Como ganhar dinheiro na internet: confira 7 dicas de renda extra

Escrito em 15 de Julho de 2022 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Saber como ganhar dinheiro é a dúvida que permeia os pensamentos de milhares de brasileiros. E não é para menos. Com as altas taxas de desemprego e inflação atingindo níveis recordes, muitas pessoas têm recorrido a formas alternativas de complementar a renda.

Apesar de tentadora, a ideia precisa ser avaliada com cuidado, principalmente quando falamos sobre ganhar dinheiro na internet. 

Pensando em te ajudar a entender qual é a melhor forma de ganhar dinheiro, preparamos esse conteúdo com algumas informações e dicas. 

Vamos lá?

Que tal ouvir esse conteúdo?

Afinal, é realmente possível ganhar dinheiro na internet?

Já há algum tempo, a economia brasileira passa por turbulências. 

No último trimestre de 2022, a taxa de desemprego no país ficou em 9,8%, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada pelo IBGE.

Além disso, um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), revelou que 90% das profissões registraram queda no poder de compra entre março de 2021 e o mesmo período deste ano.

Diante desses dados, muitas pessoas têm se perguntado como ganhar dinheiro na internet e complementar a renda mensal.

E navegando por sites e redes sociais, é bem possível que você tenha se deparado com diversas dicas para ganhar dinheiro na internet, não é verdade?

Para começarmos a falar sobre como ganhar dinheiro na internet, é preciso, primeiro, desmistificar alguns conceitos.

O primeiro deles é o de que todas as pessoas conseguem ganhar dinheiro fácil pela internet.

A verdade é que, na maioria dos casos, as coisas não são tão fáceis quanto parecem. Isso porque algumas atividades remuneradas online exigem conhecimentos específicos, como:

  • Tradução;
  • Redação; 
  • Edição de fotos e vídeos;
  • Entre outras.

Além disso, é preciso estar sempre atento a oportunidades que parecem boas demais, já que muitas são, na verdade, golpes.

No entanto, isso não significa que você não deva se aventurar e tentar encontrar uma oportunidade de renda extra trabalhando de casa.

A dica de ouro é tentar desenvolver novas habilidades que facilitem o ganho financeiro, além de ficar sempre atento a oportunidades suspeitas.

Quais são as formas de ganhar dinheiro?

Agora que você já sabe o que levar em consideração na hora de ganhar dinheiro online, é hora de conhecer algumas possibilidades para complementar a renda sem sair de casa.

1. Traduzir textos

Se você possui fluência em uma ou mais línguas estrangeiras, investir em traduções de texto pode ser um ótimo método de ganhar dinheiro na internet. 

Mas é importante lembrar que essa é uma tarefa complexa, e que exige a proficiência dos idiomas. Assim, é fundamental manter-se atualizado com cursos e técnicas que possam te ajudar a desenvolver o trabalho da melhor forma.

2. Abrir um negócio online

A jornada empreendedora é uma das soluções mais rentáveis para quem quer ganhar dinheiro pela internet. Isso porque o e-commerce movimenta milhões de reais por ano, e o que não faltam são oportunidades para ganhar dinheiro com vendas.

Se você ainda está começando e não quer investir em sites e hospedagem, é possível, por exemplo, vender por Marketplaces ou até pelo Instagram.

3. Testar apps

Hoje, também é possível ganhar dinheiro realizando testes de apps e sites, já que muitas empresas selecionam perfis específicos de consumidores que se encaixam com seu público.

4. Trabalhar como freelancer

Se você domina alguma área do conhecimento, se tornar freelancer pode ser uma boa alternativa para ganhar dinheiro

E não é necessário investir muito para começar. Basta ter um computador e contar com as suas habilidades. 

Se quiser se destacar e conseguir mais trabalhos, invista em cursos específicos e se cadastre em plataformas que conectam profissionais a empresas. 

5. Vender por dropshipping

O dropshipping é um modelo de negócios que permite vender online sem a necessidade de um estoque próprio. Isso significa que você pode ter a sua própria loja sem grandes investimentos iniciais. 

Nesse modelo, o consumidor faz a compra na sua loja, mas o responsável pela entrega é o fornecedor. Após a retirada da sua comissão, você notifica o fornecedor e ele fará o envio do produto para o cliente.

6. Vender objetos usados

Está em dúvidas sobre o que vender para ganhar dinheiro online? Se você possui roupas, mobílias ou objetos parados em casa, que tal colocá-los à venda? 

Seja com anúncios em redes sociais ou por meio de plataformas de comércio online, as possibilidades de venda são muitas. 

Vale frisar que algumas plataformas ficam com uma porcentagem do lucro e ainda contam com tarifas fixas para cada venda. Então, procure com atenção e escolha a que mais se adequa à sua realidade.

7. Dar aulas

Caso você domine alguma área do conhecimento, por que não utilizá-la para ensinar algo novo?

Para fazer isso, você pode se cadastrar em alguma plataforma educacional, ou até começar a fazer vídeos no Youtube.

No entanto, lembre-se que, para ensinar, é preciso ter qualificação, e não é recomendado ensinar sobre algo que você não entenda. 

Como ganhar dinheiro de forma segura: dicas para vender online sem preocupação

Ganhar dinheiro na internet nem sempre é uma tarefa fácil. Além de contar habilidades específicas, também é preciso estar atento a “oportunidades imperdíveis” que aparecem por aí. Confira.

Não clique em links suspeitos

As tentativas de golpe têm aumentado a cada ano, assim como a engenhosidade dos criminosos.

Através do Phishing e outras técnicas de engenharia social, eles podem utilizar mensagens persuasivas que combinam exatamente com o seu momento de vida.

Então, caso receba mensagens ou e-mails de como ganhar dinheiro online, não clique. É bem possível que se trate de um golpe.

Desconfie de promessas

Se você já se deparou com anúncios prometendo dinheiro fácil a partir da venda de produtos digitais ou viu um anúncio prometendo como conseguir renda uma extra em pouco tempo, desconfie!

É bem provável que todas essas promessas sejam golpes, como o esquema de pirâmide. Portanto, verifique a reputação da empresa antes de prosseguir.

Potencialize os ganhos e melhore a sua saúde financeira

Se você gostou de saber o que fazer para ganhar dinheiro online de forma segura, que tal aprofundar os seus conhecimentos e descobrir novas formas de aumentar a rentabilidade dos seus serviços?

Baixe gratuitamente o seu Guia Completo de Como Migrar as Vendas para o Online e descubra como as estratégias digitais podem te ajudar a ganhar dinheiro na internet.

 

Posts relacionados