Entenda a importância da avaliação de clientes em um marketplace

Escrito em 28 de Abril de 2020 por Renato Ribeiro

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Os marketplaces são opções muito interessantes para donos de e-commerce expandirem o alcance e a visibilidade de seus produtos. Mas, ao mesmo tempo, são ambiente com pouca oportunidade de personalização e muita competitividade entre lojas.

Como você pode destacar-se e vender mais nesse cenário? A resposta que você busca pode ser a avaliação de clientes! Vamos explicar mais a fundo a necessidade desse trabalho por sua parte e como você pode conseguir mais avaliações. Confira.

Por que a avaliação de clientes é fundamental em marketplaces?

Os marketplaces são alternativas tão convidativas para quem gere e-commerce que eles explodiram em popularidade nos últimos anos. Dentre portais nichados e grandes redes de varejo online, existem hoje muitos canais em que você pode expor e vender seus produtos.

Mas a simplicidade e as vantagens de vender nessas vitrines coletivas também trazem um desafio: muitas vezes, seus produtos podem perder-se em um mar de opções similares com preços parecidos. Se as opções são parecidas, o que define a decisão de compra do consumidor?

Isso mesmo, as avaliações. Como ainda existe alguma resistência e hesitação nas compras online (algo que está sumindo rapidamente, mas ainda é um fator presente), muitos compradores se apoiam na opinião de outros clientes anteriores para decidir qual loja escolher no marketplace.

Muitas vezes, essa confiança é ainda mais importante do que preço. Consumidores preferem até pagar um pouco mais se têm a garantia de um produto e uma loja bem avaliados.

Portanto, focar nas avaliações de clientes é uma das estratégias prioritárias em marketplaces. Se o ambiente é padronizado e muitos concorrentes tentam copiar o vizinho, o número de estrelas na sua página é o destaque mais significativo que você pode conseguir.

Como você pode melhorar a sua reputação no marketplace?

Existem muitos artigos pela internet com fórmulas e truques para aumentar a quantidade e a qualidade das avaliações na sua página dentro de marketplaces. Mas a verdade é que esse tipo de busca, por inflar artificialmente as notas dos produtos, só causa mais prejuízos para sua imagem a longo prazo.

Não existe segredo: bons produtos e bons serviços são reconhecidos na internet. Portanto, vamos dar dicas para melhorar suas avaliações de clientes, mas de maneira transparente, sustentável e que construa uma boa percepção da sua marca. Veja!

Disponibilize um bom mix de produtos

A primeira dica é bem-óbvia, mas existem alguns pontos interessantes a serem discutidos dentro dela. É claro que bons produtos trazem melhores avaliações, mas outros fatores também entram em questão.

Por exemplo, seu mix deve ser pensado no perfil do seu cliente. O foco é todo nele. Assim, além de melhorar sua taxa de conversão, você cria uma identificação maior que gere engajamento.

Outro ponto importante de um mix de qualidade é fazer vendas com ticket maior, oferecendo produtos que se relacionam com as necessidades da persona, aumentando seu nível de satisfação.

Otimize seu estoque e sua logística

Mais um fator vital para suas avaliações no marketplace é a agilidade na entrega. Esse é um dos quesitos que mais variam de vitrine para vitrine, e quem surpreende positivamente tem mais destaque.

Para isso, é preciso investir em otimização do seu estoque e da logística, para preparação rápida de pedidos e envio. Um sistema de gestão especializado pode ajudar muito nessa parte.

Invista no seu atendimento

O atendimento também é uma característica que diferencia muito as lojas dentro de um marketplace. Como o fluxo de navegação nos portais geralmente é mais engessado, a sua busca por vendas e avaliações precisa acontecer fora deles também: redes sociais, atendimento por e-mail, qualquer canal em que seu público esteja.

Ofereça preços competitivos

É muito comum pesquisar por um produto em marketplaces e ver preços muito parecidos, mas isso não significa que não dá para levar vantagem também nessa hora.

Uma boa visão de mercado vai te ajudar a acompanhar tendências e mudanças de valores e permitir que você reaja o quanto antes para estar sempre em destaque.

Você pode apostar, também, em condições especiais, como descontos e programas de fidelidade. Essa é uma forma de aprofundar o relacionamento fora do marketplace, fazer mais vendas e ganhar mais avaliações positivas.

Quais ações simples podem aumentar a qualidade e a quantidade de avaliações?

O gancho acima é perfeito para concluir este artigo com algumas dicas fundamentais. Um dos grandes segredos do marketplace é tratar seus clientes fora dele, assumindo esse canal como um meio, e não o fim de uma relação.

Portanto, veja algumas dicas primordiais para ter avaliações melhores e em maior número!

Foque no seu pós-venda

Existe uma realidade no hábito de consumidores da qual não dá para fugir: as pessoas se sentem muito mais impelidas a dar opiniões sobre algo quando estão com raiva do que quando satisfeitas.

Portanto, conseguir mais avaliações positivas de seus clientes exige mais esforço, como lembrá-lo de deixar uma mensagem, pedir por uma opinião e demonstrar a importância disso para o sucesso de uma loja da qual ele gostou de comprar.

Por isso, marketplaces exigem um bom pós-venda para ter destaque. Cada conversão é uma chance extra para fidelizar uma nova pessoa e transformar engajamento em divulgação espontânea para você.

Dê algo em troca de avaliações

Como conseguir a avaliação de pessoas satisfeitas é mais difícil, você pode pensar em um incentivo para que elas sintam vontade de dar sua nota.

Um cupom de desconto, uma condição especial na próxima compra, qualquer benefício vale para conseguir mais opiniões na sua página e ainda melhorar sua fidelização.

Mas se lembre: você não pode pensar nisso como um pagamento por notas positivas. É preciso deixar a pessoa à vontade e oferecer o benefício independentemente da opinião que der.

Invista em e-mail marketing

A automação do e-mail marketing é uma ferramenta incrível para fazer esse pós-venda voltado para conseguir mais opiniões no marketplace.

Com ela, você pode criar gatilhos de tempo para lembrar o cliente da compra e pedir para que vá lá dar o seu testemunho sobre seu produto, seu atendimento e sua entrega.

Contanto que não seja insistente, essa estratégia é muito efetiva, já que muitos compradores até teriam a vontade de opinar, mas simplesmente se esquecem. Isso tudo é feito de forma automática, sem que você precise gastar tempo e esforço para ir atrás de cada um deles.

Se a avaliação de clientes é fundamental para se destacar em marketplace, focar nisso pode ser mais importante até do que o preço. É investir em relacionamento e criar nos consumidores um desejo por participar do crescimento do seu e-commerce.

Curtiu as dicas? Se você quer informar-se e melhorar ainda mais a sua gestão de loja virtual, venha curtir a nossa página no Facebook!

Posts relacionados