Como vender no Instagram para expandir os negócios?

Escrito em 26 de Dezembro de 2018 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Você tem uma empresa, já criou as redes sociais e está seguindo todos os passos de marketing. Já fez tudo isso e agora quer mais? Saiba neste post como vender no Instagram e começar a ampliar seu faturamento.

As redes sociais surgiram para promover a comunicação e a integração entre as pessoas que gostam de compartilhar seus melhores momentos e afinidades, mas nos últimos anos se tornaram também uma ferramenta comercial eficiente, o que potencializou as vendas por Instagram.

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo E-commerce Brasil, o Instagram ultrapassou o Facebook com quase 70% das vendas via redes sociais, conforme gráfico abaixo.

como vender no instagram

Fonte: E-commerce Brasil

Como sempre há um movimento coletivo em tudo que ganha força de divulgação, a concorrência chegou também no ambiente virtual. O marketing digital para empreendedores tem crescido em grande escala, nessa busca pelo cliente no mundo digital.

Mesmo sabendo que o Instagram é umas das redes sociais mais usadas no Brasil e uma das melhores estratégias da atualidade, é indispensável criar oportunidades nessa rede para expandir o negócio. Por isso, saber de fato como vender no Instagram é tão importante. Algumas dicas são:

  • Faça um perfil comercial
  • Publique apenas conteúdos relevantes
  • Abuse das hashtags
  • Utilize Stories
  • Faça parcerias
  • Conheça os melhores horários

Neste post analisaremos cada uma delas junto com você para vermos o que pode ser feito para aumentar as vendas por Instagram e como alcançar esse público cada vez maior, com uma audiência tão abrangente, investindo nas publicações no perfil e nos stories. Acompanhe!

Por que as vendas por Instagram podem impulsionar o seu negócio?

Antes de oferecer a você um conjunto de dicas de como vender no Instagram para fazer dele um recurso infalível, precisamos entender como essa rede social ganhou espaço na vida dos consumidores e se tornou alvo de busca para compras online.

Para começar, o dinamismo das postagens e a interatividade quase que instantânea com o usuário é um diferencial para a maioria que busca por agilidade e transparência na hora de escolher seus produtos.

O Instagram surgiu em 2010 e, dois anos depois, já era uma febre em popularidade, superando outras redes sociais. Com grande apelo popular começou a ser utilizado como ferramenta de vendas em 2016 e foi aprimorando seus recursos de maneira gradativa e permanente.

Com o avanço da tecnologia e a transformação digital, o consumidor também alterou seus hábitos e, agora, encontra na virtualidade um meio de manter-se conectado aos acontecimentos e, ao mesmo tempo, adquirir produtos e serviços a qualquer hora.

Para você que está seguindo firme nessa jornada online do marketing nas mídias sociais e entendeu que saber como vender no Instagram é vantagem competitiva, trouxemos 6 dicas essenciais para expandir o seu negócio e fortalecer ainda mais a sua marca no mercado. Confira agora!

6 dicas de como vender no Instagram

1. Faça um perfil comercial no Instagram

A credibilidade e o profissionalismo caminham juntos e são complementares. Quando um consumidor está em busca de um produto ou serviço para adquirir, a menos que tenha uma indicação, dificilmente procurará por um perfil pessoal.

O perfil de vendas por Instagram deve ser comercial, com chamadas institucionais, para assegurar maior volume de acessos e procura. Se você está acostumado a utilizar o seu perfil pessoal para vender, abra uma conta comercial e faça um convite de migração para seus seguidores.

Ou então, mude seu perfil pessoal para comercial, é super prático e vai garantir que seus seguidores permaneçam vendo suas publicações.

Com uma conta de negócios, é possível:

  • Inserir links nos Stories (caso tenha mais de 10 mil seguidores)
  • Analisar dados de acessos
  • Promover impulsionamento
  • Engajar as publicações.

Tudo isso, depois de criar uma fanpage no Facebook e vincular a conta do Instagram para gerar conexão entre as duas redes.

2. Publique apenas conteúdo relevante no Instagram

As redes sociais são canais que conferem liberdade e permitem que os usuários expressem seus conceitos e opiniões sobre um determinado assunto. Esse é um argumento válido para perfis pessoais, mas, em se tratando de uma página de comercialização, os cuidados com o conteúdo publicado são fundamentais.

Faça um filtro dos conteúdos e certifique-se de que são interessantes e relevantes para o público que sua empresa deseja alcançar. As postagens do Instagram são curtas e objetivas e você precisará entender o público para produzir conteúdos que detenham a atenção.

