Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h30 às 16h30. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

Melhores práticas de gestão de academia

Uma boa gestão de academia exige tática, por isso selecionamos recomendações para equilibrar suas contas e evitar a inadimplência

Escrito em 26 de Fevereiro de 2020 por Renato Ribeiro

Atualizado em 04 de Dezembro de 2020

Como qualquer negócio, realizar uma boa gestão de academia requer planejamento e estratégia, ainda mais para o empreendedor que deseja ganhar escalabilidade. Afinal, o mercado, além de aquecido, está competitivo. 

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

Atualmente, a indústria de atividades físicas movimenta mais de 2 bilhões de dólares no país. Apresentando a maior receita da América Latina, o Brasil conta com quase 35.000 academias. 

Trata-se de um número elevado, pois ele coloca o país como o segundo do mundo em termos de concentração de negócios desse segmento perdendo, apenas, para os Estados Unidos. 

Diante desse cenário, contar com boas medidas que resultem em uma gestão de academia eficiente pode fazer toda a diferença na vida do empreendedor, principalmente para aquele que deseja equilibrar suas contas e evitar a inadimplência. 

Quer saber que medidas são essas? É só ler o post até o fim! 

Medidas eficazes para realizar uma gestão de academia com sucesso

Confira agora algumas medidas simples e certeiras para realizar uma boa gestão de academia.

1. Tenha um plano de negócios estruturado

Diante de tanta concorrência, ter um plano de negócios estruturado é uma prática fundamental para quem atua no segmento fitness. Dessa forma, adotar táticas de inovação é uma estratégia essencial. Ou seja, o gestor e sua equipe precisam estar antenados em relação às novidades do mercado para, assim, oferecer alternativas disruptivas para seu público. 

Nesse contexto, além de inovar, um plano de negócios bem feito deve contar com alternativas comuns, mas eficazes e fundamentais para manter o negócio.  

Diante disso, proporcionar uma experiência única para os clientes é muito importante. Isso pode ser feito por meio do oferecimento de pacotes personalizados para seus frequentadores, por exemplo.

Além disso, é crucial oferecer programas de fidelização que devam ir muito além da vigência do plano. Isto é, adotar medidas que conquistem a clientela, como garantir descontos por frequência regular ou premiar com brindes atrativos os bons pagadores são táticas que o gestor deve levar em consideração.  

2. Garanta a satisfação de sua audiência 

Para realizar uma eficaz gestão de academia, focar apenas em seu plano de negócios não trará resultados, caso a experiência de seu público não seja priorizada.

Para isso, é preciso lançar mão de táticas simples, mas eficazes, como fazer pesquisas de satisfação e ter uma equipe preparada para ajudar a solucionar todos os problemas de seus clientes. 

Nesse item, vale também oferecer programas diferenciados, como investir em aulas para mulheres, para quem deseja perder peso rapidamente ou, até mesmo, para idosos. Ao ampliar suas possibilidades, fica mais fácil agradar e fidelizar seus consumidores.  

3. Possua capital de giro 

Outra medida importante para realizar uma boa gestão de academia é possuir capital de giro.

O fato é que todo negócio que se inicia precisa contar com um capital de giro que o mantenha. Isso porque, antes de uma academia se tornar conhecida, é preciso investir em medidas para conquistar e fidelizar sua audiência, o que leva tempo e requer recursos. 

Dessa forma, para ter suas contas equilibradas, é essencial ter um bom capital de giro para pagar as contas iniciais e investir em práticas que divulguem o seu negócio. 

No caso de seu negócio já estar estruturado, ter um capital de giro também é uma prática primordial. Isso porque, por meio dele, situações de inadimplência não prejudicarão o seu negócio imediatamente. 

gestão de academia

4. Realize um bom gerenciamento de inadimplência 

Casos de inadimplência são comuns. No entanto, se forem corriqueiros, podem dar bastante dor de cabeça. Desse modo, é fundamental acompanhar esse processo de perto para, assim, dificultar a sua propagação e garantir o recebimento dos pagamentos atrasados. 

Nesse quadro, é muito importante entender quais são as razões que estão gerando inadimplência. Dessa forma, será possível adotar medidas preventivas como a prática de pagamento recorrente

Estude bem o seu negócio, avaliando se as mensalidades estão adequadas a seu público e se o seu plano de marketing está gerando resultados. 

Nesse contexto, também é essencial analisar o funcionamento financeiro relacionado aos pagamentos. Será que o vencimento das mensalidades está adequado ou é preciso inserir parâmetros no sistema para, assim, cruzar dados sobre prazos e as datas de inadimplência? 

Realizar esse estudo é muito importante pois com ele é possível propor datas que combinem com a sua audiência. Essa medida pode diminuir, consistentemente, o número de casos de clientes devedores. 

Dica extra para realizar uma boa gestão de academia

Confira agora uma dica extra e fundamental para potencializar a gestão de sua academia. 

Automatize os pagamentos utilizando softwares

Para ter uma boa gestão de academia, é preciso contar com soluções que tornem o seu negócio mais ágil. 

Logo, automatizar os pagamentos utilizando softwares é uma prática importante. Afinal, uma boa ferramenta, além de manter seus pagamentos organizados, pode contribuir para o fechamento da folha de pagamento e otimizar os investimentos em diferentes áreas. 

Diante disso, é preciso buscar referências no mercado e analisar se as funcionalidades oferecidas pelo software escolhido se alinham com o seu negócio.

gestão de academia

Crédito: Runrun.it

A iugu, por exemplo, conta com uma solução inteligente que otimiza a sua operação financeira de ponta a ponta. Por meio de uma API de pagamentos robusta, a cobrança recorrente se torna muito mais eficaz, já que ela integra sua base de dados de modo automatizado reduzindo, significativamente, a sua margem de erros.

Contribuindo de forma eficiente tanto para diminuir os casos de inadimplência como pagar otimizar o equilíbrio de suas contas, a iugu oferece o melhor custo-benefício do mercado e uma plataforma que fornece:

  • geração de boletos registrados;
  • envio de faturas via e-mail;
  • versatilidade nas datas de vencimento;
  • segurança de dados pessoais e de cartão de crédito;
  • cobrança automática após o vencimento;
  • checkout transparente;
  • configuração de multas e juros;
  • eliminação de trabalhos manuais.

Você gostou dessas medidas sobre gestão de academia? Compartilhe sua opinião com a gente! Aproveite também para conversar com um de nossos especialistas e pedir um trial para automatizar os seus processos financeiros. Clique aqui e tire todas as suas dúvidas!