Saiba como otimizar a gestão financeira em healthtech

Escrito em 16 de Março de 2023 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Realizar a gestão financeira em healthtech de forma eficiente é uma tarefa com inúmeros desafios. 

Afinal, estamos falando de um nicho de mercado que já movimentou R $1,79 bilhão em três anos, de acordo com dados da Liga Ventures em parceria com a PwC Brasil. 

Mas sabemos que o caminho para gerir o fluxo de caixa de uma healthtech esbarra em inúmeros desafios, como a organização financeira e a gestão de cobranças. 

Pensando nisso, preparamos um conteúdo para te ajudar a entender como realizar uma gestão financeira em healthtech de forma eficiente e sem fricção. 

Vamos lá?

Que tal ouvir esse conteúdo?

Afinal, o que é healthtech?

O termo healthtech surgiu da junção das palavras em inglês “health” (saúde) e “tech” (technology), e significa tecnologia em saúde. 

De forma resumida, uma healthtech é uma startup de tecnologia que tem como objetivo criar soluções voltadas para a área da saúde. 

Dentro desse escopo, o objetivo é otimizar ou desenvolver os processos, softwares e equipamentos que melhorem diagnósticos, tratamentos, logística de medicamentos, e atendimento ao cliente dentro de clínicas, hospitais e consultórios. 

Logo, uma healthtech utiliza de diversas tecnologias para atender as mais diferentes necessidades na área da saúde, tais como:

Overview sobre o mercado de healthtechs no Brasil

Da chegada da telemedicina à crise sanitária provocada pela COVID-19: não há dúvidas de que o setor de saúde passou por intensas e rápidas transformações nos últimos anos. 

Em paralelo a implementação de novas tecnologias na área, cada vez mais pessoas têm procurado por alternativas de cuidado à saúde e bem-estar. 

Em um país em que o acesso à saúde ainda é precário, as healthtechs têm conseguido se destacar e oferecer soluções ágeis e completas ao mercado. 

No Brasil,  de acordo com pesquisa realizada pela Liga Ventures em parceria com a PwC Brasil, entre 2019 e 2022, o número de healthtechs no Brasil cresceu: hoje, já são cerca de 439 de empresas do setor ativas no país.

Além disso, o relatório Mapeamento Healthtech 2022, realizado pela Abstartups, mostrou que o setor está passando por um grande processo de consolidação no Brasil, seguindo o exemplo do que acontece nos Estados Unidos.

Com o processo de expansão e consolidação, o mercado de saúde tem obtido resultados expressivos e reunindo as maiores operações de compras de empresas na economia brasileira.

Para se ter uma ideia sobre as oportunidades do mercado, 44,7% das startups de saúde possuem 2 anos ou menos de existência, demonstrando o aumento do interesse pelo segmento. 

Por que a gestão financeira é fundamental para healthtechs?

A gestão financeira é um pilar fundamental para todas as empresas, mas, especialmente, para as do setor de tecnologia. 

Isso porque, enquanto startups, as healthtechs têm como objetivo manter uma operação enxuta, ágil e escalável.  

Dessa forma, a gestão financeira deve acompanhar tais objetivos para que elas continuem entregando valor aos clientes. 

Sendo assim, investir em gestão financeira em healthtech traz diversos benefícios, como:

 

  • Redução de riscos: uma gestão financeira eficiente e apoiada pela tecnologia auxilia na adequação das empresas à legislação tributária do país. Dessa forma, é possível reduzir os riscos de erros nos processos da empresa, como conciliação financeira e emissão de notas fiscais;

Nova call to action

  • Dados analíticos e em tempo real: as ferramentas de gestão financeira pautadas na tecnologia também contribuem para a obtenção de dados robustos e em tempo real sobre as movimentações financeiras da empresa, uma vez que eles ficam disponíveis na plataforma e são de fácil acesso a todos;

  • Tomadas de decisão assertivas: otimizar a gestão financeira permite que a empresa tenha um maior controle sobre os dados financeiros. Com uma visão macro, fica muito mais fácil tomar decisões assertivas e alinhadas aos objetivos de negócio.

4 dicas de gestão financeira em healthtech

Como vimos até aqui, as healthtechs, mesmo tendo a tecnologia como centro de seus negócios, também enfrentam desafios quando o assunto é gestão financeira. 

Pensando nisso, separamos 5 dicas de como melhorar a gestão financeira em healthtech

1. Crie um plano financeiro sólido e adaptado às necessidades de mercado

O primeiro passo para otimizar a gestão financeira de healthtech é criar metas claras e realistas para a empresa, identificando o mercado, os concorrentes e os planos a curto, médio e longo prazo. 

Além disso, também é imprescindível se atentar às despesas e receitas da empresa, criando um orçamento que permita alcançar essas metas.

2. Monitore e controle as despesas 

Depois de criar metas realistas de acordo com os objetivos do negócio, é hora de monitorar e controlar as despesas. 

Para isso, é preciso acompanhar de perto todas as movimentações do fluxo de caixa, identificando os custos fixos, variáveis e possíveis reduções de gastos desnecessários. 

3. Estabeleça parcerias estratégicas

Na hora de escalar a sua empresa e investir em uma gestão financeira inteligente, é importante contar com parcerias estratégicas e que se alinhem com o propósito do negócio.

Portanto, a dica é procurar por investidores e instituições financeiras e de pagamento que forneçam taxas atrativas e vantagens competitivas.

4. Invista em tecnologia e automação

Manter o controle das cobranças recorrentes ou avulsas de uma healthtech é fundamental para a organização financeira. 

Entretanto, um processo de cobranças manual pode gerar retrabalho e até mesmo erros que comprometem a eficiência e a sustentabilidade da empresa. 

Por isso, implementar uma tecnologia de automatização de cobranças contribui para a redução do trabalho e otimização da gestão financeira como um todo. 

Além de mais agilidade na hora de receber os pagamentos dos clientes, contar com uma plataforma de cobranças com tecnologia robusta e flexível permite que você reduza a burocracia e tenha mais controle sobre a rotina financeira da empresa.

Com as soluções da iugu, você conta com diferentes meios de pagamento para realizar cobranças automatizadas de forma avulsa ou recorrente, como:

Quer saber mais? Entre em contato com nossos especialistas e contrate o plano certo para você. 


pagamentos online





Posts relacionados