O conteúdo em forma de vídeos pode ser tão ou mais eficiente que os textos e imagens. Com certa dose de criatividade, conduza a informação para seu foco de venda, convidando o usuário a continuar acessando o perfil em busca de mais oportunidades de boas compras.

3. Utilize o Stories

Depois de implementar o Instagram Business, foi a vez do Stories chegar em 2017 e permitir maior movimentação na rede social. Os links passaram a ser inseridos com chamadas interessantes sobre a marca e o produto, disponibilizando o acesso imediato ao site, sem muitos cliques ou morosidade.

Ao anunciar no Stories do Instagram, você saberá:

  • Quantas pessoas visualizaram o perfil em uma publicação
  • Número de vezes que um determinado conteúdo foi visualizado
  • Taxa quantificada de rejeição, ou seja, se algum consumidor parar de ver a história em um determinado ponto, você saberá.

As publicações de Stories duram apenas 24 horas e se você souber usar esse recurso a seu favor poderá produzir pequenas histórias chamativas e interessantes, lançar no perfil com as hashtags mais utilizadas e caprichar no poder das imagens para atrair olhares, desejos e assim, vai te dar mais ânimo em apostar em vendas mobile.

4. Abuse das hashtags

As hashtags são mais que um símbolo do Instagram. São queridas e o usuário assíduo e bem conectado, não abre mão de inserir várias delas em todas as publicações pessoais. Elas são responsáveis por promover um alcance a outros usuários com interesses similares e, portanto, ótimas ferramentas de como vender no Instagram.

Imagine o quanto seu negócio pode ser expandido ao utilizar as hashtags para marcar a relevância do conteúdo e chamar a atenção dos milhares de seguidores espalhados pelo mundo. Quando um produto ou serviço desejado é plugado via hashtags as variáveis extensivas aumentam as chances de vendas por Instagram.

Promova um bom enlace entre a imagem e as hashtags chamando a atenção do público para o seu negócio, mas seja coerente ao fazer essa ligação. O consumidor é habilidoso em suas buscas e saberá de imediato se você tem mesmo o que ele deseja comprar, e quando não encontra, rapidamente sai do seu perfil.

Dessa forma, assim como nas vendas de e-commerce, você deve saber como evitar abandono de carrinho  que nesse caso é o perfil da sua empresa.

5. Faça parcerias

A influência caminha a passos firmes e pode conduzir usuários por caminhos que nem eles mesmos sabiam que seguiriam. Há um forte poder dos formadores de opinião no Instagram e fechar parcerias com eles é, talvez, mais eficiente que investir no impulsionamento de anúncios.

Os chamados influencers têm o dom do convencimento até maior que as pesquisas divulgadas ou experimento cientificamente comprovado. Logo, se você deseja melhores vendas por Instagram, trate de vincular sua marca a figuras públicas e bem relacionadas no mercado.

6. Conheça os melhores horários

Se você tem um público fiel deve conhecer os hábitos de acesso diário e, assim, criar uma sequência de postagens capazes de despertar o desejo de compras, independentemente do horário.

Porém, conhecendo os horários em que a maioria dos seguidores da sua loja está online, você poderá compartilhar conteúdos e alcançar as pessoas de uma forma mais efetiva.

Seja afável e sutil para, assim, demonstrar ao consumidor que você se importa com o que ele deseja e está à disposição para atendê-lo a qualquer momento, sem, contudo, forçar a uma compra fora do tempo.

Como dissemos no início deste post, a disputa acirrada pela atenção e fidelidade do consumidor está bastante agressiva e você não deve perder tempo. As estratégias de vendas no Instagram precisam exercer papel de decisão na vida de quem compra, transformando o consumidor em um cliente que faça parte do grupo preferencial.

A iugu é um meio de pagamento online. Somos especialistas em soluções de cobranças e recebimentos para os modelo de

  • Marketplace
  • Recorrência
  • Cobrança Avulsa

Além disso, nossa API é uma das mais completas e intuitivas do mercado. Por meio dela é possível ler toda a regra de negociação das empresas e automatizar as cobranças.

Quer saber mais como eliminar trabalhos manuais por meio da automação de cobranças? Fale com um de nossos especialistas e peça uma demonstração.

Você gostou de conhecer essas 6 dicas de como vender no Instagram para expandir o negócio? Que tal compartilhá-lo em suas redes sociais?

Posts relacionados