saiba em detalhes o impacto que eles podem ter no seu dia a dia!

O que é um hack de venda?

O termo hacks de venda é utilizado para definir um conjunto de técnicas e práticas que melhoram o trabalho dos leads que são entregues pelo time de marketing. Essas abordagens são combinadas com o uso de novas tecnologias, como ferramentas de gestão de dados e análise de informações.

Assim, a capacidade da equipe ter mais foco nas oportunidades com potencial é maximizada.

Por que os hacks de vendas são importantes?

Os hacks de vendas são conhecidos por dar mais escalabilidade para o trabalho de um vendedor. Tecnologias e práticas de relacionamento humano são combinadas para reduzir o desperdício de tempo e evitar desperdícios. Ao mesmo tempo, melhoram o direcionamento da equipe, garantindo que os leads com mais chance de sucesso sejam priorizados.

Em outras palavras, utilizar os hacks de vendas ajuda a empresa a identificar as melhores oportunidades de vendas. Isso cria um ambiente de alta produtividade, em que vários contratos são fechados em prazos menores. Ao mesmo tempo, a atenção dada para leads pouco lucrativos cairá, aumentando a efetividade geral do negócio.

Quais são os melhores hacks de vendas do mercado?

Para começar a utilizar os hacks de vendas é fundamental conhecer os mais populares. Veja a seguir:

1. Segmente os dados de seus clientes

A jornada de compra contém várias etapas. Saber onde cada lead encontra-se é um dos primeiros passos para ter sucesso no seu dia a dia. Afinal, isso garante que os contatos serão bem feitos e considerando as ações necessárias para levar o seu lead para a etapa posterior com segurança.

Por isso sempre tenha listas de e-mail segmentadas. Divida os seus futuros clientes pelo estágio em que eles encontram-se na jornada de vendas. Assim, o seu fluxo de nutrição será trabalhado da melhor forma possível.

2. Crie alertas no seu CRM para aproveitar melhor cada lead

Os CRMs são soluções poderosas para quem trabalha com vendas. Graças a eles podemos centralizar os dados de cada pessoa que se relaciona com a empresa. Assim, pode-se evitar problemas no contato e otimizar todas as estratégias de relacionamento.

Se o seu CRM permitir, crie alertas para avisar quando os leads executam ações que possam indicar o desejo de comprar o produto ou desistir da ação. Ao mesmo tempo, tenha alertas para validar a melhor hora de entrar em contato com o seu futuro cliente. Assim, todos os pontos da experiência de relacionamento com a marca serão executados na melhor hora sempre.

3. Dispense os leads que não evoluem

Quem trabalha com vendas há muito tempo sabe que nem todo lead gera o retorno esperado. Para evitar que o time gaste grande parte do seu tempo com esse tipo de contato, é importante saber a hora de encerrar o relacionamento. Assim, você pode preservar a sua marca e, ao mesmo tempo, dedicar-se mais aos leads que poderão atrair mais receitas no futuro.

Por isso sempre fique atento aos leads com baixa chance de sucesso. Tenha também uma mensagem pronta para finalizar a relação caso seja necessário. Assim a empresa conseguirá manter-se atenta apenas às melhores oportunidades de vendas.

4. Explore o potencial das redes sociais

As redes sociais são uma ótima forma de captar e trabalhar leads. Sites como o Facebook fornecem meios de publicidade direcionada que devem ser aproveitados pelo seu negócio. Afinal de contas, não basta ter um e-commerce bem estruturado e uma campanha de marketing inteligente: é preciso, também, chegar até o seu público-alvo.

Por isso não deixe de adotar mecanismos de marketing direcionado. Também faça uma análise de dados regular, identificando se as abordagens adotadas são robustas. Isso dá para a empresa a certeza de que os recursos sempre serão direcionados para os pontos certos.

5. Forneça uma oferta de alto valor para o seu cliente, preferencialmente gratuita

Esse hack de vendas é útil especialmente para as empresas que trabalham com o SaaS. Ter a possibilidade de ofertar um produto gratuito para o seu cliente abre para ele a possibilidade de testar os serviços da marca. Assim, as chances de fazer um contrato de longa duração e alinhado com as suas demandas se tornam muito maiores.

Por isso não deixe de ofertar um período de testes dos seus produtos para os clientes. Permita que eles conheçam à fundo como a marca trabalha e os seus diferenciais. Assim, uma vez que o contrato for fechado, o cliente estará a um passo de ser fidelizado.

6. Analise os dados de comportamento do seu público-alvo

Se a sua empresa mantém uma página de vendas que traz pouco retorno, é importante começar a trabalhar os dados de uso dela de modo estratégico. Conhecer como os visitantes comportam-se facilita a busca por meios de otimizar o fluxo de nutrição e atrair novos contatos.

Trabalhe com cada informação coletada dos visitantes para entender como melhorar a experiência de relacionamento dos clientes. A empresa pode, inclusive, contar com ferramentas como os pixels, do Google e do Facebook. Assim, capturar insights será algo muito mais simples e preciso.

Trabalhar leads e garantir que eles se tornem clientes fidelizados é algo que demanda cuidado e planejamento. Afinal, o mercado para empresas que trabalham com vendas digitais ou modelos de negócios como o SaaS é muito competitivo. Nesse cenário, todos os erros devem ser evitados.

O uso de hacks de vendas dá mais foco para as suas operações. Ele também limita o gasto de recursos com leads de baixa qualidade. Assim, vendedores podem utilizar melhor o seu tempo e atingirem melhores indicadores de vendas.

Por isso não deixe de utilizar os hacks de vendas integrados ao seu dia a dia. Isso dará um boost nas métricas da empresa e na sua competitividade: com todos os posicionamentos feitos de um modo mais adequado, perder oportunidades será algo muito mais difícil.

Gostou da nossa dica e quer saber sobre como boas tecnologias podem te ajudar a ser mais eficaz? Então fale conosco!

Posts relacionados